Secretaria da Saúde edita decreto que trata do transporte de pacientes SUS em Panambi

0
50

A Secretaria da Saúde de Panambi editou o Decreto Municipal nº 116/2021 de 3 de setembro de 2021, o qual dispõe sobre a regulação do serviço de transporte de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde de Panambi).

Os familiares, responsáveis ou pacientes que necessitam do transporte municipal para consultas médicas, fisioterapias, exames, curativos, sessões de radioterapia ou quimioterapia, hemodiálise, imunização e outros com os respectivos retornos, deverão realizar o cadastramento junto ao Setor de Frotas/Remoção, e recebendo o deferimento, poderão efetuar o agendamento prévio com antecedência de 48 horas para o devido procedimento de saúde.

Porém, a partir do momento em que começou a vigorar a norma em tela, não será mais agendado por telefone, somente pessoalmente e mediante a comprovação do tratamento ou consulta. Por telefone será possível somente confirmar a data e horário da necessidade de deslocamento, pois o Setor de Frotas/Remoção precisa organizar a escalas dos motoristas um dia antes do deslocamento necessário.

A Coordenação do Setor de Frotas/Remoção solicita aos pacientes e/ou familiares que efetuam agendamento, que compareçam na data e horário agendado, caso não consigam comparecer avisem antecipadamente, assim também caso a consulta seja desmarcada é de suma importância informar ao serviço de transporte, auxiliando sobremaneira o planejamento, em especial o tipo de veículo a ser utilizado para o devido deslocamento. Pede-se, também, para que as pessoas respeitem o horário agendado de saída, lembrando que o transporte inicia seu deslocamento partindo do Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt, junto a Sala de Acolhimento.

O paciente que apresentar dificuldade de locomoção ou for idoso, poderá contar com um acompanhante para conduzi-lo durante o deslocamento até o local do devido tratamento. Cabe aos familiares providenciar as condições físicas favoráveis ao acesso, como rampas ou portas adequadas para macas e outras que se fizerem necessárias, para que a locomoção até o veículo da saúde, seja realizado com segurança e da forma adequada.

Com informações: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Panambi