Sem necessidade de internações, cessará a UTI – Covid-19 em Panambi

0
106

Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus sob controle em nosso município, conforme mostram os indicadores e dados, principalmente no que tange as internações em leitos de UTI e leitos clínicos, a Equipe Gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), juntamente com a Direção da Sociedade Hospital Panambi (SHP), médicos integrantes do Corpo Clínico e lideranças empresariais, decidiram que os Leitos de UTI Covid-19 cessarão suas atividades no dia 30 de setembro de 2021.

Ainda, conforme a Equipe Gestora da Pasta da Saúde, desde o dia 13 de setembro do corrente ano não houve a necessidade de internação de pacientes nos Leitos de UTI Covid-19, comprovando assim, que a decisão tem embasamento e justificativa plausíveis. Além do mais, atualmente a situação dos Leitos de UTI Covid regulados pelo Estado apresenta vagas e disponibilidade em outros municípios, caso tenha alguma necessidade de internação.

Equipe de enfermagem realizando atendimento na UTI Covid Foto SB Comunicações

Porém, faz-se necessário salientar, de que foi formada uma comissão com a participação de vários segmentos da comunidade, com o objetivo de viabilizar a médio e longo prazo a instalação de 10 (dez) Leitos de UTI Geral Adulto, em caráter definitivo, inclusive com um projeto que atenda os demais municípios de nossa região.

Cabe lembrar que os Leitos de Unidades de Terapia Intensiva – UTI’s, foram habilitados para atendimento exclusivo dos pacientes Covid-19, em caráter temporário e excepcional, conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS) através da Portaria GM/MS nº 947 de 11 de maio de 2021.

Conforme o médico Cirurgião Dr. Juliano de Paula Loeblein, o qual foi o Coordenador voluntário da UTI Covid, os 5 (cinco) Leitos de UTI Covid-19 cumpriram com o proposto, ou seja, salvaram muitas vidas, não somente de panambienses como pacientes de toda a região. Salientou ainda temos a certeza do dever cumprido, nos esforçamos ao máximo com os demais colegas médicos e profissionais da saúde para que os pacientes recebessem um tratamento digno, humanitário e adequado.

Equipe de enfermagem realizando atendimento na UTI Covid Foto: SB Comunicações

Já para o Secretário Romário Heitor Malheiros a iniciativa de instalar os Leitos de UTI Covid-19 somente foi possível em virtude da união das forças vivas da comunidade, as quais tiveram a grandeza e mantiveram o foco em criar uma estrutura que oportunizasse o enfrentamento adequado a esta terrível pandemia.

“Sabemos que foi uma atitude de coragem, desprendimento e altruísta, mas ficou confirmado que quando a comunidade se une, conseguimos transpor barreiras e obstáculos que pareciam impossíveis”, por fim, sentenciou “as forças vivas da comunidade estão de parabéns”.

O Prefeito Daniel, por seu turno, se diz muito satisfeito e comentou “a nossa cidade teve uma experiência muito importante, mesmo diante de um cenário pandêmico. Comprovamos que temos condições de continuar avançando, para isso será fundamental o trabalho da comissão responsável em planejar e viabilizar os Leitos de UTI em caráter definitivo junto ao nosso Hospital”.

Fonte: Comunicação Prefeitura Municipal de Panambi