Conecte-se conosco

Agricultura

Normas para compra de arroz importado devem sair nesta terça-feira, diz o governo federal

Publicado em

em

Uma nova portaria interministerial com as normativas para compra pública de arroz polido importado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve ser publicada nesta terça-feira (28), informou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Segundo Fávaro, na sequência, deve sair o edital de leilão para a compra. Previsto para ocorrer na última terça-feira (21), o leilão de 104 mil toneladas do cereal foi suspenso após o governo constatar um aumento nos preços do produto de fornecedores dos países do Mercosul.

“A medida provisória [que autorizava a compra pública] já foi reeditada, a portaria interministerial, deve estar saindo amanhã, e na sequência, o edital de leilão de compra de arroz”, disse o ministro após reunião nesta segunda-feira (27) com representantes de entidades do setor de proteína animal, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O leilão tem como objetivo garantir o abastecimento de arroz no país após as enchentes no Rio Grande do Sul, estado que responde por 70% da oferta nacional do produto. Atualmente, a maior parte das importações de arroz vem do próprio Mercosul, sem pagar tarifa de importação.

Na semana passada, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou as tarifas para dois tipos não parbolizados e um tipo polido/brunido do grão. A medida vale até 31 de dezembro. A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Mdic vai monitorar a situação para reavaliar o período de vigência, caso necessário.

Para zerar as tarifas, os três tipos de arroz foram incluídos na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec) do Mercosul. A medida, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), foi pedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O Mdic informa que a redução a zero da alíquota abre espaço para a compra de arroz de outros grandes produtores, como a Tailândia. Até abril deste ano, o país asiático respondia por 18,2% das importações brasileiras de arroz.

Fonte: O Sul

https://www.facebook.com/rradioblaununes

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agricultura

Preço da soja sobe em Mato Grosso e cai no Rio Grande do Sul

Publicado em

em

O preço da soja subiu em Mato Grosso, maior produtor nacional. Na quarta-feira (2/10), a média chegou a R$ 128,16 a saca de 60 quilos, 0,38% a mais que no dia anterior, de acordo com o indicador do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

No Estado, o plantio da safra 2024/25 está em andamento, com atraso em relação à temporada 2023/24. Até o dia 27 de setembro, as máquinas tinham passado por 0,53% da área prevista para a cultura, 3,66 pontos percentuais abaixo da mesma época no ano passado (4,19% do total).

Nas praças do Paraná, o dia também foi de valorização para a oleaginosa. Levantamento do Valor Data, com base em informações de agentes de mercado, mostra a saca de 60 quilos valendo R$ 128 ao produtor em Cascavel, no oeste do Estado, alta de 0,79% na comparação diária.

Fonte: Globo Rural

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Continue lendo

Agricultura

Brigada Militar flagra desmatamento em APP no município de Erval Seco

Publicado em

em

Nesta quarta-feira (25/09), a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (BABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, atingindo área de preservação permanente (APP), no interior do município de Erval Seco.

Após receber uma denúncia, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 14.632 metros quadrados. Parte dessa destruição, atingiu uma APP, caracterizada por um recurso hídrico.

Conforme a vegetação remanescente, pôde-se observar a destruição de espécies, popularmente conhecidas colo Louro, Guajuvira, Timbó e Fumo-bravo. A intervenção no local foi realizada com o uso de maquinário.

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

Comando Ambiental

“O Braço Verde da Brigada Militar” A Força da Comunidade

Em caso de emergência, Ligue 190

Edição: Comunicação Social 3º BABM

Foto: 3°BABM | Frederico Westphalen

MB Notícias

Continue lendo

Agricultura

Brigada Militar flagra descarte irregular de resíduos sólidos em Estação

Publicado em

em

Na terça-feira (24/09), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou o descarte irregular de resíduos sólidos, no interior do município de Estação.

A equipe do 3º BABM recebeu a informação de moradores que à beira da rodovia havia descarte de lixo. Após, a coleta de informações, identificou-se que no dia 19 de maio deste ano, ocorreu um acidente de trânsito, o tombamento de uma carreta frigorífica que transportava produtos lácteos, e tombou à beira da rodovia.

No local, os policiais militares flagraram embalagens de iogurte, plásticos, madeiras, restos de espumas e fibras da carroceria da carreta. O mau cheiro era intenso na área e os resíduos estavam depositados diretamente sobre o solo e a céu aberto. Armazenando água proveniente das chuvas, sendo um possível foco para o mosquito da dengue.

Os policiais militares realizaram levantamento fotográfico e a empresa, responsável pelo transporte da carga, foi identificada, sendo confeccionado um Boletim de Ocorrência Policial, conforme o Artigo 54, da Lei 9.605/98 – Lei dos Crimes Ambientais.

Comando Ambiental

“O Braço Verde da Brigada Militar”

Edição: Comunicação Social 3º BABM

Fotos: 3º BABM | Erechim

MB Notícias

Continue lendo