Prefeito Daniel busca agilizar e ampliar a vacinação contra Covid19

0
33

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Panambi

“É prioridade para nós, prefeitos, agilizar ao máximo a vacinação, para podermos, o quanto antes, sair dessa situação, destrancar o comércio, os serviços, enfim, destravar a economia”, afirmou o prefeito Daniel Hinnah, após a reunião de hoje pela manhã (quarta-feira, 10), do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISA.

A Assembleia do CISA ocorreu nesta manhã, enquanto empreendedores e população de Panambi realizavam um protesto pela cidade, pedindo possibilidade de abrir as empresas. O protesto é considerado legítimo pela administração municipal, e foi repercutido aos demais prefeitos que participavam da assembleia.

A velocidade da vacinação é considerada muito lenta. Por isso os consórcios estão reunidos para agilizar a aquisição de vacinas para vacinar o quanto antes a população.

“Nós estamos precisando abrir o comércio, a indústria, os serviços, sendo pressionados legitimamente pelos empreendedores, mas enquanto a situação da saúde não melhorar, estamos todos sofrendo, porque precisamos abrir mais leitos de UTI e contratar mais médicos e não temos mais médicos para contratar” disse o presidente da Famurs, Maneco Hassen, na reunião dos consórcios.

Os consórcios estiveram reunidos na tarde desta quanta-feira (10), juntamente com a FAMURS e a AGCONP (Associação Gaúcha de Consórcios Públicos), tratando com a Secretaria Estadual de Saúde, já tendo buscado orientações com o TCE Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Estadual.

“A vacina é, sem sombra de dúvidas, a esperança de diminuir a proliferação do vírus” disse a Secretária Arita Bergmann. “Porém precisamos continuar com as outras ‘vacinas’, medidas de distanciamento, uso de máscara e higiene, pois já temos o resultado do sequenciamento genético e está comprovado que existe a variante P1 do em diversas regiões”, acrescentou.

Os municípios ainda pressionam o Governo Federal, para que haja cumprimento do cronograma, que tem mudado a cada semana. Porém, paralelamente, em conjunto têm avançado em processos de negociação com laboratórios para buscar ampliação do fornecimento.