Conecte-se conosco

Cultura

Turismo em Ametista do Sul sofre com cancelamentos em massa devido a enchentes no RS

Publicado em

em

Até o início de maio, Ametista do Sul estava movimentada com turistas, reservas de hospedagem até o fim do ano e muitos ônibus turísticos. No entanto, as enchentes em outras regiões do Rio Grande do Sul causaram cancelamentos em massa de visitas turísticas, impactando gravemente a economia local. Empresários como Andressa Zatti relatam uma redução de 80% nas excursões, com muitos turistas vindo de áreas afetadas pelas enchentes, aumentando o medo e a insegurança sobre viajar para o RS.

Andressa Zatti, que administra várias empresas de turismo, está focando na venda online de produtos para compensar as perdas e ajudar os afetados pelas enchentes. O secretário de Turismo, Alcindo Zilch, alerta sobre o impacto econômico e a necessidade de medidas de socorro financeiro para os empresários locais, que podem enfrentar endividamento devido ao declínio do turismo.

Para mitigar a crise, a Associação de Desenvolvimento Turístico de Ametista do Sul (ADTA) está intensificando a divulgação de que a cidade está funcionando normalmente e participando de eventos turísticos, como a Feira de Negócios Turísticos Mercosul. A expectativa é que a demanda comece a se recuperar a partir de setembro, com a esperança de normalizar as visitas até julho.

Com informações de Márcia Ferreira, Jornal O Alto Uruguai

https://www.observadorregional.com.br/turismo-em-ametista-do-sul-sofre-com-cancelamentos-em-massa-devido-a-enchentes-no-rs

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Palmeira das Missões: Pandorga é a vencedora do 1º em Carijo em Prosa e Verso

Publicado em

em

Na noite de segunda-feira, 24 de junho, o palco do Carijo em Palmeira das Missões foi o cenário para a 1ª edição do Carijo em Prosa e Verso, um evento dedicado à poesia.

Oito poesias foram apresentadas e avaliadas pelos jurados Bianca Bergman, Dorval Dias e Antônio Korsack, proporcionando um espetáculo repleto de emoção e talento.

Após a exibição das poesias concorrentes, Dorval

Dias assumiu o palco para uma apresentação musical que encantou o público. O evento valorizou a arte da declamação, composição e do amadrinhamento musical.

Confira os premiados da noite:

Primeiro Lugar: PANDORGA

Autor: Carlos Omar Villela Gomes

Declamador: Pedro Júnior da Fontoura

Amadrinhamento:

Raphael Madruga (Violão)

Charlise Bandeira (Flauta)

Segundo Lugar: IGUAIS

Autor: Kayke Mello

Declamador: Kayke Mello

Amadrinhador: Felipe Goulart

Terceiro Lugar: QUADRILHA

Autor: Juliano Santos

Declamador: Juliano Santos

Amadrinhador: Aparício Maidana

Além das premiações principais, o evento também reconheceu talentos individuais em categorias especiais:

Destaque como Amadrinhador:

Fernando Graciola – Sextinas pra Quem Partiu

Melhor Texto Poético:

Moisés de Silveira Menezes – Sextinas pra Quem Partiu

Melhor Declamador:

Pedro Júnior da Fontoura – Pandorga.

Fonte e foto: Carijo

MB Notícias

Continue lendo

Cultura

Morre atriz Ilva Ninõ, aos 89 anos; relembre personagens marcantes

Publicado em

em

Morreu aos 89 anos nesta quarta-feira (12) a atriz pernambucana Ilva Niño, que fez sucesso por diversos trabalhos na teledramaturgia brasileira, como as personagens que interpretou em novelas como “Roque Santeiro” e “Senhora do Destino”.

Com mais de 50 anos de trabalho como atriz, Ilva acumulando folhetins na carreira desde a década de 1970. Ela chegou a dar vida a personagens de empregada doméstica, cangaceira, governanta.

Também venceu os prêmios de Melhor Atriz, no 1º Festival de Amadores Nacionais, em 1957, por seu papel na peça “O Auto da Compadecida” e por Contribuição à Arte, no Festival de Cinema de Triunfo, em 2018.

Atualmente, o público pode assistir à atriz em ação na reexibição da novela “Cheias da Charme”, da TV Globo. Ela interpreta Maria Epifânia, funcionária da cantora Chayene (Cláudia Abreu).

Relembre abaixo alguns personagens de Ilva Niño

Mina (Roque Santeiro) – 1985

Em um dos papéis mais marcantes na teledramaturgia brasileira, Ilva Niño intepretou a personagem Mina, que era empregada doméstica da protagonista Viúva Porcina (Regina Duarte).

Dona Bil (Senhora do Destino) – 2004

Em 2004 na novela “Senhora do Destino”, Ilva interpretou a personagem Dona Bil, Vizinha de Maria do Carmo (Carolina Dieckmann) no Nordeste.

Marli (Sete Pecados) – 2007

Em “Sete Pecados”, a personagem Marli (Ilva Niño) vive magoada com a ingratidão de Beatriz (Priscila Fantin), já que foi empregada da sua casa e ajudou a criá-la.

Cândida (Cordel Encantado) – 2011

Mãe do cangaceiro Capitão Herculano, Ilva Niño viveu a cangaceira Cândida, em “Cordel Encantado”, novela de 2011.

Maria Epifânia (Cheias de Charme) – 2012

Em “Cheias de Charme”, a personagem Maria Epifânia chegou a prestar seus serviços para Chayene (Cláudia Abreu) duas vezes, como empregada doméstica e parteira.

Cleide (Saramandaia) – 2013

Além dos diversos papéis como empregada doméstica, a atriz deu vida à governanta Cleide, no remake de “Saramandaia”, exibido em 2013.

Damiana (Malhação) – 2016

Na trama juvenil de 2016, Ilva Niño deu vida à Damiana, avó da protagonista Joana (Aline Dias).

Fonte: CNN

Por Observador Regional

Continue lendo

Cultura

Sonda chinesa decola da Lua com amostras do lado oculto

Publicado em

em

A sonda chinesa Chang’e-6 decolou com sucesso da Lua carregando amostras coletadas no lado oculto do satélite terrestre, informou nesta terça-feira (noite de segunda em Brasília) a imprensa estatal daquele país. “O módulo de ascensão da sonda chinesa Chang’e-6 decolou da superfície lunar na manhã desta terça-feira, carregando amostras coletadas no lado oculto da Lua”, afirmou a agência estatal de notícias Xinhua, citando a Administração Espacial Nacional da China (CNSA).

Este evento é definido pelo meio de comunicação como ‘um marco sem precedentes na história da exploração humana da Lua’. A sonda Chang’e-6 alunissou no domingo na imensa bacia Aitken, uma das maiores crateras de impacto conhecidas no sistema solar, situada no lado oculto do satélite, segundo a CNSA.

A nave, que iniciou em 3 de maio uma complexa missão de 53 dias, conta com um braço robótico para coletar material da superfície e um perfurador para colher amostras do interior. Uma vez coletado este material, ‘uma bandeira nacional chinesa carregada pelo módulo de alunissagem foi hasteada pela primeira vez no lado oculto da Lua’, disse a Xinhua.

Os cientistas consideram que esta parte da Lua, nunca visível da Terra, possui um grande potencial para a pesquisa, pois suas crateras não estão tão cobertas por antigos fluxos de lava como as do lado mais próximo ao planeta. O material coletado pela sonda chinesa também pode fornecer pistas sobre como a Lua se formou.

Fonte: Correio do Povo

Por: Observador Regional

Continue lendo
Sair da versão mobile