Sobe para 74 o número de casos confirmados de ômicron em Porto Alegre

0
137

Secretaria Municipal de Saúde alertou para cuidados redobrados nas celebrações de fim de ano.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou, nesta quinta-feira, 51 novos casos da variante ômicron do coronavírus em Porto Alegre. Com os recentes registros, a cidade passa a contabilizar 74 casos da cepa identificada inicialmente na África do Sul. De acordo com a pasta, nesta semana foram analisadas 62 amostras aleatórias de exames RT-PCR positivos encaminhados para genotipagem. Essas amostras são de pessoas residentes em Porto Alegre e foram coletadas de forma aleatória – ou seja, sem qualquer vínculo com casos já confirmados anteriormente – em laboratórios privados da cidade. 

O diretor da DVS, Fernando Ritter, salienta que a Secretaria Municipal de Saúde, mesmo já tendo declarado a transmissão comunitária da variante ômicron, encaminhou as amostras de forma aleatória, mantendo a vigilância sobre a circulação do vírus na cidade. “O resultado desses exames reitera o que a ciência vem afirmando desde a descoberta da nova variante: ela é altamente transmissível e a melhor forma de prevenir a infecção é manter as medidas de precaução: uso correto de máscara, distanciamento social, higiene frequente de mãos, completar o esquema vacinal e, sempre que possível, manter-se afastado de aglomerações”, enfatiza o gestor. 

Ritter destaca ainda que diante de qualquer sintoma, a recomendação é manter-se isolado, evitando comparecimento a qualquer aglomeração, especialmente nesta época, de comemoração da virada do ano. “Precisamos lembrar que as medidas adotadas agora terão reflexo em 15 dias”, resume o diretor. O atendimento a pacientes sintomáticos e contatos de casos confirmados é feito em mais de 130 unidades de saúde da Capital, que encaminham para testagem se for necessário.

Fonte: Correio do Povo