Conecte-se conosco

Destaque APP

“Agora o sentimento é de recomeço. Em outubro faremos 50 anos de casados”, diz moradora de Porto Alegre

Publicado em

em

Léia de Fátima e Joel da Silva moram no bairro Humaitá, zona Norte de Porto Alegre, há 34 anos. Em outubro, eles celebrarão 50 anos de união matrimonial, porém, enfrentam agora o maior desafio de suas vidas: reconstruir tudo o que a enchente levou.

O casal relata que, assim como muitos de seus vizinhos, não esperava uma tragédia de tal proporção. Resistiram o máximo possível em deixar a residência, mas acabaram sendo convencidos e aceitaram o abrigo oferecido pelo filho, que reside próximo à Arena do Grêmio. Partiram levando apenas uma pequena quantidade de roupas, na expectativa de retornarem em breve.

Três dias depois tiveram que sair de barco da casa do filho. A região ficou totalmente alagada. Leila lembra que dias antes tinha falado que não tinha coragem de andar de barco.

Quase um mês depois do desastre, eles voltaram para conferir os danos. “O impacto foi muito grande. Tudo virado. A água invadiu nossa casa até uma altura de 1,50 metros”, revela Leila.

Na casa, praticamente vazia, os vestígios da enchente nas paredes quase já não são visíveis. Mas ficarão na lembrança, assim como todas as fotos que também foram perdidas.

Restou um sofá de madeira. E o casal ficou feliz em poder preservar o móvel que faz parte da história deles desde o início do casamento.

“Não deu pra aproveitar nada. Foi tudo fora. A geladeira e o fogão virados. Os móveis todos manchados. Eu trabalho com a venda de cosméticos. Tinha dois armários cheio de produtos. Foi tudo a baixo”, lamentou Leila.

Agora o casal espera a chegada de uma cama para poderem voltar à residência. Eles permanecem abrigados na casa de um dos cinco filhos.

“Com um colchão e um fogão acampamos aqui”, diz Joel.

Leila revela que ir todos os dias na casa para fazer a limpeza fica cansativo, além do gasto, e ela não vê a hora de poder estar em casa.

No pátio, entre as árvores frutíferas, eles colocaram as roupas para pegar sol. E aos poucos retiram a lama do que restou.

Apesar das perdas materiais, estão determinados a reconstruir.

“Agora o sentimento é de recomeço. Em outubro faremos 50 anos de casados”, disse emocionada.

Fonte: Correio do Povo Fotos: Pedro Piegas

Por Observador Regional

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo