Conecte-se conosco

Destaque APP

Eduardo Leite e Gabriel Souza tomam posse em sessão solene na Assembleia Legislativa

Publicado em

em

Sessão solene na manhã deste domingo (1º) marcou a posse e compromisso constitucional do governador Eduardo Leite e do vice Gabriel Souza. A cerimônia, comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), reuniu autoridades que lotaram o Plenário 20 de setembro e suas galerias. No Teatro Dante Barone, familiares, amigos e partidários acompanharam o ato por meio de um telão.

Cumprindo o protocolo oficial, imediatamente após a abertura da sessão, Valdeci Oliveira suspendeu os trabalhos para que líderes de bancada se deslocassem até a sala da Presidência, de onde retornaram com o futuro governador e seu vice. A posse do chefe do Executivo é uma atribuição exclusiva do Parlamento gaúcho, prevista na Constituição Estadual.

Em seu discurso, Valdeci falou sobre democracia, entendimento e diálogo e condenou a violência política. “Hoje, aqui no Farroupilha, estamos promovendo a celebração da liberdade, do reconhecimento mútuo, do entendimento de que o oponente não é um inimigo a ser debelado. Estamos de forma coletiva e pluripartidária afirmando, em alto e bom som, que o diálogo é ainda o melhor caminho a ser trilhado”, apontou.

O presidente do Parlamento disse que o ato de posse simboliza o entendimento de que o voto de “cada homem e de cada mulher precisa ser garantido e respeitado”, pois foi registrado por um  sistema “fiscalizável e acompanhado de perto por inúmeras entidades, incluindo partidos políticos”. Ele ressaltou também que  não há porto seguro para a vida em sociedade sem a prática da concertação e da convivência política, e sem a existência de mesas de negociação, nas quais os embates de ideias e projetos são positivos.

Valdeci defendeu ainda o imperativo de o Brasil afastar a violência e o ódio de seus espaços públicos. “As disputas políticas são bem-vindas, mas fora da esfera do ódio. Ódio e política não combinam, não funcionam e não produzem avanços”, alertou. 

Por fim, ele afirmou que o Parlamento, “como ente autônomo, fiscalizador e independente”, estará à disposição do governador para discutir, negociar e construir soluções”. Além disso, manifestou a crença de que o governador do Rio Grande do Sul e o presidente Lula manterão uma relação republicana, independentemente de questões partidárias. “A ponte Porto Alegre-Brasília e Brasília-Porto Alegre é fundamental para que muitas políticas públicas decisivas para a população saiam do papel”, salientou.

Cinco compromissos

Primeiro governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite assume o segundo governo empenhado em converter o capital político construído na primeira gestão e no processo eleitoral em ações efetivas para “conduzir o RS ao futuro”.  Em seu discurso na tribuna da Assembleia após tomar posse, ele repetiu os cinco compromissos que assumiu durante a campanha, enfatizando que não há tempo perder diante da urgência dos desafios que tem pela frente.

Melhorar a qualidade da educação, tornar o RS polo nacional de saúde, combater a pobreza, especialmente, a infantil, promover o desenvolvimento econômico e alinhar o estado ao que buscam os jovens, estimulando a criatividade e a inovação, foram os pontos elencados por Leite. Às diretrizes assumidas no pleito, acrescentou “compromissos civilizatórios”, que se expressam no respeito à diversidade em todos os seus aspectos.  Ele ressaltou que cumprir os cinco pontos só será possível mantendo o equilíbrio das contas públicas e sustentou que é falsa a contradição entre fiscal e social. “Não há vitória social, sem êxito fiscal”, sintetizou.

Leite criticou o negacionismo, o descaso com a ciência, a violência política e a polarização que, em sua visão, prejudica o país e distrai a cidadania de problemas reais. Sobre a relação com o governo Lula, disse que pretende estabelecer um processo de diálogo saudável e de respeito federativo. “Atendemos o mesmo povo no RS. Podemos divergir em vários aspectos, mas nossas ações precisam convergir. Não esperem de meu governo subserviência e nem sublevação”, anunciou.

Citando o clima acirrado que prevaleceu na campanha, Leite afirmou que a democracia no Brasil foi ameaçada, mas que no momento em que os eleitos assumem no país inteiro, “os não eleitos devem se organizar pela política e aguardar as próximas eleições”.

Logo após o encerramento da sessão solene, as autoridades dirigiram-se ao Palácio Piratini para a cerimônia de transmissão de cargo e posse do secretariado.

Comparação da operação do feriado de ano novo de 2022 (30/12/21 a 02/01/22) com o de 2023 (30/12/22 a 01/01/23):

  • Veículos fiscalizados: 4.656 – 4.581;
  • Testes de alcoolemia (bafômetro): 2.765 – 3.274;
  • Autuações: 2.222 – 2.334;
  • Autuações por ultrapassagens indevidas: 251 – 260;
  • Autuações envolvendo alcoolemia ao volante: 105 – 217;
  • Acidentes: 43 – 40;
  • Pessoas feridas: 68 – 23;
  • Pessoas mortas: 1 – 3;
  • Pessoas presas: 27 – 14.
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Corpo é localizado na BR-101 com celular e documento de identidade de mulher desaparecida em Torres

Publicado em

em

A carteira de identidade de Tayna da Silva Rosa, 27 anos, e um celular foram encontrados no bolso da calça de um corpo encontrado nas proximidades da BR-101 na manhã desta quinta-feira (22), em Torres, no Litoral Norte. A Polícia Civil afirma que a vestimenta também é parecida com a que Tayna usava quando foi vista pela última vez, em 2 de fevereiro, mas que é necessário exame de DNA para confirmar a sua identidade.

“Embora todos os indícios nos levam a crer ser o corpo e da Tayna, será realizado o DNA do corpo para confirmação” cita trecho de nota divulgada pela Polícia Civil.

Tayná foi vista pela última vez por volta de 8h30min da manhã do dia 2, quando passava em frente a um posto de combustíveis localizado na Vila São João, em Torres. O local fica a cerca de dois quilômetros da casa onde ela vivia com o marido e os filhos há três meses.

A principal hipótese da Polícia Civil para o caso é de suicídio.

Procure ajuda

Caso você esteja enfrentando alguma situação de sofrimento intenso ou pensando em cometer suicídio, pode buscar ajuda para superar este momento de dor. Lembre-se de que o desamparo e a desesperança são condições que podem ser modificadas e que outras pessoas já enfrentaram circunstâncias semelhantes.

Se não estiver confortável em falar sobre o que sente com alguém de seu círculo próximo, o Centro de Valorização da Vida (CVV) presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O CVV (cvv.org.br) conta com mais de 4 mil voluntários e atende mais de 3 milhões de pessoas anualmente. O serviço funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados), pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil (confira os endereços neste link).

Você também pode buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no telefone 192, ou em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Estado. A lista com os endereços dos CAPS do Rio Grande do Sul está neste link.

Fonte: Gaúcha ZH

Continue lendo

Destaque APP

Manhã de sexta começa com acidente entre três caminhões

Publicado em

em

No início da manhã desta sexta-feira (23), três caminhões se envolveram em um acidente do tipo frontal na ERS-324, entre Casca e Paraí. O sinistro deixou cinco feridos e nenhum óbito, mas um envolvido ficou preso entre as ferragens.

Um dos caminhões transportava rações.

Os Bombeiros atenderam a ocorrência enquanto o Comando Rodoviário de Casca segue no local orientando o trânsito, que se encontra em meia pista.

Planalto News

Continue lendo

Destaque APP

SANTA MARIA | HOMEM É EXECUTADO A TIROS NA REGIÃO OESTE

Publicado em

em

A Brigada Militar (BM) foi acionada via ciosp para atender uma ocorrência de homicídio por disparos de arma de fogo no bairro Nova Santa Marta. Ao chegar na rua dos Pedreiros foi verificado que a vítima, identificada como Alan Rezes Cezar de 45 anos, estava aparentemente em óbito, caído dentro de casa, em uma peça nos fundos.

Foi realizado contato com o filho da vítima, e este relatou que estavam dentro de casa e escutaram alguém chamar, do portão, o irmão dele. Que então a vítima saiu para verificar, conversou com a pessoa, e quando a vítima estava retornando para a casa, ouviram os disparos de arma de fogo, e viu o pai passar correndo para dentro de casa. A testemunha foi até a vizinha para pedir socorro. Foi acionada o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que compareceu ao local e constatou o óbito, apresentando lesões no ombro, peito, costas e na coxa.

A BM isolou o local e foi acionada o Instituto Geral de Perícias (IGP), que compareceu ao local, bem como comunicada a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP).

Ninguém foi preso e o caso vai ser investigado. Santa Maria registra o 16° homicídio.

Santa Maria News

Continue lendo