Conecte-se conosco

Agricultura

Condutores de máquinas agrícolas agora devem portar registro

Publicado em

em

Desde  dia 1º de outubro, os condutores de tratores ou máquinas agrícolas fabricados antes de 2016 deverão estar com o Registro Oficial de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro) quando forem se locomover ou estacionar em via pública. A obrigação, que entra em vigor neste mês, foi estabelecida por meio do Decreto 11.014/2022, publicado pelo governo federal em maio desse ano.

O Renagro garante a propriedade do veículo e dá mais segurança na comercialização, além de facilitar a rastreabilidade e a fiscalização para coibir furtos e roubos. Cada documento contém um código específico e traz informações básicas sobre a máquina e o proprietário e tem validade em todo o território nacional.

A solicitação é realizada de forma online e a emissão é feita sem custos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O proprietário deverá enviar a nota fiscal e uma gravação do código do chassi sem indícios de adulteração. Importadores, fabricantes e concessionários são responsáveis por pré-cadastrar as máquinas.

Embora o Renagro seja similar ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), emitido para os demais veículos, ele não prevê emplacamento. Os proprietários também são isentos do licenciamento anual e do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para as máquinas fabricadas antes de 2016 ou que não transitem em via pública, a emissão do documento é facultativa.

Fonte:Observador Regional

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agricultura

Homem é preso em flagrante por abigeato em São Pedro do Sul

Publicado em

em

No inicio da madrugada desta terça-feira (5) policiais da Brigada Militar de São Pedro do Sul prenderam um homem em flagrante por crime de abigeato. De acordo com informações obtidas pela reportagem, a BM foi acionada via fone 190 de que havia movimentação suspeita em uma propriedade rural na localidade de Inhamandá, interior do município.

Ao fazer as buscas no campo, a guarnição visualizou entre quatro ou cinco pessoas carregando volumes nas costas. Ao fazer a abordagem, os suspeitos abandonaram os sacos que carregavam e fugiram em direção a cidade. Foi pedido apoio a outra viatura e um dos suspeitos foi preso. Ele foi levado a Delegacia de Polícia, onde foi ouvido e após conduzido ao presídio. Informações detalhadas sobre a ocorrência estaremos divulgando nas próximas horas.

Fonte: Gazeta Hoje

Por : Olho vivo Sta Maria

Continue lendo

Agricultura

Vamos falar de inovação na irrigação?

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 29 de fevereiro, a convite do Governo do Estado do RS, a Cotripal participou do lançamento da etapa 2 do Programa de Irrigação do Estado, que integra as ações do Supera Estiagem, com o objetivo de fomentar e desenvolver a irrigação no estado do Rio Grande do Sul.

A meta é aumentar a área irrigada em 100 mil hectares, um incremento de 33% das principais culturas de sequeiro, como milho e soja – elevando a produtividade das culturas e se aproximando da autossuficiência dos grãos. O subsídio a ser alcançado ao produtor é 20% do valor do sistema de irrigação a um teto de R$ 100 mil.

COTRIPAL NA VANGUARDA

Na oportunidade, a Cotripal apresentou ao Governo do Estado o seu Projeto de Irrigação – o primeiro desenvolvido por cooperativas gaúchas visando proporcionar essa ferramenta dentro das propriedades dos associados.

“Buscamos, como meta, aproximar as políticas do Governo do Estado aos interesses deste projeto, voltado para desenvolver e beneficiar o nosso produtor, visando aumentar a rentabilidade da sua propriedade, mitigando os efeitos das estiagens. Isso gera desenvolvimento e traz segurança para a cultura implantada pelo nosso associado, promovendo a sustentabilidade das propriedades”, destaca o vice-presidente Tiago Sartori.

➡️ O Projeto de Irrigação da Cotripal é acessível a todos os tamanhos de propriedade. E para isso, conta com o apoio de da indústria Fockink e entidades como a Emater/RS buscando, juntos, possibilitar e viabilizar o sistema para os produtores que disponham do recurso hídrico.

Fonte:Cotripal Panambi RS

SB Comunicações

Continue lendo

Agricultura

Para os produtores que plantam o futuro, a partir de hoje (04) todos os caminhos trazem à cidade de Não-Me-Toque, onde ocorre mais uma Expodireto Cotrijal.

Publicado em

em

Em sua 24ª edição, a exposição busca reunir agricultores, pecuaristas, autoridades, pesquisadores e imprensa até a próxima sexta-feira, dia 8 de março.

Com o tema “Lugar de quem planta o futuro’’, a Expodireto Cotrijal se posiciona como o segundo lar daqueles que se dedicam aos negócios da terra, produtores e produtoras que não desistem diante dos desafios, sejam eles climáticos ou de mercado.

Por Uirapuru

Continue lendo