Polícias Civis do RS, GO e SP deflagram operação policial contra o “golpe dos nudes”

0
58

Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Civil do RS, em apoio à Polícia Civil de Goiás e Polícia Civil de São Paulo, participou da Operação Policial que visa combater o crime conhecido como “golpe dos nudes”.

Foram cumpridos 3 mandados de prisão preventiva e 2 mandados de prisão temporária, além de buscas e apreensões domiciliares. Nas buscas foram apreendidos telefones celulares e notebooks.

Na cidade de Bento Gonçalves foram presos 4 homens e 1 mulher. Os presos atuavam a partir de Bento Gonçalves e alcançavam vítimas não somente do Estado de Goiás, mas também de outros Estados, como de São Paulo.

As diligências cumpridas em Bento Gonçalves visaram atacar o núcleo da organização responsável pela parte da extorsão das vítimas, enquanto no mesmo momento uma equipe da Polícia Civil de São Paulo estava no Estado do Paraná buscando os integrantes da referida organização criminosa responsável pela seleção das vítimas e iniciação do delito através das trocas de fotos íntimas.

O golpe é conhecido pelo envio de imagens de uma mulher jovem, pelo grupo criminoso, para homens mais idosos, por meio de perfis falsos em redes sociais, e após, iniciar uma conversa com troca de mensagens e imagens íntimas. Depois os criminosos iniciam uma série de extorsões, exigindo valores que ultrapassaram 50 mil reais, sob pena de divulgar montagens de tais imagens na Internet.

A operação policial contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), e das Delegacias de Polícia de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Fonte: Polícia Civil