Prefeitura de Panambi alerta para o crescimento de casos confirmados de Covid-19 no município

0
63

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Panambi

Desde o início da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), a Administração Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando um acompanhamento intenso dos casos no município.

A evolução dos casos nas últimas semanas mostra a preocupação da “curva ascendente”, inclusive o aumento de casos positivos em profissionais da saúde, o que resulta em diversos servidores afastados do trabalho em função da infecção, dificultando o dia a dia das equipes e sobrecarregando todo sistema local de saúde, tanto nas Unidades, como no Hospital.

Com o número de casos de coronavírus aumentando em toda a região, as internações hospitalares subiram, dificultando o acesso a leitos e principalmente nas Unidades de Tratamento Intensivo – UTIs.

A Secretaria de Saúde acredita que o crescimento do número de casos, se deve ao aumento da temperatura nas últimas semanas, que tem levado mais pessoas as ruas, principalmente aos sábados e domingos. Observa-se também que as contaminações acontecem principalmente no âmbito familiar, por isso, ao retornar para casa é necessário estar atento aos cuidados, evitar tocar o familiar sem antes ter feito a higienização das mãos, e evitar compartilhar objetos de uso pessoal.

A Administração Municipal reitera a obrigatoriedade do uso de máscara. As aglomerações e, especialmente, o consumo de bebidas em vias urbanas é determinantemente proibido, e está sendo fiscalizado com rigor pelos órgãos de fiscalização e segurança pública, ficando o infrator sujeito a penalidade de multa, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) a R$ 5.000,00 (cinco mil reais), na forma do art. 86, § único, da Lei Complementar Municipal nº 011, de 18 de agosto de 2008.

A gestão municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta a população para não sobrecarregar as unidades de saúde e o Pronto Atendimento.

Em reunião realizada na tarde de ontem, terça-feira (24) com representantes do Pronto Socorro ficou acordado que haverá um certo rigor na triagem e não serão permitidas consultas casuais no Pronto Atendimento.