Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Panambi desenvolve Programa Elos do Saber

Texto: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Panambi

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Panambi, desde 2020 desenvolve, em consequência da pandemia, a adoção do Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais, Aulas Programadas, as Atividades Pedagógicas Domiciliares, acompanhadas remotamente pelos docentes e outros profissionais da educação.

Com este formato de aula ou com o retorno presencial escalonado dos alunos, faz-se necessário ampliar o acesso, dos estudantes, às tecnologias digitais, pois o uso dos equipamentos digitais continuará sendo mais uma ferramenta de aprendizagem.

A SMEC conta com todos os profissionais da educação para o trabalho na execução do objetivo central para o ano de 2021, que é o desenvolvimento do programa Elos do Saber, ampliando o acesso dos estudantes às aulas online, através de:
-contratação de internet;
-aquisição de equipamentos;
-aquisição de plataforma Gsuite, mais uma ferramenta para o desenvolvimento das aulas;
-continuidade do Programa de Inclusão Digital, para captação de equipamentos digitais para alunos;
-continuidade do Programa de Inovação Educação Conectada, para melhorar a conectividade nas escolas;

  • continuidade da Plataforma EducarWeb, para ambiente virtual para registro e envio das atividades dos professores para os alunos e famílias;
    -continuidade do Programa de Inclusão Digital, para captação de equipamentos digitais para alunos.
    Foi contratada a empresa Empodera Digital para fazer o suporte na Plataforma Gsuite, que a SMEC já havia adquirido em 2020, cadastrando todos os professores na plataforma Gsuite, através de formulários. A empresa será responsável pela assessoria e pelas formações sobre o uso de ferramentas possíveis na Plataforma: GOOGLE CLASSROOM, GLOOGLE DRIVE E DOCUMENTOS GOOGLE, GOOGLE FORMS/ AVALIAÇÕES, GOOGLE MEET E JAMBOARD, CULTURA DIGITAL NA ESCOLA, ATIVIDADES GAMIFICADAS REALIDADE AUMENTADA/VIRTUAL, PRÁTICAS MAKERS PARA A SALA DE AULA, bem como a formação para o Administrador.

A Prefeitura Municipal de Panambi, através da SMEC instituiu pelo Decreto Municipal nº 153/2020, o Programa de Inclusão Digital, que busca captar, por doação, aparelhos celulares e notebooks para alunos de Escolas da Rede Municipal. A SMEC lançará, nos próximos dias, o Edital de captação para o ano de 2021 e os equipamentos recebidos serão entregues às Escolas que apresentaram os maiores percentuais de alunos sem equipamentos e, posteriormente, a escola cederá esses equipamentos aos seus alunos.

No ano de 2020, a SMEC iniciou a implementação do Programa de Inovação Educação Conectada, para melhorar a conectividade nas escolas e em 2021, as Escolas da Rede Municipal receberão novamente recursos do Programa para a continuidade com ações neste sentido.

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp