Saúde: UPA 24h não iniciará as atividades na segunda-feira (22) devido o período grave da pandemia

0
21

Pronto Atendimento Municipal e Hospital com 5 leitos de UTI continuam atendendo pacientes

Texto e foto: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Panambi

Conforme informação da equipe Gestora da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, não iniciará suas atividades na próxima segunda-feira (22) conforme estava previsto, isto em virtude de que neste momento não há condições de transferir os equipamentos, móveis e utensílios do Pronto Atendimento Municipal 24 h, principalmente parar de atender a comunidade haja visto a grande demanda de pessoas suspeitas de estarem contaminadas pela COVID-19, que buscam atendimento diário junto ao PA Municipal.
Segundo confirmou a Coordenadora de Urgência e Emergência do Pronto Atendimento Municipal – PA Enfermeira Bruna Machado, a qual está à frente das últimas providências necessárias, a UPA está praticamente em condições de operar, porém, em face a bandeira preta vigente em todo o Estado, não conseguimos ainda realizar o treinamento no que tange a classificação de risco, o qual é feito por uma equipe de Porto Alegre. Salientando que a classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. Segue protocolos mundialmente utilizados e deve ser realizada por um profissional devidamente capacitado.
Para o Secretário Municipal de Saúde Romário Heitor Malheiros, neste momento não há condições de interromper os atendimentos junto ao PA Municipal para fazer a mudança para a UPA. Salientou o gestor da Saúde “seria uma grande irresponsabilidade por nossa parte, no momento em que vivemos, quem sabe a fase mais aguda da pandemia em nossa cidade, parar os atendimentos para efetuar a mudança, agora devemos concentrar esforços para salvar vidas”.
Prefeito Daniel Hinnah, chancelou a decisão da equipe Gestora da Pasta de Saúde e comentou “o Município vem esforçando-se ao máximo para disponibilizar todos os recursos materiais e humanos para o enfrentamento desta terrível pandemia. Temos que continuar agindo de forma integrada e responsável para atender as demandas da sociedade panambiense”.

Panambi

Informação

Transparência

Saúde