Conecte-se conosco

Cultura

Turismo em Ametista do Sul sofre com cancelamentos em massa devido a enchentes no RS

Publicado em

em

Até o início de maio, Ametista do Sul estava movimentada com turistas, reservas de hospedagem até o fim do ano e muitos ônibus turísticos. No entanto, as enchentes em outras regiões do Rio Grande do Sul causaram cancelamentos em massa de visitas turísticas, impactando gravemente a economia local. Empresários como Andressa Zatti relatam uma redução de 80% nas excursões, com muitos turistas vindo de áreas afetadas pelas enchentes, aumentando o medo e a insegurança sobre viajar para o RS.

Andressa Zatti, que administra várias empresas de turismo, está focando na venda online de produtos para compensar as perdas e ajudar os afetados pelas enchentes. O secretário de Turismo, Alcindo Zilch, alerta sobre o impacto econômico e a necessidade de medidas de socorro financeiro para os empresários locais, que podem enfrentar endividamento devido ao declínio do turismo.

Para mitigar a crise, a Associação de Desenvolvimento Turístico de Ametista do Sul (ADTA) está intensificando a divulgação de que a cidade está funcionando normalmente e participando de eventos turísticos, como a Feira de Negócios Turísticos Mercosul. A expectativa é que a demanda comece a se recuperar a partir de setembro, com a esperança de normalizar as visitas até julho.

Com informações de Márcia Ferreira, Jornal O Alto Uruguai

https://www.observadorregional.com.br/turismo-em-ametista-do-sul-sofre-com-cancelamentos-em-massa-devido-a-enchentes-no-rs

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Notas de avaliadores não garantem aprovação de projetos importantes da cultura do RS pela Lei de Incentivo à Cultura

Publicado em

em

O Diário Oficial do Estado divulgou a lista de projetos classificados, com base nas notas dos avaliadores, para receberem R$ 30 milhões de recursos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. No segmento Semana Farroupilha, foram 19 inscritos para apenas seis vagas. Ao todo, 637 trabalhos foram submetidos.

A partir dos recursos e critérios de repescagem, a relação pode mudar. E mais atividades ligadas às tradições gaúchas podem ser contempladas, segundo a Secretaria da Cultura. A pasta afirma que, mesmo considerando o total de vagas, já estão contemplados o dobro de projetos no segmento, em relação ao ano passado.

Tomara: pelas notas dadas pela comissão de avaliação, que substitui o Conselho Estadual de Cultura no exame dos projetos, eventos importantes, como a Semana Farroupilha de Piratini, e até mesmo atividades de outros segmentos, como Califórnia da Canção, Coxilha Nativista e a parte musical da Expointer, ficariam de fora. O músico César Oliveira, da dupla César Oliveira & Rogério Melo, criticou os critérios de avaliação.

“Por exemplo: como um evento como a Expointer não possui apelo cultural ao receber uma nota baixa em tal pré-requisito?”, questiona.

No ano passado, a rejeição do projeto musical da Expointer motivou uma manifestação do governador Eduardo Leite. E ajudou a ensejar a criação de bancas de avaliadores, tirando dos conselheiros de cultura a tarefa de examinar os projetos.

Nota da Secretaria da Cultura, enviada ao blog:

As mudanças na Lei de Incentivo à Cultura (LIC), realizadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), favoreceram o financiamento de projetos relacionados à Semana Farroupilha. No ano passado, foram apresentados 24 e 3 restaram aprovados pelo Conselho Estadual de Cultura. Neste ano, com categoria específica e vagas asseguradas, já é possível identificar – no resultado preliminar – o dobro de projetos que serão contemplados. Outros projetos ainda podem entrar na repescagem (que distribui recursos para equilibrar a demanda e a descentralização regional).

Além disso, a concorrência na categoria citada foi menor, pois alcança uma maior proporção dos projetos apresentados em comparação com a concorrência geral. A quantidade de vagas asseguradas para esta categoria representa 32% da demanda, com 19 projetos inscritos para seis vagas, enquanto a média geral é de 11%, com 637 projetos inscritos para 74 vagas.

Cabe lembrar que, por meio da Chamada Pública de Coinvestimento com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), 40 projetos com esta temática foram aprovados. Além dos já realizados ao longo de 2023, outros cinco já estão previstos para ocorrer neste ano.

Fonte: Grupo RBS

Continue lendo

Cultura

Morre o ator Bill Cobbs, que fez “O Guarda-Costas” e “Uma Noite no Museu”

Publicado em

em

Conhecido por papéis secundários, o ator americano Bill Cobbs morreu nesta terça-feira (25), na Califórnia, Estados Unidos, aos 90 anos. A causa da morte ainda não foi revelada. Ele fez Bill Devaney em O Guarda-Costas (1992), um dos funcionários de Rachel Marron, vivida pela cantora e atriz Whitney Houston (1963-2012).

Conforme informações do TMZ, Cobbs estava tratando uma pneumonia, doença suspeita da causa da morte. Ele comemorou os 90 anos no dia 16 de junho.

O ator, que começou a sua trajetória nos anos 1970, tinha cerca de 50 anos de experiência em Hollywood. Contracenou com Ben Stiller em Uma Noite no Museu (2006), interpretando um dos guardas-noturnos do museu prestes a se aposentarem.

Também atuou em O Demolidor (1993) e The Wonders (1996). No filme de fantasia Oz: O Mágico Poderoso (2013), trabalhou ao lado de James Franco, Michelle Williams e Rachel Weisz, como Mestre Tinker.

Foto: Reprodução / IMDB Fonte: GZH

Fonte: Rádio Blau Nunes

Continue lendo

Cultura

Palmeira das Missões: Pandorga é a vencedora do 1º em Carijo em Prosa e Verso

Publicado em

em

Na noite de segunda-feira, 24 de junho, o palco do Carijo em Palmeira das Missões foi o cenário para a 1ª edição do Carijo em Prosa e Verso, um evento dedicado à poesia.

Oito poesias foram apresentadas e avaliadas pelos jurados Bianca Bergman, Dorval Dias e Antônio Korsack, proporcionando um espetáculo repleto de emoção e talento.

Após a exibição das poesias concorrentes, Dorval

Dias assumiu o palco para uma apresentação musical que encantou o público. O evento valorizou a arte da declamação, composição e do amadrinhamento musical.

Confira os premiados da noite:

Primeiro Lugar: PANDORGA

Autor: Carlos Omar Villela Gomes

Declamador: Pedro Júnior da Fontoura

Amadrinhamento:

Raphael Madruga (Violão)

Charlise Bandeira (Flauta)

Segundo Lugar: IGUAIS

Autor: Kayke Mello

Declamador: Kayke Mello

Amadrinhador: Felipe Goulart

Terceiro Lugar: QUADRILHA

Autor: Juliano Santos

Declamador: Juliano Santos

Amadrinhador: Aparício Maidana

Além das premiações principais, o evento também reconheceu talentos individuais em categorias especiais:

Destaque como Amadrinhador:

Fernando Graciola – Sextinas pra Quem Partiu

Melhor Texto Poético:

Moisés de Silveira Menezes – Sextinas pra Quem Partiu

Melhor Declamador:

Pedro Júnior da Fontoura – Pandorga.

Fonte e foto: Carijo

MB Notícias

Continue lendo