Conecte-se conosco

Destaque APP

Urnas eletrônicas são revisadas antes do primeiro turno

Publicado em

em

Desde a semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) prepara as urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste domingo (6) no Rio Grande do Sul. Os aparelhos estão sendo revisados pelos cartórios eleitorais e, na sexta-feira (4), serão transportados até as zonas eleitorais.

A revisão faz parte das etapas de preparação das urnas eletrônicas. É neste momento que todos os aparelhos são ligados e os dados sobre data, hora, seção e zona eleitoral são checados. Segundo o TRE-RS, os cartórios eleitorais também ficam responsável por conferir a lacração das urnas antes de colocá-las nas caixas para transporte.

O TRE dispõe de 31 mil urnas eletrônicas no estado. Todas serão utilizadas, como urnas de seção ou como urnas de reserva, espalhadas estrategicamente para as corriqueiras substituições de equipamentos que venham a apresentar falha durante a votação. Dessas, 16% são dos modelos 2013 e 2015 e 84% são dos modelos 2020 e 2022.

Mais de 100 registros de candidaturas aguardam julgamento

A Justiça Eleitoral gaúcha ainda tem 128 processos de registro de candidaturas para serem julgados. Se não for possível o julgamento até esta sexta-feira, os candidatos poderão receber votos, porém, nestes casos, os registros de candidaturas deles serão considerados sub judice, o que indica que o processo ainda aguarda uma decisão definitiva da Justiça Eleitoral.

Passo a passo da votação

É sempre importante relembrar o passo a passo da votação. Primeiro é digitado o voto para vereador e, depois, para prefeito. É permitido levar à cabine de votação uma colinha.

Para vereador, são cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido político e os três seguintes são os que identificam o candidato. Caso queira votar somente na legenda, após informar o número do partido é só apertar o botão “CONFIRMA”.

Depois vem o voto para o candidato a prefeito, composto de dois dígitos. Confira as fotos, o número, os nomes do candidato e do vice e a sigla da legenda.

Se errar ao digitar o número na urna, basta apertar a tecla “CORRIGE” e reiniciar o voto, mas, se as informações estiverem corretas, é só clicar no botão “CONFIRMA”. Após o registro do último voto, aparecerá, na tela da urna, a palavra “FIM”.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

Foto: TRE-RS / Divulgação

MB Notícias

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo