Região receberá mais 2.200 doses de vacina contra Covid-19

0
38

A região de Ijuí – formada por vinte municípios, incluindo Panambi e Condor – receberá 2.200 das cerca de 116 mil doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, importadas da Índia.

O envio às regionais iniciou nesta segunda-feira (25/1). As vacinas já estão em posse da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde, que realizará a entrega aos municípios nesta tarde.

Atualização: Panambi receberá 200 doses deste lote. Ijuí receberá 1.380 e Condor 10.

Conforme o Governo do Estado, esse lote será direcionado ao grupo de trabalhadores da saúde, priorizando aqueles que estão na linha de frente no atendimento às pessoas com a doença.

Este é o segundo tipo de vacina contra a Covid-19 liberado para uso no país até o momento. Somadas às 341,8 mil unidades da CoronaVac recebidas segunda-feira passada (18/2), já são cerca de 457 mil doses encaminhadas ao Rio Grande do Sul.

Ambas têm esquema de duas doses para completar a imunização. A CoronaVac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac, deve ter a segunda dose quatro semanas após a primeira, por isso teve apenas metade do lote (170,8 mil doses) distribuído aos municípios. A outra metade fica reservada com a SES para envio nas próximas semanas.

A vacina da Oxford/AstraZeneca, que tem no Brasil acordo com a Fiocruz, tem a segunda dose prevista para 12 semanas após a primeira. Pelo prazo maior entre as doses, terá todo a quantidade recebida já distribuída para uso. Até chegar o momento da segunda dose dos vacinados, um novo lote já deve estar disponível pelo Ministério da Saúde.

Será possível vacinar com a primeira dose cerca de 61% dos trabalhadores da saúde, cerca de 254 mil de um total estimado de 407 mil pessoas. Nesta fase, a prioridade entre esse público seriam aqueles profissionais que estão mais expostos ao vírus, no atendimento a pessoas com a doença ou a suspeita em UTI, na rede de urgência e emergência (Samu e Unidades de Pronto Atendimento), ambulatórios de Covid-19, entre outros.

Estado recebe 53,4 mil novas doses da CoronaVac

O Rio Grande do Sul recebe, na manhã desta segunda-feira (25/1), um novo lote, com 53,4 mil doses, da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

O reforço pertence ao novo lote de 4,1 milhões, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na sexta-feira (22/1).

Assim como as 341,8 mil doses da CoronaVac que já chegaram ao Estado, as novas doses também serão ministradas em duas aplicações.

Vindo do aeroporto de Guarulhos (SP), o voo Latam LA 3211 está previsto para pousar às 11h15min no Salgado Filho, em Porto Alegre.

Neste domingo (25/1), o Estado recebeu um lote com cerca de 116 mil doses da vacina contra a Covid-19. A vacina foi desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca. Todas as 116 mil doses já foram enviadas para as 18 Coordenadorias Regionais da Saúde (CRSs), que farão a redistribuição aos municípios.

O lote que chega nesta segunda-feira (25) é o terceiro recebido pelo Estado. Na segunda-feira passada (18/1), o RS também recebeu 341,8 mil unidades da CoronaVac.

Somados os três lotes, o Rio Grande do Sul já recebeu 511,2 doses de vacinas contra a Covid-19.

*Com informações do Governo do Rio Grande do Sul