Conecte-se conosco

Cultura

Palmeira das Missões: Pandorga é a vencedora do 1º em Carijo em Prosa e Verso

Publicado em

em

Na noite de segunda-feira, 24 de junho, o palco do Carijo em Palmeira das Missões foi o cenário para a 1ª edição do Carijo em Prosa e Verso, um evento dedicado à poesia.

Oito poesias foram apresentadas e avaliadas pelos jurados Bianca Bergman, Dorval Dias e Antônio Korsack, proporcionando um espetáculo repleto de emoção e talento.

Após a exibição das poesias concorrentes, Dorval

Dias assumiu o palco para uma apresentação musical que encantou o público. O evento valorizou a arte da declamação, composição e do amadrinhamento musical.

Confira os premiados da noite:

Primeiro Lugar: PANDORGA

Autor: Carlos Omar Villela Gomes

Declamador: Pedro Júnior da Fontoura

Amadrinhamento:

Raphael Madruga (Violão)

Charlise Bandeira (Flauta)

Segundo Lugar: IGUAIS

Autor: Kayke Mello

Declamador: Kayke Mello

Amadrinhador: Felipe Goulart

Terceiro Lugar: QUADRILHA

Autor: Juliano Santos

Declamador: Juliano Santos

Amadrinhador: Aparício Maidana

Além das premiações principais, o evento também reconheceu talentos individuais em categorias especiais:

Destaque como Amadrinhador:

Fernando Graciola – Sextinas pra Quem Partiu

Melhor Texto Poético:

Moisés de Silveira Menezes – Sextinas pra Quem Partiu

Melhor Declamador:

Pedro Júnior da Fontoura – Pandorga.

Fonte e foto: Carijo

MB Notícias

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Notas de avaliadores não garantem aprovação de projetos importantes da cultura do RS pela Lei de Incentivo à Cultura

Publicado em

em

O Diário Oficial do Estado divulgou a lista de projetos classificados, com base nas notas dos avaliadores, para receberem R$ 30 milhões de recursos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. No segmento Semana Farroupilha, foram 19 inscritos para apenas seis vagas. Ao todo, 637 trabalhos foram submetidos.

A partir dos recursos e critérios de repescagem, a relação pode mudar. E mais atividades ligadas às tradições gaúchas podem ser contempladas, segundo a Secretaria da Cultura. A pasta afirma que, mesmo considerando o total de vagas, já estão contemplados o dobro de projetos no segmento, em relação ao ano passado.

Tomara: pelas notas dadas pela comissão de avaliação, que substitui o Conselho Estadual de Cultura no exame dos projetos, eventos importantes, como a Semana Farroupilha de Piratini, e até mesmo atividades de outros segmentos, como Califórnia da Canção, Coxilha Nativista e a parte musical da Expointer, ficariam de fora. O músico César Oliveira, da dupla César Oliveira & Rogério Melo, criticou os critérios de avaliação.

“Por exemplo: como um evento como a Expointer não possui apelo cultural ao receber uma nota baixa em tal pré-requisito?”, questiona.

No ano passado, a rejeição do projeto musical da Expointer motivou uma manifestação do governador Eduardo Leite. E ajudou a ensejar a criação de bancas de avaliadores, tirando dos conselheiros de cultura a tarefa de examinar os projetos.

Nota da Secretaria da Cultura, enviada ao blog:

As mudanças na Lei de Incentivo à Cultura (LIC), realizadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), favoreceram o financiamento de projetos relacionados à Semana Farroupilha. No ano passado, foram apresentados 24 e 3 restaram aprovados pelo Conselho Estadual de Cultura. Neste ano, com categoria específica e vagas asseguradas, já é possível identificar – no resultado preliminar – o dobro de projetos que serão contemplados. Outros projetos ainda podem entrar na repescagem (que distribui recursos para equilibrar a demanda e a descentralização regional).

Além disso, a concorrência na categoria citada foi menor, pois alcança uma maior proporção dos projetos apresentados em comparação com a concorrência geral. A quantidade de vagas asseguradas para esta categoria representa 32% da demanda, com 19 projetos inscritos para seis vagas, enquanto a média geral é de 11%, com 637 projetos inscritos para 74 vagas.

Cabe lembrar que, por meio da Chamada Pública de Coinvestimento com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), 40 projetos com esta temática foram aprovados. Além dos já realizados ao longo de 2023, outros cinco já estão previstos para ocorrer neste ano.

Fonte: Grupo RBS

Continue lendo

Cultura

Morre o ator Bill Cobbs, que fez “O Guarda-Costas” e “Uma Noite no Museu”

Publicado em

em

Conhecido por papéis secundários, o ator americano Bill Cobbs morreu nesta terça-feira (25), na Califórnia, Estados Unidos, aos 90 anos. A causa da morte ainda não foi revelada. Ele fez Bill Devaney em O Guarda-Costas (1992), um dos funcionários de Rachel Marron, vivida pela cantora e atriz Whitney Houston (1963-2012).

Conforme informações do TMZ, Cobbs estava tratando uma pneumonia, doença suspeita da causa da morte. Ele comemorou os 90 anos no dia 16 de junho.

O ator, que começou a sua trajetória nos anos 1970, tinha cerca de 50 anos de experiência em Hollywood. Contracenou com Ben Stiller em Uma Noite no Museu (2006), interpretando um dos guardas-noturnos do museu prestes a se aposentarem.

Também atuou em O Demolidor (1993) e The Wonders (1996). No filme de fantasia Oz: O Mágico Poderoso (2013), trabalhou ao lado de James Franco, Michelle Williams e Rachel Weisz, como Mestre Tinker.

Foto: Reprodução / IMDB Fonte: GZH

Fonte: Rádio Blau Nunes

Continue lendo

Cultura

Morre atriz Ilva Ninõ, aos 89 anos; relembre personagens marcantes

Publicado em

em

Morreu aos 89 anos nesta quarta-feira (12) a atriz pernambucana Ilva Niño, que fez sucesso por diversos trabalhos na teledramaturgia brasileira, como as personagens que interpretou em novelas como “Roque Santeiro” e “Senhora do Destino”.

Com mais de 50 anos de trabalho como atriz, Ilva acumulando folhetins na carreira desde a década de 1970. Ela chegou a dar vida a personagens de empregada doméstica, cangaceira, governanta.

Também venceu os prêmios de Melhor Atriz, no 1º Festival de Amadores Nacionais, em 1957, por seu papel na peça “O Auto da Compadecida” e por Contribuição à Arte, no Festival de Cinema de Triunfo, em 2018.

Atualmente, o público pode assistir à atriz em ação na reexibição da novela “Cheias da Charme”, da TV Globo. Ela interpreta Maria Epifânia, funcionária da cantora Chayene (Cláudia Abreu).

Relembre abaixo alguns personagens de Ilva Niño

Mina (Roque Santeiro) – 1985

Em um dos papéis mais marcantes na teledramaturgia brasileira, Ilva Niño intepretou a personagem Mina, que era empregada doméstica da protagonista Viúva Porcina (Regina Duarte).

Dona Bil (Senhora do Destino) – 2004

Em 2004 na novela “Senhora do Destino”, Ilva interpretou a personagem Dona Bil, Vizinha de Maria do Carmo (Carolina Dieckmann) no Nordeste.

Marli (Sete Pecados) – 2007

Em “Sete Pecados”, a personagem Marli (Ilva Niño) vive magoada com a ingratidão de Beatriz (Priscila Fantin), já que foi empregada da sua casa e ajudou a criá-la.

Cândida (Cordel Encantado) – 2011

Mãe do cangaceiro Capitão Herculano, Ilva Niño viveu a cangaceira Cândida, em “Cordel Encantado”, novela de 2011.

Maria Epifânia (Cheias de Charme) – 2012

Em “Cheias de Charme”, a personagem Maria Epifânia chegou a prestar seus serviços para Chayene (Cláudia Abreu) duas vezes, como empregada doméstica e parteira.

Cleide (Saramandaia) – 2013

Além dos diversos papéis como empregada doméstica, a atriz deu vida à governanta Cleide, no remake de “Saramandaia”, exibido em 2013.

Damiana (Malhação) – 2016

Na trama juvenil de 2016, Ilva Niño deu vida à Damiana, avó da protagonista Joana (Aline Dias).

Fonte: CNN

Por Observador Regional

Continue lendo
Sair da versão mobile