Conecte-se conosco

Destaque APP

Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) atendeu 1.946 pessoas no mês de agosto

Publicado em

em

A Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA 24h), vinculado a Coordenadoria de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou suas atividades no dia 15 de agosto/2022, em um prédio amplo de 1.062,75m2, localizado na Av. Assunção, nº 21, no bairro Arco-Íris.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

Conforme informações apuradas pela Enfermeira Bruna B. C. Machado, Coordenadora de Urgência e Emergência da UPA 24H, desde o início dos serviços no dia 15 de agosto até o dia 31 de agosto foram atendidas 1.946 pessoas, estas vinculadas nas diversas unidades de saúde do município. Deste total de atendimentos, 94,81% dos pacientes foram atendidos no prazo e 5,19% não foram atendidos no prazo preconizado no protocolo de classificação de Risco, baseado no protocolo de Manchester. Trata-se de um protocolo de seleção de pacientes adotado no mundo todo. Foi aplicado pela primeira vez na cidade de Manchester, na Inglaterra, em 1997, e por isso tem esse nome.

Em Panambi, assim como em diversas cidades os serviços de urgência e emergência se baseiam em Manchester. Na prática, é um método de triagem/acolhimento de pacientes que determina escalas de urgência, ou seja, os pacientes que necessitam de atendimento médico são classificados de acordo com a gravidade do quadro clínico apresentado e o tempo de espera recomendado.

No Brasil, o primeiro Estado a fazer uso desse procedimento foi Minas Gerais, em 2008, na tentativa de reduzir o tempo de espera e as filas nas unidades de pronto atendimento dos hospitais. O Protocolo de Manchester no qual os serviços da UPA tem como referência funciona com base em uma escala adotada pela UPA 24h, dividida em cores (vermelho, amarelo, verde e azul). O paciente ao chegar à unidade é acolhido e passa por uma triagem, através do qual é examinado por uma enfermeira que avalia seu quadro clínico geral. Após a avaliação, o paciente recebe uma pulseira colorida de acordo com sua posição na escala dos níveis estabelecida pelo sistema indicando o tempo de espera segundo a gravidade.

Conforme o gestor da Pasta de Saúde, Romário Heitor Malheiros, a UPA 24h já está cumprindo com a sua missão, pois funciona de modo ininterrupto nas vinte e quatro horas do dia e em todos os dias da semana, incluídos feriados e pontos facultativos, contando com uma equipe formada por dois médicos que atuam 24h, além dos demais profissionais compatível com seu porte.

Fonte: Prefeitura Municipal de Panambi

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo