Restrição ao trânsito de veículos pesados na área central entra em vigor

0
34

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Panambi

Anseio antigo de muitos panambienses que querem melhorar a organização do trânsito e aumentar a durabilidade do pavimento das ruas na área central, passa a vigorar em Panambi a restrição do trânsito de veículos pesados no entorno da praça central Eng. Walter Faulhaber e ruas adjacentes.

Recentemente foi realizada manutenção do pavimento no entorno da Praça Eng. Walter Faulhaber, que nos próximos dias receberá nova sinalização.

Especialistas argumentam que restringir o trânsito de veículos pesados é a única forma de aumentar a durabilidade do asfalto do trecho que concentra a maior circulação de veículos no município.

Nos primeiros dias, até que sejam instaladas as placas de sinalização vertical, sinalizando exatamente o trecho compreendido na proibição de circulação de veículos com mais de três eixos, haverá um período de orientação dos motoristas pela Coordenadoria Municipal de Trânsito – CMT.

Também foi estabelecido horário para carga e descarga, sendo proibida a carga e descarga na área central entre às 9h até às 17h de segunda a sexta-feira e nos sábados entre 9h e 12h.

O que estabelece o decreto:

Fica proibida a circulação e/ou trânsito de veículos com mais de três eixos, articulados ou com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) acima de 23 toneladas (vinte e três mil quilos), dentro do perímetro da área formada entre a Rua Praça Engenheiro Walter Faulhaber, Rua Benjamin Constant até a Rua Barão do Rio Branco, Rua Josino Lima, Rua Hermann Faulhaber até a Rua Parobé, Rua Hermann Meyer, Rua Gaspar Martins até Rua Barão do Rio Branco, Rua Miguel Baumgarten, Rua Andrade Neves até a Rua General Osório, Rua da Holanda até a Rua Barão do Rio Branco, Rua Henrique Hartemink, Rua Elizabeth, Rua Sete de Setembro até a Rua Bento Gonçalves, Rua Alfredo Brenner e Rua Duque de Caxias e da Rua 10 de Novembro até a Rua Sete de Setembro.

Fica proibido, dentro do perímetro estabelecido, o estacionamento e parada de veículos acima de 4,5 toneladas (quatro mil e quinhentos quilos), com a finalidade de carga e descarga no horário compreendido entre às 9h (nove horas) até às 17h (dezessete horas) de segunda a sexta-feira e nos sábados entre às 9h (nove horas) até às 12h (doze horas).

Os veículos com cargas especiais, desde que eventuais tipos: mudanças, concreto, areia, tijolos e outros materiais de construção deverão solicitar autorização específica junto a Coordenadoria de Trânsito para poderem estacionar no perímetro estipulado.

Os veículos deverão estacionar em frente ou na lateral dos estabelecimentos para sua carga ou descarga. Proibido o estacionamento oblíquo de veículos com mais de cinco metros de comprimento.

Os ônibus de transporte coletivo urbano desta cidade poderão transitar em roteiros previamente estabelecidos pelo órgão competente do Poder Executivo e parar em locais determinados.
A fiscalização será efetuada pelos agentes de trânsito.