Proerd está acontecendo em quatro escolas de Panambi

0
60

O Proerd está de volta de forma presencial em Panambi. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma iniciativa da Brigada Militar na prevenção ao uso de drogas e a prática de violência, para crianças de 5º ano do Ensino Fundamental. Representando um esforço cooperativo entre as Escolas, Pais e Brigada Militar.

O Programa PROERD é baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E, criado na cidade de Los Angeles, Califórnia EUA, no ano de 1983, e hoje ele é desenvolvido em mais de 50 países.

Os objetivos principais do Programa PROERD são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.

A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar drogas, ou envolverem em atividades violentas.

O Programa oferece estratégias preventivas no desenvolvimento da competência social; habilidades de comunicação; autoestima; empatia, tomada de decisões; resolução de conflitos; objetivo de vida e independência, e alternativas positivas.

Nesta quinta-feira (2/9), estiveram no estúdio da SB Comunicações o Sargento Santos e o Soldado Bedin, dois policiais militares voluntários que atuam como instrutores do programa. Atualmente o Proerd está sendo desenvolvido em quatro escolas panambienses, sendo duas municipais e duas estaduais. Além do Sargento Santos e Soldado Bedin, é instrutora do Proerd também a Soldado Sofia.

Desde 2003 em Panambi, nota-se a diminuição na incidência no envolvimento com drogas e violência por aqueles alunos que estiveram recebendo as instruções através do programa, indicativo de que o programa logra êxito afastando as crianças e adolescentes de condutas não desejáveis.