Conecte-se conosco

Cultura

Shows nacionais na Expointer

Publicado em

em

Pela primeira vez, a Expointer, feira do agronegócio que acontece na cidade gaúcha de Esteio, terá shows nacionais na programação. Nomes como Maiara & Maraisa, Fernando & Sorocaba e Luísa Sonza se apresentarão no festival “Sou do Sul”, cuja proposta é retribuir o apoio do Brasil e dos artistas durante o período das enchentes.

Em junho, Luísa Sonza, que é natural de Tuparendi, organizou o show “Salve o Sul” no estádio Allianz Parque, em São Paulo, em benefício das vítimas.As apresentações acontecem na pista coberta da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), entre os dias 24 e 26 de agosto, a partir das 21h.

Outros 30 artistas gaúchos, como Guri de Uruguaiana, César Oliveira & Rogério Melo, Luiza Barbosa e Elton Saldanha participam das apresentações.

Segundo a organização da Expointer, o projeto via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) para financiar os shows de artistas regionais foi rejeitado pelo Conselho Estadual da Cultura.

A organização buscou patrocínio direto para garantir as apresentações e a contratação será feita por uma produtora, com patrocínio privado e sem custos para a feira.

Fonte: MaisFM

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

James Earl Jones, a voz de Darth Vader, morre aos 93 anos

Publicado em

em

James Earl Jones, conhecido como a voz de Darth Vader na franquia “Star Wars” e Mufasa em “O Rei Leão”, morreu aos 93 anos nesta segunda-feira (9). Ele estava em sua casa, em Nova York, nos Estados Unidos.

O americano é um dos poucos atores ganhadores dos maiores prêmios da TV (Emmy), música (Grammy), teatro (Tony) e cinema (Oscar).

Depois de servir no exército durante a Guerra da Coréia, nos anos 1950, Earl Jones começou uma carreira nos palcos. Sua estreia na Broadway aconteceu em 1957.

Em 1968, ganhou seu primeiro Tony como o protagonista da peça “The great white hope”. O papel lhe rendeu ainda uma indicação ao Oscar em 1970, pela adaptação da obra para o cinema, “A grande esperança branca”.

Além do sucesso com a voz característica, o ator também se destacou à frente das câmeras em filmes como “Conan, o bárbaro” (1982), “Um príncipe em Nova York” (1988), “Campo dos sonhos” (1989), “Perigo real e imediato” (1994) e muitos outros.

Seu último trabalho foi em “Um príncipe em Nova York 2” (2021), em que reprisou o papel de pai do personagem de Eddie Murphy.

Fonte: Grupo Independente

MB Notícias

Foto: Boca no trombone

Continue lendo

Cultura

Editores de livros sugerem propostas para retomar aumento de leitores

Publicado em

em

Com a assinatura do decreto que regulamenta a Política Nacional de Leitura e Escrita na quinta-feira (5) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a discussão em torno de propostas é retomada no setor. O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Dante Cid, defende que se combine a distribuição de livros em formato digital e impressos para aumentar o número de leitores espontâneos no país. 

A regulamentação possibilitará ao governo federal criar um novo Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), buscando reverter a queda de leitores dos últimos anos.  A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, aponta uma perda de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. O levantamento foi elaborado pelo Instituto Pró Livro e o Itaú Cultural.

Para motivar a retomada do interesse pelos livros, o representante da Snel enfatiza que experiências feitas em escolas no exterior, em países como a Suécia, podem orientar o Brasil em relação a essa questão. Ele comenta que instituições que adotaram apenas o modelo digital obtiveram resultado pior na assimilação dos conteúdos por parte dos alunos. 

Apesar dessa constatação, Cid considera que a versão eletrônica pode ser uma solução para locais em que o transporte de volumes é complicado e para ampliar o acesso a livros especializados. Como exemplo, cita a categoria dos livros técnico-científicos que compuseram bibliotecas digitais e puderam, assim, serem lidos, como observou em sua própria vivência com uma editora. Isso poderia ser complementado pela biblioteca física. 

“Grande parte das classes socialmente desfavorecidas está em municípios de grande acesso. A gente sabe da dificuldade dos jovens para chegar à escola e ao trabalho, de transporte. Para o livro chegar a eles, é igualmente difícil. A gente sabe que o Ministério da Educação sempre trabalha com a disponibilização do livro digital”, lembra, sugerindo que a pasta trabalhe em conjunto com os Ministérios das Cidades e da Cultura. 

“A gente pode ter um mix de soluções: bibliotecas físicas em municípios tradicionais e, em municípios com acesso mais complicado, ter um conjunto de produtos impressos que chegam paulatinamente, junto com livros digitais de disponibilidade imediata”, adiciona.

Para o diretor executivo da biblioteca digital gratuita de São Paulo SP Leituras, Pierre André Ruprecht, o decreto é fundamental para encaminhar medidas que sejam colocadas em prática. “É mais do que uma afirmação de interesse ou de intenção. É um compromisso de execução de ações concretas e importantes para caminharmos juntos nesse objetivo, de termos, de fato, um país leitor, com acesso a conhecimento e à literatura”, afirmou. 

Edição: Lidia Neves

Por: Agência Brasil

Continue lendo

Cultura

Maidê Mahl segue em estado grave, indica novo boletim médico da atriz gaúcha

Publicado em

em

A atriz Maidê Mahl permanece internada em estado grave, informou o boletim médico divulgado pelo Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo, neste domingo. A artista está sob cuidados intensivos desde que foi localizada pela polícia, na última quinta-feira, e levada ao hospital. Segundo o HC, Maidê “permanece em estado grave e estável, sem apresentar intercorrências clínicas em seu tratamento na unidade intensiva nas últimas 24 horas”.

O desaparecimento da atriz ganhou destaque depois que parentes, amigos e colegas de profissão fizeram um apelo nas redes sociais para que ela fosse encontrada.

Maidê havia sido vista pela última vez no dia 2, em Moema, na zona sul de São Paulo. Na ocasião, ela usava uma mochila nas costas, sobretudo bege, calça xadrez, um cachecol e uma boina marrom. Na noite de quinta-feira, a atriz foi encontrada pela Polícia Civil em um hotel na Vila Mariana. A delegada Ivalda Aleixo, diretora do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), disse que Maidê foi encontrada ‘muito lesionada’ e que precisou ser reanimada antes de ser levada de ambulância para o hospital.

No dia seguinte, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que policiais haviam ouvido pessoas ligadas à atriz e analisado câmeras de segurança de locais que ela havia frequentado antes de desaparecer. Segundo a SSP, não foram constatados indícios da entrada de outras pessoas no quarto em que Maidê foi encontrada.

Gaúcha, Maidê era modelo e participou de duas séries brasileiras. Ela interpretou a atriz Elke Maravilha na série “O Rei da TV”, disponível no Disney+. A trama aborda a vida de Silvio Santos.

Na Max, a atriz participa da série de suspense “Vale dos Esquecidos”. Ela dá vida a Giovanna, jovem que decide fazer uma trilha na Serra do Mar, em São Paulo, ao lado dos amigos. Quando um deles é atacado por estranhos, eles fogem para o Vale Sereno, onde os habitantes agem como no século passado.

Fonte: Correio do Povo

Por Observador Regional

Continue lendo
Sair da versão mobile