Conecte-se conosco

Destaque APP

Em áudio vazado, ministro do TCU fala em “movimento forte nas casernas” e “conflito social” no país

Publicado em

em

Em áudio vazado no qual faz comentários sobre a situação política do Brasil, o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), afirma que há um “movimento muito forte nas casernas” e prevê um “desenlace bastante forte” no país nos próximos dias. Procurado pela coluna, Nardes disse que a manifestação foi feita “para um pequeno grupo”, mas não quis responder sobre o teor da gravação.

— Está acontecendo um movimento muito forte nas casernas. Acho que é questão de horas, dias, no máximo uma semana ou duas, talvez menos que isso, que vai acontecer um desenlace bastante forte na nação. Imprevisíveis, imprevisíveis… —diz o ministro no áudio, que começou a circular neste final de semana.

Na fala de aproximadamente oito minutos, Nardes se refere a um interlocutor como “Sartori”, ligado ao agronegócio, e faz referência à manifestação de um caminhoneiro de Sinop (MT). Não é possível confirmar quando a mensagem foi enviada.

— A fala desse cidadão (caminhoneiro) é para despertar o produtor rural também, porque não adianta só o caminhoneiro trabalhar. Vamos perder? Sim, vamos perder alguma coisa, mas a situação para o futuro da nação poderá se desencadear de forma positiva, apesar desse principal conflito que deveremos ter nos próximos dias ou nas próximas horas — continua Nardes.

O ministro do TCU diz ainda que conversou longamente com o “time do Bolsonaro” durante a semana e relata que o presidente está debilitado por um ferimento na perna, causado por uma doença de pele.

— Mas tem esperança ainda de poder se recuperar e melhorar sua situação física e certamente terá condições de enfrentar o que vai acontecer no país. Se vai haver alguma mudança em relação a isso, só que haja uma capitulação por parte de alguns integrantes importantes, dirigentes… que tudo se sente que vai para um conflito social na nação brasileira.

Na sequência, Nardes lembrou que, em 2015, foi o relator do processo que reprovou as contas do ano anterior do governo Dilma Rousseff em razão das pedaladas fiscais, motivo utilizado para justificar o impeachment da então presidente. O magistrado diz que é necessário “acordar o Brasil” e “ter fé e crença” como naquele episódio.

— Imagina eles com mais quatro anos de governo o que vai acontecer na nação… não sei, vai depender de a sociedade se reerguer, retomar a sua força, saber da sua força. A sociedade sabe da sua força, mas não tinha despertado. Hoje estamos despertos. Esperamos poder avaliar melhor a nação. Como magistrado, procuro olhar a árvore e a floresta. A floresta, se não forem tomadas medidas bastante fortes, está indo para um processo de ser incendiada aos poucos.

Procurado na tarde deste domingo, Augusto Nardes recusou-se a responder sobre o conteúdo alegando não conhecer o jornalista que o contatou.

— Eu não tenho nada identificado aqui, só um número solto. Não posso me manifestar com alguém que não sei quem é — disse o ministro, solicitando que as perguntas fossem encaminhadas por escrito, via Tribunal de Contas, na segunda-feira.

Logo depois, porém, Nardes afirmou que expressou seu pensamento “em um pequeno grupo”, mas disse que não responderia perguntas sobre o teor do áudio por telefone.

— Aquilo eu expressei em um pequeno grupo, inclusive foi apagado. Não estamos vivendo em uma ditadura em que as pessoas não podem se manifestar, fazer análises, enfim — disse Nardes, antes de desligar o telefone.

A coluna encaminhou perguntas ao ministro por meio da assessoria de imprensa do Tribunal de Contas da União e aguarda o retorno.

Durante a tarde, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) anunciou que vai protocolar um pedido de convocação de Nardes para que ele explique o teor do áudio que, para o parlamentar, o envolve em “conspiração golpista”.

Ex-deputado estadual e federal pelo PP do Rio Grande do Sul, Augusto Nardes foi indicado ao Tribunal de Contas em 2005 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte:Observador Regional

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Aos 79 anos, idosa já conheceu todos os países do mundo

Publicado em

em

Aos 79 anos, essa idosa tem história para contar: ela já conheceu todos os 199 países do mundo! A primeira viagem foi um intercâmbio para os Estados Unidos aos 23 anos, depois disso, ela nunca mais parou!

O intercâmbio nos EUA se transformou em um tour por todo o país e o desejo de viajar só aumentava. Um país era pouco para a pequena filipina, Luisa Yu. A paixão pelas viagens era tanta que, depois de trabalhar na área de tecnologia médica, ela abraçou uma outra profissão.

Luisa se tornou agente de viagens e com o novo trabalho, acabou tendo mais flexibilidade para viajar. E, apesar da idade, ela não tem medo de nada! “Mesmo que [alguns lugares fossem considerados]perigosos, eu disse: ‘Acho que posso fazer isso. Quero ver esses lugares [com] meus próprios olhos porque muita história e cultura aconteceu lá”, disse a mulher.

Quando era pequena, Luisa assistiu um filme no cinema. Era o pontapé inicial que precisava para rodar o mundo.

“Quando fui ao cinema, vi esse lindo cenário sobre a paisagem, a natureza, os rios, as montanhas, e isso me fascinou”, explica.

E a partir daí, ela estava destinada, queria conhecer outros lugares para além daquele que ela nasceu.

“É por isso que sempre pensei que um dia irei a esses lugares e viajarei”, conta.

O intercâmbio nos EUA veio com 21 anos.

Lá, como seu visto não permitia ela sair do país, decidiu fazer um tour pela terra do Tio Sam.

“Então decide pegar um ônibus Greyhound [empresa rodoviária norte-americana] e fazer um tour pelos Estados Unidos”.

E em 50 décadas ela conseguiu visitar os 193 países.

Ela visitou países como Irã, Itália, Tailândia, Líbia e muito mais.

Para ela, o melhor das viagens foram as recordações.

“Vi muitas coisas de pessoas diferentes, de suas vidas e de suas culturas – aprendi muito”, explicou.

E ela incentiva todos a fazerem o mesmo! “Eu sempre digo: ‘Não tenham medo, saiam, viagem. Não espera por ninguém porque se a oportunidade surgir, isso pode nunca mais acontecer”.

Para o último país, uma festa foi marcada pelos seus amigos.

Luisa completou a meta em 9 de novembro de 2023.

O último país era a Sérvia e seus amigos a convenceram de esperar para todos visitarem juntos!

“Eles disseram: ‘Você terá que vir para a Sérvia porque estaremos voando. Também somos muito próximos e vamos celebrar o seu último país”, contou.

Quando ela chegou no destino, eles organizaram uma comemoração incrível. Com direito a decoração com objetos de vários países, visitas e até mesmo uma placa.

Fonte: Observador Regional

Por: Só Notícia Boa com informações de Good Morning America.

Fotos: Luisa Yu

Continue lendo

Cultura

Secretaria da Educação disponibiliza capacitação e acesso à plataforma Canva para professores da Rede Estadual

Publicado em

em

Para contribuir com a inovação em sala de aula e propor práticas pedagógicas diferenciadas a partir de ilustrações e artes gráficas para os estudantes da Rede Estadual, a Secretaria da Educação (Seduc) disponibilizou para os professores, por meio do domínio @educar (diretamente no Site do Portal Educação), um curso de capacitação com quatro aulas e acesso à versão educacional do Canva.

Link para acessar o Portal Educação

As aulas tem duração entre 30 e 40 minutos e possui tópicos como: Conhecendo o Canva for Education; Criação de Design; Explorando os templates; e Formas de Utilizar o Canva for Education. Cada aula possui uma apresentação de slides e um vídeo explicativo com professores.

A iniciativa visa incrementar o uso pedagógico de novas ferramentas tecnológicas e, ao mesmo tempo, qualificar os docentes que já pertencem à rede e os novos, com a utilização de métodos inovadores, criativos e que chamem a atenção do aluno para as atividades em sala de aula.

Canva

O Canva é uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais. Está disponível online e em dispositivos móveis e integra milhões de imagens, fontes, modelos e ilustrações. Os usuários podem escolher entre muitos modelos projetados por profissionais, editar os designs e fazer upload de suas próprias fotos através de uma interface inovadora.

Continue lendo

Destaque APP

Mãe e filha venezuelanas são encontradas mortas debaixo da cama

Publicado em

em

Duas mulheres, mãe e filha, foram encontradas mortas debaixo da cama, em casa, no bairro Petrópolis, em Joinville, na noite desta segunda-feira (4). As vítimas, ambas venezuelanas, tinham 43 e 59 anos e foram localizadas enroladas em um cobertor. O caso está sendo investigado como feminicídio.

De acordo com informações da Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 19h45 na rua Salvador Gomes de Oliveira. O principal suspeito do crime é um homem de 46 anos, também venezuelano e companheiro de uma das vítimas. 

Ele foi visto saindo do local pouco tempo antes das vítimas serem encontradas e ainda não foi localizado pela polícia.A motivação do crime ainda é desconhecida, e as identidades das vítimas não foram divulgadas pelas autoridades. A polícia continua as investigações para esclarecer as circunstâncias do ocorrido e capturar o suspeito.

Fonte: Jornal Razão

Continue lendo