Possibilidade de chuva no norte gaúcho nos próximos dias

0
49

O Boletim Integrado Agrometeorológico nº 18/2020, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), aponta que nos próximos sete dias há possibilidade de chuva expressiva no norte do Rio Grande do Sul.

Entre esta quinta-feira (5/11) e domingo (8/11), o tempo permanecerá seco, com grande amplitude térmica na maioria das regiões. Somente no Sul, Região Metropolitana, Litoral e Serra do Nordeste ocorrerá maior variação de nuvens e há possibilidade de chuvas fracas e isoladas.

Na segunda (9/11), terça (10/11) e quarta-feira (11/11), a presença de um cavado (área de baixa pressão alongada) favorecerá a formação de nebulosidade e provocará chuva, principalmente na metade norte, com possibilidade de temporais isolados no Planalto e na Serra do Nordeste.

Os totais previstos são baixos e deverão oscilar entre 5 e 10 mm na maioria dos regiões. No Alto Uruguai, Planalto, Serra do Nordeste e Litoral Norte os volumes oscilarão entre 20 e 35 mm e poderão superar 45 mm nos Campos de Cima da Serra.

A última semana permaneceu com pouca chuva e temperaturas amenas no RS. Na quinta-feira (29), ainda ocorreu grande variação de nuvens, com chuvas fracas e isoladas na Zona Sul, Região Metropolitana, Litoral e na Serra do Nordeste.

Na sexta (30), a presença de uma massa de ar seco afastou a nebulosidade, mas ainda foram registrados chuviscos/garoas nos setores Leste e Norte do Estado. No sábado (31/10), o tempo seco, com temperaturas amenas predominou em todas as regiões.

No domingo (01/11), o ingresso de áreas de instabilidade provocou pancadas de chuva nas faixas Norte e Nordeste, mas no decorrer do dia o sol predominou em todo Estado. Entre a segunda (02) e quarta-feira (04), o tempo firme, com grande amplitude térmica, prevaleceu no RS, com temperaturas amenas no período noturno e valores mais elevados durante o dia, e somente no Leste Gaúcho foram observadas chuvas fracas e isoladas.

Os valores acumulados de chuva foram muito baixos e na maioria das localidades do Estado não choveu. Somente na Serra do Nordeste e no Planalto os volumes oscilaram entre 5 e 10 mm e excederam 20 mm em alguns municípios. Os totais mais significativos da rede de estações INMET/SEAPDR foram coletados em Canela (13 mm), Lagoa Vermelha (26 mm) e Passo Fundo (33 mm).

A temperatura máxima foi registrada na terça em Santa Rosa (30,6°C) e a mínima ocorreu em Bagé em (6,0°C) na quarta.

Fonte: Governo do Rio Grande do Sul