Conecte-se conosco

Destaque APP

Vereador é preso em ação contra desvio de donativos em Palmares do Sul

Publicado em

em

Em ação conjunta, a Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco) realizaram, neste sábado (😎, em Palmares do Sul, Litoral Norte, apreensões de donativos que teriam sido desviados por políticos da região. Um vereador foi preso e outro foi alvo de mandado de busca e apreensão, determinadas pela Justiça.

Essa é a segunda etapa de uma operação que começou no início desta semana. A ofensiva deste sábado tem como alvo dois políticos e um familiar de um deles. A investigação é conduzida pelos promotores de Justiça Mauro Rockenbach e Leonardo Rossi, além do delegado da Polícia Civil de Palmares do Sul, Antônio Ractz.

As autoridades não mencionam quem são os investigados, mas a reportagem apurou que o vereador preso é Filipe Lang, do PT e pré-candidato a prefeito de Palmares do Sul, pela oposição. A prisão em flagrante aconteceu porque foi encontrada na residência dele um revólver em situação irregular. Foram apreendidos também celulares e cerca de R$ 15 mil em dinheiro.

No início da semana foi apreendido um caminhão que teria sido utilizado por Lang para transportar donativos. Conforme apurado nas investigações, o vereador teria intermediado a distribuição de 18 toneladas de alimentos e roupas.

– E já temos provas de que parte destes donativos foi encaminhada para famílias não flageladas pelas cheias, conforme planilhas apreendidas – diz o promotor Mauro Rockenbach.

As buscas deste sábado também atingiram outro vereador, Polon Backes de Oliveira, do União Brasil. Ele é pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Lang, do PT.

A maior parte do material foi encontrada no distrito de Quintão, em áreas não atingidas pelas cheias. Inclusive numa lancheria de propriedade de um familiar de um dos vereadores investigados.

O delegado Ractz ressalta que os donativos não passaram oficialmente pela prefeitura de Palmares, como deveria ter acontecido.

– Tudo indica que foi uma doação para um pré-candidato no próximo pleito – resume Ractz.

Na operação deste sábado foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão na área central da cidade e também no balneário de Quintão, que pertence ao município. Outros municípios já sofreram buscas do mesmo tipo, pelo MP e Polícia Civil.

Já no início da semana uma outra ação conjunta do Gaeco e da Polícia Civil realizou buscas e apreensões na cidade. Na terça-feira (4), os alvos foram um vereador, sua companheira e um secretário municipal, todos da situação. O parlamentar é Manoel Antunes Neto, do PL. Na residência dele foram encontrados cinco cestas básicas que deveriam ser doadas pela Defesa Civil. Ele já é investigado por uso de conta bancária própria para receber benefícios destinados a pescadores. A companheira do vereador e o secretário municipal de Administração, Rodrigo Machado Martins, também sofreram buscas, mas nada incriminatório foi encontrado.

Os crimes pelos quais todos os suspeitos são investigados, nas duas etapas da ação em Palmares do Sul, são apropriação indébita, peculato, falsidade ideológica e associação criminosa.

Os investigados não foram localizados pela reportagem. O espaço está aberto para sua defesa.

Foto: Ministério Público / Divulgação

Fonte: GZH

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo