Conecte-se conosco

Destaque APP

Título de eleitor digital: é preciso baixar ou atualizar o e-Título até sábado (5)

Publicado em

em

O prazo para baixar ou atualizar o aplicativo e-Título, necessário para votar no primeiro turno das eleições de 2024, encerra-se neste sábado (5). Para quem precisar do app no segundo turno, em cidades onde a disputa se estender, a atualização deve ser feita até 26 de outubro. Vale destacar que o documento eletrônico não é emitido no dia da votação.

O e-Título pode substituir o título de eleitor impresso e um documento com foto para aqueles que já realizaram o cadastramento biométrico, tendo a imagem registrada no perfil do aplicativo.

Caso o eleitor não tenha foto cadastrada no app, ainda será possível votar mediante apresentação de documentos como RG, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei.

Diferentemente do app, o título de eleitor impresso, por não conter foto, não permite a votação sem a apresentação de um documento oficial com imagem.

Além de ser utilizado para a votação, o e-Título oferece outros serviços, como consulta ao local de votação, justificativa de ausência nas eleições e emissão de documentos relacionados à Justiça Eleitoral.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 46 milhões de eleitores já possuem contas cadastradas no aplicativo.

Como utilizar o e-Título

O e-Título está disponível gratuitamente para download em dispositivos Android e iPhone. Para começar a usá-lo, basta seguir o passo a passo:

  • Baixe o aplicativo em seu celular e clique em “Começar no e-Título”.
  • Selecione a caixa ao lado de “Li e concordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade” e clique em “Continuar”.
  • O app perguntará se você deseja receber notificações. Caso concorde, clique em “Habilitar” e permita as notificações no celular.
  • Insira os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, número do CPF, nome da mãe e do pai.
  • Clique em “Entrar no e-Título” e confirme outras informações que serão apresentadas, como local de votação, telefone e profissão.
  • Defina uma senha e clique em “Confirmar” – o aplicativo pode solicitar a criação de uma nova senha, caso a anterior esteja desatualizada.

Em alguns casos, o e-Título poderá solicitar uma verificação por selfie. Se isso ocorrer, leia o termo de ciência e siga as instruções para capturar a foto. O app também oferece a opção de habilitar o acesso por digital, se o usuário assim desejar. 

Por Folha de Alphaville

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Brigada Militar prende homem que mutilou cachorro no litoral norte

Publicado em

em

Na quarta-feira (09/10), uma equipe da Patram (Patrulha Ambiental) do 1º Batalhão Ambiental da cidade de Torres, recebeu uma denúncia informando que um cão teria sofrido maus-tratos de seu tutor ao ter seu rabo cortado de forma cruel, no município de Três Cachoeiras.

No local, a equipe de policiais da Patram fez contato com a denunciante, que informou que o cão foi resgatado em via pública por populares, socorrido e conduzido a uma clínica veterinária da cidade.

Os policiais militares ambientais fizeram contato com o tutor do animal, que confessou ter cortado o rabo do cão, com uma faca, sem uso de nenhum tipo de anestésico, no local ainda havia resquícios de sangue. Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia, a faca foi apreendida e o animal segue internado na clínica veterinária.

Imagens: Patram Torres

Texto : Sd Fidelis

Por: ComSoc do 1° BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Queda de elevador em obra mata três trabalhadores em SC

Publicado em

em

Três trabalhadores morreram após o elevador de uma obra despencar, na tarde desta quinta-feira (10) no Centro de Imbituba, no Sul catarinense.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 16h30, quando cinco trabalhadores utilizavam o elevador para acessar os andares superiores de um edifício em construção.

Segundo o relato de uma das vítimas sobreviventes, de 53 anos, o elevador parou inesperadamente e, em seguida, desabou. Ele disse ter conseguido se agarrar à estrutura do prédio, e foi arremessado para o sétimo andar, sofrendo apenas escoriações.

Porém, os quatro colegas caíram juntamente com o elevador.

Na queda faleceram dois homens, de 57 e 33 anos, e um terceiro, de 34 anos, que foi socorrido ainda com vida, mas foi a óbito ao dar entrada no hospital.

Outra vítima, de 37 anos, foi socorrida com ferimentos graves, politraumatizada.

O nome dos trabalhadores não foi divulgado.

Fonte: Oeste Mais Por: Rádio Blau Nunes

Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação

Continue lendo

Destaque APP

Fiscalização do MPRS apreende 373 quilos de alimentos impróprios para consumo no RS

Publicado em

em

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) fiscalizou quatro estabelecimentos de venda de alimentos no município de Brochier, no Vale do Caí, nesta quinta-feira, 10 de outubro. A operação apreendeu 373 quilos de alimentos impróprios para consumo, principalmente, carne, ovos e produtos de origem animal. Também flagrou a produção clandestina de embutidos nos estabelecimentos.

Os dois mercados, o açougue e o restaurante tinham irregularidades, como produtos vencidos, sem procedência, armazenados de forma inadequada e alguns comercializados sem inspeção sanitária. Todos foram autuados.

A ação de fiscalização foi realizada pelo promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, juntamente com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) e Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (DECON).

Fonte e fotos MPRS

MB Notícias

Continue lendo