21.4 C
Panambi
14/06/2021

Saúde orienta suspensão de vacinação das gestantes com dose da AstraZeneca

- Propaganda -spot_imgspot_img

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu nesta terça-feira (11) informe técnico do Programa Estadual de Imunizações suspendendo temporariamente a vacinação de gestantes com a vacina AstraZeneca/Fiocruz. A medida segue orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até que seja completado o monitoramento de eventos adversos notificados.

As gestantes que já realizaram a primeira dose (D1) com essa vacina devem aguardar novas informações com relação à aplicação da segunda dose (D2).

A SES aguarda nova orientação do Ministério da Saúde quanto a questões como a continuidade da vacinação para esse público, se a suspensão também deve ser estendida para as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e se poderá ser mantida a vacinação desse público com doses de outros fabricantes. O Programa Estadual de Imunizações também emitirá novas notas, esclarecendo sobre o assunto assim que novas diretrizes sejam definidas.

Até este momento, ainda não foi notificado nenhum evento adverso grave em gestantes no Rio Grande do Sul.*

Em contato com o Secretário Municipal da Saúde, Romário Heitor Malheiros, Panambi também suspenderá a vacinação de gestante, que estava prevista para quarta-feira (12) e sexta-feira (14).

Leia nota de esclarecimento divulgada pela Prefeitura Municipal de Panambi:

A Administração Municipal de Panambi, através da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, vem a público informar que, conforme orientação da Coordenadoria do Programa Estadual de Imunizações, vinculada ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, está suspensa, temporariamente, a vacinação de gestantes com a vacina AstraZeneca/Fiocruz, até que seja completado o monitoramento dos eventos adversos.
No entanto, as gestantes que já realizaram a primeira dose (D1) com este imunobiológico devem aguardar orientações com relação à aplicação da segunda dose (D2).
Salienta-se, que a SMS emitirá, no decorrer dos próximos dias, informações amparadas pelas notas técnicas do Ministério da Saúde (MS) e do Programa Estadual de Imunizações, orientando a continuidade da vacinação deste grupo.

Daniel Hinnah – Prefeito

Romário Heitor Malheiros – Secretário Municipal de Saúde

Panambi, 11 de maio de 2021.

- Propaganda -spot_img
Últimas notícias
Notícias relacionadas
  
 WhatsApp