Conecte-se conosco

Destaque APP

Aviso de Desligamento Programado – 20/07/23 – 13:30 / 15:00 – PANAMBI

Publicado em

em

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Os temporais já deixaram 13 mortos, 21 desaparecidos e 12 feridos e afetam mais de 100 cidade

Publicado em

em

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública nesta quarta-feira (1º) pelos “eventos climáticos de chuvas intensas”. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) já causaram 13 mortes, deixaram 21 desaparecidos e tiraram mais de 8 mil pessoas fora de casa. No total, 134 cidades sofreram algum tipo de prejuízo.

O decreto destaca que o Rio Grande do Sul é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III – caracterizados por danos e prejuízos elevados.

Com a entrada em vigor, fica decretado que órgãos e entidades da administração pública estadual prestarão apoio à população nas áreas afetadas. Acrescenta que poderá ser encaminhada solicitação semelhante por municípios, que serão avaliadas e homologadas pelo Estado.

O Decreto deve vigorará por 180 dias segundo o governo do Rio Grande do Sul.O governador do Rio Grande do Sul disse nesta quarta que o temporal que atinge a região desde segunda-feira (29) “será o maior desastre do estado”. Eduardo Leite (PSDB) comparou a situação com as tragédias de 2023, que mataram dezenas de pessoas, e admitiu a dificuldade de resgatar todas as pessoas afetadas.

A manifestação foi feita durante entrevista coletiva na sede da Defesa Civil, em Porto Alegre. Os temporais já deixaram 11 mortos, 21 desaparecidos e 11 feridos, segundo a Defesa Civil. O último boletim informou haver 4,4 mil desalojados e desabrigados no estado.

Uma 11ª vítima, uma adolescente de 17 anos, teve o corpo localizado pela Polícia Civil após um deslizamento de terra em Santa Maria, na Região Central do RS. A identidade dela não foi divulgada. A morte ainda não consta no balanço da Defesa Civil.

“Nós não teremos capacidade de fazer todos os resgates, porque está muito mais disperso nesse evento climático que a gente está vivenciando. E com dificuldades, porque ali as chuvas não cessam. O estado tem tido dificuldades para acessar as localidades”, disse Leite.

O governador pediu que as pessoas que vivem nas cidades afetadas saiam de casa, porque as forças de segurança não conseguem chegar a todos os locais para resgate.

O governo anunciou ainda a suspensão das aulas na rede pública estadual. A medida vale na quinta (2) e na sexta-feira (3) em escolas de todo o Rio Grande do Sul.

Ao todo, foram registrados problemas em 107 municípios, afetando 19.110 pessoas. A previsão do tempo alerta para risco de chuva por, pelo menos, mais 36 horas no RS.

Fonte: G1

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/02/rio-grande-do-sul-decreta-estado-de-calamidade-publica-por-conta-das-cheias.ghtml

Continue lendo

Destaque APP

Desentendimento entre vizinhos deixa homem ferido em Catuípe

Publicado em

em

A Brigada Militar atendeu uma ocorrência de disparo de arma de fogo na localidade de Lagoa Dos Patos, em Catuípe, onde o suspeito invadiu uma propriedade vizinha.

Durante o confronto, o acusado pegou uma espingarda cal. 28 no veículo e efetuou um disparo em direção à proprietária da casa, com a qual  já havia desavenças anteriores.

Após o fato, o acusado foi desarmado e agredido pelo morador com um pau. Ele ficou ferido e foi socorrido por um desconhecido, sendo encaminhado para o HCI, onde encontra-se internado em situação de saúde gravíssima.

As demais vítimas foram encaminhadas ao Pronto Atendimento para exame de lesões e posteriormente a Delegacia de Polícia de Ijuí para registro.

Fonte: Com informações da BM de Catuípe e Rádio Progresso de Ijuí

https://www.observadorregional.com.br/desentendimento-entre-vizinhos-deixa-homem-ferido-em-catuipe

Continue lendo

Destaque APP

Adolescente é encontrada morta após deslizamento de terra em Santa Maria; mãe está desaparecida

Publicado em

em

Rio Grande do Sul já registra 11 mortes por causa dos temporais que atingem o estado desde segunda-feira (29). Casa em que adolescente estava foi atingida por uma pedra. Pai e irmão dela foram resgatados.

A Polícia Civil localizou o corpo de uma adolescente de 17 anos que havia desaparecido após um deslizamento de terra em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, na quarta-feira (1º). A mãe dela, que também desapareceu, ainda não foi encontrada. As identidades delas não foram divulgadas.

De acordo com a Polícia Civil, a adolescente, a mãe, o pai e o irmão estavam dentro de casa quando o imóvel foi atingido por uma pedra que caiu a partir de um morro no bairro Itararé.

O pai e o irmão da adolescente foram resgatados e encaminhados para atendimento médico.

O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas pela mãe da adolescente na quarta durante a noite por conta da dificuldade de visibilidade e da instabilidade climática. Elas devem ser retomadas nesta quinta-feira (2).

Santa Maria é a cidade em que houve o maior volume de chuva em todo o estado nos últimos dias. Foram 436,2 milímetros, o triplo do normal para um mês, que é de 140 milímetros, aproximadamente, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Mortes por causa do temporal

A morte mais recente em Santa Maria não havia sido contabilizada pela Defesa Civil estadual até a divulgação do último boletim do governo do estado.

Com essa morte, o número de óbitos consequência dos temporais que atingem o RS desde segunda-feira (29) chega a 11. No total, são 22 desaparecidos. Mais de 100 cidades registram algum tipo de prejuízo, tirando 4,4 mil pessoas de casa.

Fonte: G1

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/02/adolescente-e-encontrada-morta-apos-deslizamento-de-terra-em-santa-maria-mae-esta-desaparecida.ghtml

Continue lendo
Sair da versão mobile