SDE ressalta a importância do descarte correto do lixo

0
34

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Panambi

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental (SDE) de Panambi, ressalta como deve ser realizado o descarte correto dos lixos, visto que o descarte irregular causa impactos ambientais na cidade, que resulta em alagamentos, águas contaminadas e desequilíbrios ambientais. 

Por isso, fazer o descarte correto é essencial. A cidade conta com contêineres distribuídos pela área urbana, basta procurar o local mais próximo.

Nos contêineres para lixo orgânico, de cor laranja ou amarelo, podem ser depositados restos de alimentos, sementes, cascas e dentre outros resíduos úmidos. 

Nos contêineres para lixo reciclável, de cor verde, podem ser depositados papéis, papelões, garrafas pet, embalagens plásticas e demais resíduos secos. 

Já nos contêineres de vidro, cor azul, podem ser depositados copos, garrafas e outras embalagens de vidro.

Importante lembrar que deve ser depositado somente o vidro, a sacola ou a caixa onde o vidro estava, deve ser depositada no contêiner para lixo reciclável, que está ao lado.

A Usina de Reciclagem é responsável por receber o lixo doméstico como vidros, garrafas pet, papelão, plástico e lixo orgânico. Pneus velhos também podem ser levados até a usina, mas  o local não recebe lixo industrial, lâmpadas fluorescentes, brasilites, latas de tinta, galões de óleo e isopor em grandes quantidades, que devem ser levados ao fornecedor, conforme a lei da logística reversa.

O setor tem atendimento das 7h20 às 13h20.

O Ecoponto recebe descartes de eletrônicos como vídeo cassete, liquidificador, tv, ou seja, tudo que for ligado na tomada, e também restos de móveis como sofá, roupeiro e afins.

Além destes, pode-se descartar óleo de cozinha/azeite. 

Mas neste local, não devem ser descartados restos de entulho/construção, tonner, pneus, baterias, pilhas, lâmpadas, bico de luz, isopor, tinta, latas de tinta, peças automotivas e vidro, que devem ser retornados aos fornecedores, conforme a lei da logística reversa.

O Ecoponto está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados das 7h30 às 11h30.

Para mais informações e dúvidas, é possível entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ambiental (SDE) pelos contatos: (55) 3376-9120 ou (55) 9910148470.