Conecte-se conosco

Destaque APP

Pinhão: veja 5 benefícios, cuidados e como consumir semente

Publicado em

em

O mês de junho é sinônimo de festa junina no Brasil. Um dos destaques do evento são as comidas típicas da época, como o pinhão. Nativo da região Sul do país e de climas temperados, a semente da Araucária deve ser preparada da forma correta para evitar problemas de saúde.

A CNN conversou com o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), para entender os benefícios — e possíveis malefícios — do pinhão. Ele contou que o alimento possui potássio, ômega-3 e e ômega-6, fibras dietéticas, baixo índice glicêmico, luteína, vitamina C e ferro.

Esses nutrientes auxiliam na redução da pressão arterial, evitam doenças cardiovasculares, contribuem com o sistema digestivo, auxiliam no relaxamento muscular e têm baixo índice glicêmico. Além disso, também melhoram o sistema imunológico.

A nutricionista esportiva funcional Alice Paiva disse à CNN que o pinhão é composto, principalmente, por amido, gordura e proteínas. “O pinhão é uma excelente fonte de energia devido ao seu alto teor de carboidratos complexos”, afirmou.

Com um sabor amanteigado e uma textura macia após ser cozida, a semente também tem vitaminas do complexo B, vitamina E, zinco, fósforo e magnésio.

1. Reduz a pressão arterial

Com cerca de 700 miligramas de potássio a cada 100 gramas de pinhão, a quantidade do mineral da semente ajuda na redução da pressão arterial. A conclusão é de um estudo publicado na European Heart Journal, em 2022.

Realizada com mais de 11 mil homens e 13 mil mulheres, a pesquisa indica que pessoas com uma concentração maior do mineral na urina tendem a ter a pressão arterial mais baixa e um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares. O estudo ainda diz que a diminuição da pressão arterial aumenta a proteção cardiovascular.

2. Protege o sistema cardiovascular

A nutricionista Raissa Vianna, do Hospital Sírio-Libanês em Brasília, explicou que nutrientes do pinhão, como ômega-3 e ômega-6, auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. “O pinhão tem ácidos graxos linoleicos, que auxiliam na redução do colesterol“, afirmou.

Segundo a American Heart Association (AHA), o aumento da ingestão de ômega-3 ajuda na prevenção de diversas doenças do coração, como a insuficiência cardíaca recorrente, doença cardíaca coronária recorrente e morte cardíaca súbita em pacientes com DAC (doença arterial coronariana).

3. Contribui com o sistema digestivo e a saciedade

Devido à abundância de fibras, o pinhão previne a constipação e ajuda a regular o intestino. Além disso, também contribui com a saciedade.

“Outro aspecto importante é a alta quantidade fibras dietéticas que, por diminuir a velocidade de esvaziamento gástrico, promove saciedade”, explica o nutrólogo Ribas Filho.

4. Melhora o sistema imunológico

O pinhão tem vitamina C, que, segundo estudo publicado na Revista JRG de Estudos Acadêmicos, ajuda no sistema imunológico.

A pesquisa afirma que a vitamina tem potencial antioxidante (que é a diminuição de radicais livres que podem prejudicar nosso organismo) e efeito positivo no sistema imunitário. Isso faz com que seja indicada para prevenir doenças como a gripe.

5. Mais energia

A nutricionista Raissa também afirma que o pinhão é uma ótima fonte de energia.

“Mesmo sendo um alimento com alto teor calórico, a liberação de glicose para a célula ocorre de forma mais lenta, garantido que a energia esteja disponível por mais tempo“, explica à CNN.

Pode trazer riscos à saúde?

Caso não seja preparado da forma correta, na panela de pressão de 30 a 40 minutos com água e sal, Ribas Filho diz que o pinhão pode ser uma ameaça à saúde.

“O maior risco que o pinhão pode trazer é que, devido à umidade, pode estar presente uma grande quantidade de fungos e ser tóxico ao organismo humano”, afirma.

Embora o pinhão seja um alimento nutritivo, a nutricionista Alice também alerta para o consumo moderado. O teor calórico do alimento — cada 100 gramas de pinhão cozido tem 175 kcal, principalmente de carboidratos — pode contribuir para o ganho de peso.

Outra substância que pode causar problema é a pinhaina, encontrada no pinhão fresco. Quando consumidas em grandes quantidades ou cruas, resultam em desconforto gastrointestinal, náuseas e vômitos.

Os especialistas ouvidos pela CNN ainda dizem que portadores de sobrecarga renal devem ficar atentos à ingestão do pinhão. A semente tem grande concentração de potássio, um mineral que já é alto no sangue desses pacientes.

Como consumir o pinhão?

O pinhão é um alimento versátil e pode ser consumido de diversas maneiras, sendo a mais comum delas cozido em água com sal. A nutricionista Lara Natacci, coordenadora de comunicação da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban), afirma à CNN que o pinhão deve ser consumido em uma alimentação equilibrada.

“Se for consumido na refeição principal, pode ser a fonte de carboidrato, mas deve ser complementado com bastante verduras, legumes e proteínas, que seja vegetal ou animal; quando for um lanche, deve ser complementado com uma fruta e com algum outro alimento de fonte de proteína”, completa.

Fonte: CNN

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo