Ranolfo Vieira anuncia ex-comandante da BM como novo secretário de Segurança Pública do RS

0
45

Vanius Cesar Santarosa atuou 15 anos no Batalhão de Aviação da Brigada Militar

O coronel da reserva e ex-comandante geral da Brigada Militar (BM), Vanius Cesar Santarosa, é o novo secretário de Segurança Pública do RS. O anúncio foi feito na manhã deste domingo pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, na ala residencial no Palácio Piratini.

Na mesma ocasião, foi comunicado o nome do secretário adjunto da pasta, o delegado da Polícia Civil, Heraldo Chaves Guerreiro. Eles substituem o governador, que também acumulava a gestão da pasta, e o coronel Marcelo Gomes Frota, que era adjunto. Os onze novos secretários serão conhecidos nesta segunda-feira, às 17h, no ato de posse.

O governador ressaltou que a escolha dos nomes teve como base a consistência do currículo profissional de ambos. “Saímos de um momento em que um delegado da Polícia Civil era o secretário e um coronel da Brigada Militar era o adjunto e agora invertemos”, comentou. Santarrosa disse que essa troca não carrega mudanças. “Não altera em nada, vamos dar continuidade com as polícias integradas”, disse.

Ranolfo Júnior ainda agradeceu ao seu secretário adjunto e disse que ele tem uma “nova missão”, mas que depende da resposta dele.  Quanto aos onze novos gestores das pastas que serão oficializados hoje, destacou que o grupo está quase certo. “Tem um tempo de análise da proposta, mas em torno de dois nomes ainda não confirmaram”, disse. Amanhã, às 10h, terá a primeira reunião com os ex e os recém empossados secretários. 

O secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, o líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), e o secretário extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política, Agostinho Meirelles, acompanharam o ato.

Vanius Cesar Santarosa

Natural de Bento Gonçalves, Santarosa é coronel da reserva da Brigada Militar, tem 53 anos e ingressou na carreira de oficiais da BM em 1987. Com habilitação para dez tipos de avião, seis tipos de helicóptero, 6 mil horas de voo, habilitação de piloto de linha aérea  e especialização em helicópteros Agusta Westeland, realizada nos Estados Unidos, atuou por 15 anos no Batalhão de Aviação da BM (BAV-BM).

Em 2017 foi promovido a tenente-coronel, quando assumiu a chefia do Estado-Maior do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO VS). Em 2019, passou ao posto de chefe de Operações da BM, quando foi responsável pelo planejamento de policiamento da Copa América, que naquele ano teve Porto Alegre como uma das sedes dos jogos. Possui especialização em Políticas em Gestão de Segurança Pública (CEPGSP), concluída em 2017.

Promovido a coronel, assumiu a direção do Departamento de Informática da BM e, em novembro de 2019, quando o coronel Mohr chegou ao comando-geral da corporação, ocupou o posto de subcomandante-geral, no qual permaneceu até abril de 2021. Em maio de 2021 assumiu o comando-geral da corporação, onde atuou até fevereiro de 2022, quando completou 35 anos de serviço ativo, limite para a passagem compulsória para a reserva remunerada. 

Heraldo Chaves Guerreiro

Natural de Mostardas, Guerreiro é delegado da Polícia Civil, tem 62 anos e ingressou na instituição em 1982, no cargo de Investigador de Polícia. Anos depois, em 1992, tomou posse como delegado. Em 2000, foi titular da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM) de São Leopoldo.

Também atuou como titular das delegacias de polícia de Xangri-lá, Atlântida do Sul, Capão da Canoa e Mostardas. De 2011 a 2021 foi diretor da 23ª Delegacia de Polícia Regional (DPRI) de Osório. Em março de 2021 assumiu o Departamento de Polícia do Interior (DPI), maior departamento da Polícia Civil gaúcha.

Fonte: Correio do Povo