Conecte-se conosco

Destaque APP

Índia enfrenta a onda de calor mais longa já registrada no país.

Publicado em

em

A onda de calor na Índia é a mais longa que já atingiu o país, informou nesta segunda-feira o principal especialista em clima do governo, ao alertar que as pessoas enfrentarão temperaturas cada vez mais opressivas.

Partes do Norte da Índia são assoladas por uma onda de calor desde meados de maio, com temperaturas acima de 45ºC. “É o período mais longo porque ocorreu durante cerca de 24 dias em diferentes partes do país”, disse o chefe do Departamento Meteorológico da Índia (IMD), Mrutyunjay Mohapatra, em entrevista ao diário Indian Express.

Espera-se que a temperatura caia à medida que as chuvas anuais das monções se desloquem para o Norte neste mês, mas Mohapatra alertou que o pior ainda está por vir. “As ondas de calor serão mais frequentes, duradouras e intensas, se não forem tomadas medidas de precaução ou prevenção”, afirmou.

A Índia é o terceiro maior emissor mundial de gases com efeito de estufa, mas comprometeu-se a alcançar uma economia com emissões líquidas zero até 2070 – duas décadas depois da maior parte do Ocidente industrializado.

Por enquanto, depende esmagadoramente do carvão para geração de energia. “As atividades humanas, o aumento da população, a industrialização e os mecanismos de transporte estão a levar ao aumento da concentração de monóxido de carbono, metano e clorocarbonos”, disse Mohapatra. “Estamos colocando em risco não apenas a nós mesmos, mas também as nossas gerações futuras”.

A investigação científica mostra que as mudanças climáticas estão a fazer com que as ondas de calor se tornem mais longas, mais frequentes e mais intensas. A última onda de calor fez com que as temperaturas em Nova Deli igualassem o recorde anterior da capital: 49,2ºC, registrado em 2022.

Enquanto as pessoas procuravam alívio das temperaturas escaldantes, a rede elétrica sofreu um pico recorde de demanda com apagões em algumas cidades indianas no começo deste mês. Em 29 de maio, uma estação meteorológica automática no subúrbio de Mungeshpur, em Deli, registrou máxima de 52,9°C, mas a medição foi resultado de um sensor com defeito.

Em outras partes de Deli, 17 outras estações da cidade atingiram uma máxima de 49°C no mesmo dia.

“Criámos um comitê de peritos, que observou as leituras durante os dois dias seguintes e descobriu que havia problemas com o sensor”, disse Mohapatra. Embora o IMB, órgão de Meteorologia indiano, tenha manifestado as suas preocupações sobre o registro em poucas horas, Mohapatra confirmou pela primeira vez que o sensor estava com defeito.

Fonte: MetSul

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo