Semana Nacional de Trânsito 2021 começa neste sábado (18) em todo País

0
115

O tema definido para a Semana Nacional de Trânsito 2021 é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito 2021 acontecerá entre os dias 18 e 25 de setembro. Todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade.

O tema definido, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para o ano de 2021 é “NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS”.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo. Além disso, a mobilização segue também as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).

“A realização da Semana Nacional de Trânsito visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito. Por exemplo, tais ações devem contemplar a discussão questões relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos”, argumentou o órgão.

Ainda segundo o órgão, o objetivo é realizar eventos e ações que marquem a Semana Nacional de Trânsito 2021, com temática “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Este é o tema proposto pelo CONTRAN, a fim de sugerir debates e reflexões sobre a responsabilidade de cada um dos atores do trânsito. Além disso, democratizar o acesso à sociedade todos os avanços trazidos pela era digital no âmbito da SENATRAN e seus parceiros.