Prefeito Daniel Hinnah traz informações importantes no Bom Dia Panambi deste sábado (14)

0
330

Em entrevista para o Programa Bom Dia Panambi, edição deste sábado (14/08), apresentado por Cristiano Santos, o Prefeito Municipal de Panambi Daniel Hinnah trouxe informações relevantes.

O prefeito falou sobre pandemia, vacinação, o novo decreto que será publicado na próxima segunda-feira (16), educação, infraestrutura, cultura, entre outros assuntos.

Vacinas

Nesta semana que passou, Daniel mencionou que a aplicação de vacinas foi recorde no município. Em um só dia 1.358 doses haviam sido aplicadas. Desde janeiro, já são mais de 36 mil doses aplicadas. Ao mesmo tempo, o Prefeito solicitou a compreensão da população para que continuem se cuidando, e que assim não tenhamos novos surtos, citando as novas informações de contágios em outros lugares da variante Delta.

Sobre vacinação em Panambi, o prefeito mencionou que na próxima terça-feira (17) à tarde estarão disponíveis 500 doses para o público-alvo de 22 anos de idade ou mais. Na quarta-feira (18) a vacinação será para pessoas de 21 anos ou mais.

Novo Decreto

Ainda sobre a pandemia, foi colocado que o decreto atual de Panambi vale até dia 15 (próximo domingo). O Prefeito informou que na segunda-feira (16) será publicado um novo decreto em que haverá algumas flexibilizações. Já está decidido que as igrejas que até o momento podem ter 25% de ocupação dos templos, a partir do novo decreto poderão ter 50%. Os restaurantes que hoje tem 50% de ocupação, vão poder ter 60%. Hoje há uma restrição geral de que os estabelecimentos fechem às 24h, a não ser o extremamente essencial. Esses estabelecimentos que até o momento precisam fechar a meia-noite poderão funcionar até 1h da manhã. “É gradualmente nós tentarmos, com cuidados, avançar na parte econômica, pois temos a preocupação de que a situação de emprego que está favorável hoje em Panambi continue, que não seja impactada por uma nova onda de contágios, então vamos com cuidado, vamos aos poucos”, afirmou Daniel sobre as flexibilizações.

Educação

A partir da semana do dia 23 de agosto deve-se reiniciar as atividades da Educação Infantil de maneira gradual, onde envolve crianças de 0 a 3 anos e onde os pais decidirão se irão permitir que as crianças estejam no modo presencial. Outra informação importante que o Prefeito Daniel trouxe, é que hoje as aulas estão ocorrendo durante três horas por dia. A estimativa é de que a partir de setembro, esse período se estenda para 4 horas/aula.

O Prefeito Daniel destacou o compromisso de retomada primeiramente com emprego e educação. Posteriormente, é que serão liberados grandes e médios eventos. Ele também reiterou que todas as decisões que constarão no novo decreto são tomadas pelo Comitê de Atenção e Prevenção à Covid-19.

Infraestrutura

Já na área de infraestrutura, o Prefeito Daniel mencionou as obras que estão ocorrendo no Programa Avançar Panambi. Falou sobre uma diminuição no fluxo de alguns serviços terceirizados, que estão sendo cobrados devido a responsabilidade sobre eles colocada. Inclusive, alguns prazos foram prorrogados até outubro para conclusão de obras. Estima-se que em torno de 80% das obras do Avançar Panambi estejam prontas. Neste final de semana, haverão instalações de iluminações led através de empresa terceirizada, conforme mencionou Daniel.

Também divulgou mais 9 (nove) obras grandes que devem acontecer, através de um Programa “Avançar Panambi 2”, aprovado na sessão de segunda-feira (9/8) na Câmara de Vereadores. Foi aprovada a autorização de um financiamento em torno de R$ 5 milhões de reais em obras para pavimentação de ruas de bairros. Haverão obras no Loteamento Ricardo Schmidt, uma ou duas obras em cada bairro das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste do município, recapeamento asfáltico na Rua da Palmeira (desde a Escola José de Anchieta até a Bruning), toda a Rua Piratini (desde a Av. Adolfo Kepler Jr até no Bairro Serrana) será asfaltada, onde se pretende que seja uma via alternativa de acesso para melhorar o fluxo do trânsito de Panambi. O prefeito também citou o investimento de aproximadamente R$1 milhão de reais no Distrito Industrial, para se abrir novos lotes. Após os trâmites legais, as obras devem iniciar, provavelmente no início de 2022.

No Bairro Italiana, proximidades da creche, haverá a construção de dois prédios que estão dentro de um projeto habitacional popular. Serão 32 apartamentos do Projeto Panambi Meu Lar que deve ser aprovado em breve pela Câmara de Vereadores. O investimento de infraestrutura é menor do que se fossem construir casas, relacionado à ruas, ligações de energia elétrica, água e esgoto, além do espaço de terrenos.

“Nesta semana foi feito um decreto de interesse público e social para desapropriação da área da antiga Kepler Weber. Esse é um projeto que vai fazer muita diferença para o futuro de Panambi. A antiga fábrica 1, no centro da cidade, ficou quase que abandonada, a prefeitura utiliza quase que a totalidade desta estrutura. A partir deste decreto, pode-se tratar mais de perto desta desapropriação com a empresa e que, de preferência, seja amigável. A prefeitura pretende centralizar mais serviços públicos naquele local”, afirmou o Prefeito. Será trabalhado para a construção do Parque Kepler Weber. Tanto a questão ambiental daquela área às margens do riacho, como também a centralização de serviços públicos, trazendo para a área central do município o Centro Administrativo.

Cultura

O prefeito Daniel informou ainda, que na próxima quarta-feira (18) às 19h, acontecerá uma audiência pública no Auditório da SMEC sobre a construção de uma Casa da Cultura em Panambi. É um desejo antigo de diversos munícipes e entidades culturais. O projeto prevê que a Casa da Cultura seja realizada através de uma Lei Estadual que permite que empresas direcionem parte do ICMS.