Secretário de Desenvolvimento Econômico de Panambi participa de lançamento de programa do Governo do Estado

0
1

O secretário municipal Rafael Jacques de Oliveira, presidente do Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, esteve nesta quarta-feira (3/6) no Palácio Piratini, em Porto Alegre, participando do lançamento do Programa de Capacitação de Agentes Municipais de Desenvolvimento.

Rafael dividiu o palco com o Governador Eduardo Leite e o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum. O vice-prefeito Henri Markus e o coordenador de desenvolvimento rural Vandi Oliveira acompanharam, assim como a equipe de reportagem da SB Comunicações.

O lançamento foi transmitido pelos canais oficiais do governo e pode ser conferido na íntegra aqui.

“Esse ato é muito pelo trabalho e organização do Rafael, que eu busquei emprestado ideia junto com os diretores da secretaria e formatamos esse projeto”, afirmou o secretário Edson Brum em entrevista exclusiva à SB Comunicações. “Todos juntos vamos desenvolver ainda mais o Rio Grande do Sul.”

Rafael elogiou o trabalho de Brum, que assumiu recentemente a pasta após diversas substituições em pouco mais de dois anos.

“Nós tivemos um governo que foi relativamente conturbado no que tange o desenvolvimento econômico. Tivemos algumas trocas de secretários no meio desse processo e os municípios acabaram em certos momentos sendo um pouco colocados de lado. E neste contexto, preciso valorizar e muito a pessoa do secretário Edson, que vem para dentro da secretaria em um momento conturbado, difícil e complexo como a pandemia e consegue, em pouco tempo de trabalho, consegue pensar em trazer os municípios para dentro do governo. Não adianta termos grandes projetos de gaveta, precisamos de grandes projetos colocados em prática lá nos municípios. Quando o empreendedor bate à porta de alguém para perguntar o que fazer, raramente bate na porta do Estado, mas quase na totalidade das vezes bate na porta da prefeitura. E é lá que precisa ter essa instrução. E nisso, preciso valorizar e reconhecer a figura do secretário, que tem feito este trabalho de forma magnífica. É muito importante quando um gestor consegue ouvir a voz dos municípios e da secretaria”, afirmou Rafael.

À reportagem, tanto o secretário Edson Brum e o secretário Rafael Jacques de Oliveira afirmaram que haverão mais ações frutos desta parceria.

Além do programa de capacitação, o Fórum de Secretários de Desenvolvimento do RS vai virar uma ação do estado. Desta forma, os titulares das pastas nos municípios gaúchos terão contato direto com o Estado e trocar experiências, boas práticas e analisar dificuldades.

“Posso afirmar que só através de parceria que as coisas dão certo. Tenho certeza que muitos projetos poderão ser desenvolvidos sempre com o foco de melhorar.”

O curso

Por meio do Programa de Capacitação de Agentes Municipais de Desenvolvimento, servidores municipais de todo o estado terão conhecimento dos serviços e programas de fomento à economia oferecidos pelo Governo do Estado por meio da Sedec.

Além disso, eles serão capacitados a divulgar regionalmente esses serviços para impulsionar os negócios já existentes, com o objetivo de fomentar novos investimentos no Rio Grande do Sul.

As aulas para a primeira turma iniciam no dia 15 de junho. As demais recebem a capacitação ao longo de junho e em julho. Serão 10 turmas, distribuídas em 50 municípios, divididas conforme as regiões da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs).

Conforme o Governo do Estado, a capacitação será ofertada pelo corpo técnico da Sedec e irá estabelecer um nivelamento e capacitação em conceitos e procedimentos de atração de investimentos, desde conceitos básicos até ambientação em ferramentas que podem ser desenvolvidas pelos municípios para estabelecer políticas de atração de investimento.

O mapa das turmas regionais e o formulário para inscrições poderão ser encontrados no site da Sedec a partir da próxima segunda-feira (7/6).

Ao final do curso, será apresentada a cartela de serviços da Sedec, com os respectivos pontos focais. Os agentes municipais conhecerão todos os programas e mecanismos disponíveis para desenvolvimento econômico ofertados pela pasta, ampliando a visibilidade e capilaridade das ações do governo no interior do Estado e auxiliando a consolidar a articulação local.

“Nos primeiros dias na pasta, identificamos que uma das maiores dificuldades era a falta de informação na ponta, nos municípios e entre os empreendedores. E, de maneira inédita, esse governo está preocupado em levar informação e capacitar gestões municipais, transformando os gestores em agentes locais de promoção ao desenvolvimento. Vamos munir as prefeituras das ferramentas necessárias para que sejam um elo entre empresas e Estado. Trabalhando juntos, vamos atrair novos investimentos e evitar que empresas que aqui estão saiam daqui”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum.

“Desenvolvimento e geração de emprego não se fazem por decreto. Não é algo que o governador assina um decreto e cria. Temos de trabalhar na criação de um ambiente que favoreça o empreendedorismo e, dentro dessa lógica, precisamos atuar em várias frentes. A redução de alíquotas de impostos, como começamos a fazer com responsabilidade, a redução de burocracia por meio do DescomplicaRS, investimentos em infraestrutura. E dentro dessa lógica de tornar o Estado mais acolhedor, precisamos ter todos os agentes responsáveis pelo desenvolvimento, nas esferas estadual e municipal, capacitados e entendendo as tantas ferramentas que se utilizam para incentivar empreendimentos no Estado. Essa capacitação, portanto, é bem importante para traduzir isso lá na ponta”, ressaltou o governador Eduardo Leite.

*Com informações do Governo do Rio Grande do Sul