Conecte-se conosco

Destaque APP

Caso Rafael: Júri acontecerá em janeiro, no Foro de Planalto

Publicado em

em

O júri de Alexandra Salete Dougokenski, acusada de matar o filho, Rafael Winques, em maio de 2020, foi antecipado para o dia 16/01/23, a partir das 9h, no Salão do Júri da Comarca de Planalto.

Alexandra, que está presa, responde pelos crimes de homicídio qualificado (motivo torpe, motivo fútil, asfixia, dissimulação e recurso que dificultou a defesa), ocultação de cadáver, falsidade ideológica e fraude processual.

O sorteio dos jurados será no dia 09/12/22, às 10h30min, no Foro local.

Nova data e local

Após ter sido dissolvido o júri, em 21/03/22, depois que a bancada de defesa da ré abandonou o plenário, um novo julgamento foi marcado, inicialmente, para ocorrer em 24/04/23, na casa de eventos NIX, em Planalto. A Juíza de Direito Marilene Parizotto Campagna, titular da Vara Judicial da Comarca, explica que a alteração se dá em razão de o processo estar pronto para julgamento desde abril de 2021 e que, mesmo em se tratando de um caso de repercussão nacional, deve primar pelos princípios da eficiência, da economicidade e da publicidade.

Além disso, favorece questões de logística e de segurança. “Destaca-se que durante o mês de setembro de 2022 foram retomados os júris na Comarca de Planalto, o que demonstrou haver possibilidade de realização da sessão de julgamento no salão do júri, embora o reduzido espaço, desde que o caso seja tratado como qualquer outro”.

Imprensa

Haverá transmissão do julgamento pelo canal do TJRS no YouTube. Devido ao espaço físico limitado, além dos membros da acusação e da defesa, poderão acompanhar o julgamento em plenário apenas familiares (da vítima e da acusada) e os profissionais de imprensa do TJRS.

Os veículos de comunicação terão acesso a uma sala de apoio no Foro de Planalto, onde poderão ficar durante o julgamento. Foram reservadas 15 vagas.

As equipes deverão se credenciar junto à Direção de Comunicação (DICOM) do TJRS, de 06 a 15/12/22, através do e-mail [email protected]. É preciso informar os nomes completos dos profissionais que serão enviados para a cobertura. A entrega das credenciais será realizada no primeiro dia de julgamento, antes do início da sessão.

Cinegrafistas e fotógrafos poderão ingressar no salão para fazer os seus registros no início de cada oitiva, pelo tempo de 5 minutos.

Júri

Serão ouvidas em plenário 11 testemunhas, entre as arroladas por acusação e defesa. As que não residem na Comarca (3 no total) irão depor por videoconferência.

Também foi deferida a acareação de Rodrigo Winques com Alexandra Dougokenski. O pai de Rafael, que figura no processo como assistente de acusação, deverá permanecer incomunicável até o interrogatório da ré. A acareação é um procedimento previsto no Código de Processo Penal (art.229), cuja finalidade é a apuração da verdade, por meio do confronto entre partes, testemunhas ou outros participantes de processo judicial, quando houver divergência nas suas declarações. Ambos poderão ficar calados se assim desejarem.

O tempo destinado ao Ministério Público e à banca de Advogados que representam Alexandra será de duas horas e meia para cada. E de duas horas para a réplica e outro tanto para a tréplica, conforme ajustado pelas partes.

Texto: Janine Souza / Diretora de Imprensa: Rafaela Souza | [email protected]

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Adolescente é encontrada morta após deslizamento de terra em Santa Maria; mãe está desaparecida

Publicado em

em

Rio Grande do Sul já registra 11 mortes por causa dos temporais que atingem o estado desde segunda-feira (29). Casa em que adolescente estava foi atingida por uma pedra. Pai e irmão dela foram resgatados.

A Polícia Civil localizou o corpo de uma adolescente de 17 anos que havia desaparecido após um deslizamento de terra em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, na quarta-feira (1º). A mãe dela, que também desapareceu, ainda não foi encontrada. As identidades delas não foram divulgadas.

De acordo com a Polícia Civil, a adolescente, a mãe, o pai e o irmão estavam dentro de casa quando o imóvel foi atingido por uma pedra que caiu a partir de um morro no bairro Itararé.

O pai e o irmão da adolescente foram resgatados e encaminhados para atendimento médico.

O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas pela mãe da adolescente na quarta durante a noite por conta da dificuldade de visibilidade e da instabilidade climática. Elas devem ser retomadas nesta quinta-feira (2).

Santa Maria é a cidade em que houve o maior volume de chuva em todo o estado nos últimos dias. Foram 436,2 milímetros, o triplo do normal para um mês, que é de 140 milímetros, aproximadamente, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Mortes por causa do temporal

A morte mais recente em Santa Maria não havia sido contabilizada pela Defesa Civil estadual até a divulgação do último boletim do governo do estado.

Com essa morte, o número de óbitos consequência dos temporais que atingem o RS desde segunda-feira (29) chega a 11. No total, são 22 desaparecidos. Mais de 100 cidades registram algum tipo de prejuízo, tirando 4,4 mil pessoas de casa.

Fonte: G1

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/02/adolescente-e-encontrada-morta-apos-deslizamento-de-terra-em-santa-maria-mae-esta-desaparecida.ghtml

Continue lendo

Destaque APP

Região Sul pode ter episódios de microexplosão atmosférica e tempestades

Publicado em

em

A previsão da meteorologia é de mais chuva para o Sul do Brasil nesta quinta-feira (2). Veja o que esperar:

Sul

Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem registrar casos de microexplosão, que é quando uma intensa corrente de vento se desprende da nuvem de tempestade em direção ao solo. O forte impacto pode causar estragos.

Microexplosão é quando uma intensa corrente de vento se desprende da nuvem. — Foto: TV Globo/Reprodução

A reportagem conversou com o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e ele disse que houve uma microexplosão em Santa Cruz do Sul (RS) no último sábado (27).

Esse fenômeno ocorre quando há grande diferença de temperatura e mudança na direção dos ventos.

Da noite desta quarta até esta quinta, a previsão é de enormes quantidades de chuva: acima dos 100 milímetros, se aproximando de 200 milímetros em alguns pontos. Com rajadas de até 100 km/h, há risco para novas inundações, inclusive com transbordamento de rios e deslizamentos.

Em outras regiões, o perigo existe, apesar de ser ligeiramente menor. As instabilidades ganham ainda mais força com a chegada de uma frente fria que avança para Santa Catarina nesta quinta-feira (2).

Fonte – foto: G1

https://www.observadorregional.com.br/regiao-sul-pode-ter-episodios-de-microexplosao-atmosferica-e-tempestades

Continue lendo

Destaque APP

SC envia 28 bombeiros especialistas em busca e resgate ao RS

Publicado em

em

Os temporais já deixaram 10 mortos e 21 desaparecidos até esta quinta-feira, 02

Vinte e oito bombeiros de Santa Catarina especialistas em busca e resgate em ocorrências de enxurradas e inundações foram enviados ao Rio Grande do Sul para ajudar as vítimas do temporal que deixou ao menos dez mortos e 21 desaparecidos até esta quarta-feira, 01.

As sete equipes com quatro bombeiros cada foram equipadas para atuarem principalmente em busca e resgate nas áreas encobertas pela água das chuvas e para intervenção em locais com deslizamento.

Os enviados ao Rio Grande do Sul fazem parte do grupo Força-Tarefa (FT). Os socorristas têm treinamento especializado e estão espalhados em diversas regiões de Santa Catarina.

Ao todo, foram registrados problemas em 114 municípios gaúchos. O último boletim informou que 4,4 mil pessoas precisaram deixar suas casas. São 1.072 pessoas em abrigos e 3.416 desalojados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que visitará o Rio Grande do Sul nesta quinta. Ele disse que oito helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) estão preparados para atuar no estado e aguardam condições meteorológicas para voarem.

Na noite desta quarta, o governo gaúcho anunciou a suspensão das aulas para 700 mil estudantes de toda a rede pública estadual. A medida vale nesta quinta, 02, e na sexta-feira, 03, em escolas de todo o Rio Grande do Sul.

Fonte: G1

https://www.progressofm89.com.br/post/138898/sc-envia-28-bombeiros-especialistas-em-busca-e-resgate-ao-rs.html?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR37H2aMJ_vpTnl35XjNVoN4anl3DYQbYkWx7uo66fac9JSoEt7gUbRZ13o_aem_AeZjmDxjAq7czAU_umLHim4uyjw-10zTLfybeLjaWBDvv_sN42H1RWXU3W2h_6jRraJbPrla8pg96hd9Inj1KVEf

  

Continue lendo