Conecte-se conosco

Destaque APP

Anderson Torres, militares do GSI e Gonçalves Dias; quem está no radar da CPMI do 8 de Janeiro

Publicado em

em

Mesmo antes de garantirem as indicações à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, oposição e governo indicam nomes para depor

Embora o nome dos parlamentares que serão membros da CPMI do 8 de Janeiro ainda esteja em discussão, o governo e as lideranças da oposição se movimentam para montar uma estratégia sobre quais pessoas serão convocadas para depor no colegiado.

Pelo lado dos aliados ao governo, há a expectativa da convocação do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Já a oposição vai apostar na apresentação de documentos e no depoimento do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias.

Segundo o vice-líder do governo no Congresso Nacional, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), o nome de Torres, preso desde 14 de janeiro por suspeita de omissão nos atos de 8 de janeiro, será a primeira sugestão de convocação. O ex-ministro foi convidado a depor na CPI que corre na Câmara Legislativa do Distrito Federal, mas ainda não foi ouvido por causa do seu estado de saúde.

Outros nomes que os governistas pretendem convocar estão sendo investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como financiadores ou participantes dos atos. Na quarta-feira (26), o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que vai pedir ao ministro do STF Alexandre de Moraes que compartilhe informações do inquérito que está na Corte.

Os militares do GSI que estavam no Palácio do Planalto no momento do ataque e que aparecem em imagens interagindo com os extremistas também podem ser ouvidos na comissão.

Pelo lado da oposição, a intenção é mostrar que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi omisso quanto aos anúncios dos ataques extremistas e que a inércia do time de Lula foi decisiva para o quebra-quebra nas sedes dos Três Poderes. Os parlamentares devem defender essa tese com a exposição de documentos que, supostamente, comprovam que o Poder Executivo sabia dos riscos da manifestação.

Além disso, a oposição também avalia a convocação do ex-ministro do GSI Gonçalves Dias, que estava em Brasília no 8 de Janeiro e aparece em imagens circulando pelo Palácio do Planalto no momento dos ataques.

Ricardo Cappelli, ministro interino do GSI, também está na mira da oposição. O número 2 do Ministério da Justiça assumiu a segurança da Presidência da República após o pedido de demissão de Gonçalves Dias.

Na última terça-feira (25), Cappelli foi convocado a depor na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, por requerimento do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP). Com a convocação, ele é obrigado a comparecer à reunião.

Fonte: R7

https://noticias.r7.com/brasilia/anderson-torres-militares-do-gsi-e-goncalves-dias-quem-esta-no-radar-da-cpmi-do-8-de-janeiro-01052023#/foto/5

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo