Conecte-se conosco

Destaque APP

‘Livro sobrevivente’: editora cria selo para edições salvas de alagamento em depósito durante a enchente de Porto Alegre

Publicado em

em

Livros que conseguiram escapar da inundação que atingiu o depósito da Editora Hipotética, no bairro Navegantes de Porto Alegre, ficarão marcados como sobreviventes por um selo adesivo, criado pela equipe: cada exemplar é um “Livro Sobrevivente da Grande Enchente Porto Alegre 2024”.

A editora independente foi fundada em 2022, especializada em quadrinhos e livros de música. Boa parte do catálogo é publicado com financiamento coletivo. Durante a enchente, perdeu quase metade do estoque: dos 3,1 mil livros, 1,5 mil ficaram submersos por cerca de 20 dias.

Ao conseguir acessar o local pela primeira vez, o editor Fabiano Denardin, sócio da editora, encontrou os livros destruídos, mas também constatou que boa parte havia escapado.

“Por sorte, tínhamos exemplares guardados fora do depósito, mas a perda foi grande”, diz Fabiano.

Alguns títulos, como “Aloha”, da quadrinista uruguaia Maco, tiveram todas as unidades destruídas no depósito. Cópias guardadas na casa da outra sócia da editora, Iriz Medeiros, ganharão o selo.

Os livros resgatados foram revisados e limpos, e com isso, a editora iniciou a campanha para a venda dos 1,6 mil exemplares salvos, com o selo que identifica que aquele livro passou pela enchente, mas foi recuperado.

Prejuízos no setor livreiro

Pelo menos 25 editoras do estado foram afetadas pelas enchentes, com uma estimativa de 50 mil exemplares perdidos, segundo o Clube dos Editores do RS.

“É uma perda da história dessas empresas, de fotos antigas, contratos, primeiras edições dos livros que foram produzidos ao longo dos anos. Tudo perdido”, afirma João Xavier, presidente da entidade.

Apenas em Porto Alegre, duas editoras, por exemplo, somam cerca de 25 mil livros perdidos.

Fundada em 1974 por Ivan Pinheiro Machado e Paulo de Almeida Lima, a L&PM perdeu 10 mil exemplares com a cheia.

Fonte: G1 -RS

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo