Destaque APP
Egito investe mais de R$ 245 bilhões para construir cidade e ser sede dos Jogos Olímpicos de 2036
Projeto desenvolvido por uma empresa chinesa pode ajudar o país a se tornar o primeiro do continente africano a sediar o evento.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 ainda não começaram, e o Egito já está pensando em ser sede do evento esportivo em 2036. Por mais que o país africano não tenha lançado a candidatura oficial, o governo está preparado para investir cerca de 40 bilhões de libras (aproximadamente R$ 245,4 bilhões na atual cotação) para a construção de uma cidade voltada para o esporte. As obras iniciaram em 2015 e são acompanhadas constantemente pelo presidente Abdel Fattah el-Sisi.
Segundo o jornal britânico “The Sun”, a possível futura cidade olímpica fica localizada na nova capital administrativa do Egito, que ainda não tem nome definido. A área de mais de 2 milhões de m² fica a aproximadamente 48 quilômetros da capital Cairo.
O país está investindo em tecnologia de ponta para poder receber os esperados 6,5 milhões de espectadores. Uma das arenas que deve receber as competições já está pronta, é coberta e tem capacidade para 7.500 pessoas. O espaço foi usado em 2021 para os jogos do Mundial de Handebol.
Uma empresa da China foi contratada para desenvolver o projeto. Além da arena coberta, é esperado que o espaço conte com um ginásio coberto para cerca de 15 mil pessoas, estádio de futebol, quadras de tênis, local para esportes aquáticos e complexos de equitação e tiro.
O Estádio Olímpico deve ter capacidade para 90 mil pessoas e as obras devem ser concluídas até o fim de setembro, período que marca o final do verão europeu.
Além dos espaços esportivos, o Egito quer investir em hotéis de luxo para os torcedores se hospedarem, bem como um hospital de medicina desportiva, teatro ao ar livre, centro comercial, escritórios e parques infantis.
O primeiro-ministro egípcio, Ashraf Sobhy, estaria confiante de que a nova cidade faria dos Jogos Olímpicos de 2036 um sucesso. Caso o local seja escolhido, o Egito seria o primeiro país africano a sediar o evento. Para as competições em 2004, a Cidade do Cabo perdeu para Atenas e, quatro anos mais tarde, em 2008, Cairo perdeu para Pequim.
Atualmente, o COI (Comitê Internacional Olímpico) conta com três candidaturas oficias de países que desejam sediar os Jogos de 2036. Nusantara, na Indonésia, Istambul, na Turquia, e uma multi-candidatura de cidades no México são os lugares que concorrem na escolha. Países como Canadá, Catar, China, Dinamarca, Hungria, Índia e Itália estariam interessados em disputar a sede olímpica. O COI já determinou que a escolha será anunciada depois de 2025.
As próximas Olimpíadas acontecem em Paris, na França, no ano que vem. Quatro anos mais tarde, em 2028, Los Angeles, nos Estados Unidos, recebe os atletas. Em 2032, será a vez de Brisbane, na Austrália, sediar o evento.
Fonte: R7
Destaque APP
Fiscalização do MPRS apreende 373 quilos de alimentos impróprios para consumo no RS
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) fiscalizou quatro estabelecimentos de venda de alimentos no município de Brochier, no Vale do Caí, nesta quinta-feira, 10 de outubro. A operação apreendeu 373 quilos de alimentos impróprios para consumo, principalmente, carne, ovos e produtos de origem animal. Também flagrou a produção clandestina de embutidos nos estabelecimentos.
Os dois mercados, o açougue e o restaurante tinham irregularidades, como produtos vencidos, sem procedência, armazenados de forma inadequada e alguns comercializados sem inspeção sanitária. Todos foram autuados.
A ação de fiscalização foi realizada pelo promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, juntamente com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) e Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (DECON).
Fonte e fotos MPRS
Destaque APP
PRF prende mulher com mais de 30 kg de cocaína, em Vacaria
Na tarde de quinta-feira, dia 10, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu uma mulher, 28 anos, transportando 30,4 quilos de cocaína no interior de uma caminhonete com placas de Florianópolis/SC.
Durante operação de combate ao crime, na BR-116 em Vacaria, os policiais rodoviários federais deram ordem de parada à motorista de uma Montana que estava vindo de Santa Catarina.
Após uma inspeção minuciosa, os PRFs localizaram diversos tabletes da droga escondidos no interior da lataria da caminhonete, totalizando mais de 30 quilos.
A traficante não tinha habilitação e possuía antecedentes criminais por ameaça. Ela foi presa e encaminhada para a Polícia Civil em Vacaria juntamente com a droga apreendida.
Fonte e foto PRF
Destaque APP
Sexta-feira terá chuva e risco de temporal no RS
Na sexta-feira (11), a instabilidade estará presente em todas as áreas do Rio Grande do Sul. Há chance para temporais e volumes expressivos em áreas do Norte, Região Central, Região Metropolitana e no Litoral.
A chuva deve se concentrar entre a madrugada e o início da manhã. Durante a tarde, a instabilidade deve se concentrar sobre a Região Leste e a Serra, com condições para chuva forte ao longo do dia. Isso ocorre por conta de uma área de baixa pressão que se desloca sobre o Estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestade que abrangem todo o território gaúcho. Com grau de severidade de “Perigo Potencial” e “Perigo”, os avisos destacam risco de tempestade, vento intenso e queda de granizo principalmente em áreas do Norte, Noroeste, Serra, Vales e Região Metropolitana. Há risco também de rajadas de vento de até 100km/h. Os alertas são válidos até sexta-feira, às 12h e 10h, respectivamente.
No fim de semana, a instabilidade se afasta do RS e o sol retorna com algumas variações de nuvens. No sábado (12), haverá tempo firme e a circulação do ar impede um aumento significativo na temperatura. Já no domingo (13), tempo firme.
Foto: Duda Fortes / Agencia RBS
Fonte: GZH
Por: Rádio Blau Nunes