Conecte-se conosco

Destaque APP

TEMPO | PRIMAVERA COMEÇOU COM PREVISÃO DE CHUVA FORTE E ALERTA PARA INUNDAÇÃO NO RS

Publicado em

em

Uma nova frente fria trará chuva forte e alerta de inundações para o Rio Grande do Sul. Segundo a Climatempo, o primeiro dia de primavera, iniciada neste domingo (22), veio acompanhado por instabilidade nas regiões Sul e Campanha, quadro que deve se acentuar ao longo da semana.

A perspectiva de chuva intensa motivou a emissão de dois alertas, um meteorológico e outro hidrológico, pela Defesa Civil do RS neste sábado (21).

A previsão é de que chova até 300 milímetros sobre áreas da Campanha e do Sul do Estado, valor considerado alto. Em Bagé, por exemplo, a o acumulado médio costuma ser de 142 milímetros ao longo de setembro, e de 131 milímetros em Rio Grande.

➡️ Segunda (23) – Ainda de madrugada, devem ocorrer pancadas de chuva e temporais pontuais na Campanha, no Sul, na Costa Doce, na Região Metropolitana de Porto Alegre e nos Litorais Sul e Médio, com acumulados de 50 a 100 milímetros por dia e rajadas de vento de 40 a 75 km/h. A maior quantidade de água deve cair entre as regiões de Bagé, Chuí e Pelotas.

➡️ Terça (24) – A instabilidade deve estacionar sobre o Rio Grande do Sul e manter a chuva sobre boa parte do Centro-Sul gaúcho, em regiões como Oeste, Campanha e Sul. Há risco elevado de temporais, com chuvas de 60 a 110 milímetros por dia e rajadas de até 60 km/h. A temperatura não deve se elevar muito ao longo do dia.

➡️ Quarta (25) – A frente fria permanecerá estacionária, trazendo chuvas de 70 a 120 milímetros por dia na metade Sul e risco de temporais à tarde, com rajadas de 40 a 60 km/h.

➡️ Quinta (26) – A frente fria avançará sobre o Rio Grande do Sul, com chuvas moderadas a fortes no Norte, Nordeste, Serra, Litoral Norte, Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre, acumulando 30 a 70 milímetros por dia.

Com a chuva intensa, a Defesa Civil emitiu alerta hidrológico laranja – o segundo pior nível –, que indica risco de inundação para rios Quaraí, Ibirapuitã, Santa Maria, Negro, Piratini, Jaguarão e arroios do Sul. O cenário implica possibilidade de elevação em corpos hídricos, inundações e alagamentos em áreas urbanas.

Há, ainda, situação de alerta amarelo para as bacias da metade Sul, incluindo Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Camaquã, Mirim-São Gonçalo e Litoral Médio. O alerta indica risco de elevação de arroios e rios menores, com possíveis inundações e alagamentos urbanos em áreas com chuvas intensas.

Fonte: GZH

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo