Conecte-se conosco

Agricultura

Touro foge de arena durante prova do Freio de Ouro e assusta visitantes da Expointer

Publicado em

em

Animal disparou por cerca de 80 metros antes de ser contido por grupo de seis homens - Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS

Último dia da feira teve segundos de tensão quando um novilho saltou os muros de 1,8 metro de altura e correu entre visitantes; animal foi recapturado e uma mulher teve ferimentos leves.

Passava das 12h30min deste domingo (4) e o sol aquecia os mais de 100 mil visitantes presentes no último dia da Expointer — centenas deles nas arquibancadas da arena da 40ª edição do Freio de Ouro. Para surpresa dessa multidão, dos ginetes e dos organizadores, um dos primeiros touros novilhos a serem paleteados por uma dupla de cavalos conseguiu fugir. Os dois muros de tábuas, com cerca de 1,8 metro de altura, não foram suficientes para conter o impulso do animal, que correu embalado por 80 metros.

Já livre da pressão dos cavalos crioulos e dos joelhos dos ginetes, o animal disparou entre máquinas e postes que sustentavam tendas. Como quem dribla marcadores, desviou de uma dezena de pessoas.

— Senhoras e senhores, por favor tomem cuidado com o animal que fugiu. Estamos trabalhando para capturá-lo — anunciou o locutor no sistema de som da arena.

Pessoas se empurraram ao deixar as arquibancadas apressadas, com medo de que outros animais seguissem o fujão. Apesar do peso e da velocidade do bovino, não houve registro de danos materiais ou de ferimentos causados diretamente por ele. Uma mulher teve lesões leves por conta do tumulto causado por quem corria para evitar o caminho que o quadrúpede galopava.

Parte do muro da arena que o touro destruiu ao saltar foi recuperada antes do Freio de Ouro prosseguir – Foto: Roger Souza / Agencia RBS

— Estava de costas para os banheiros, me virei quando ouvi alguém gritar: “Olha o touro passando aí!”. Foi um susto, vi ele passar botando as patas para frente, e me escondi aqui do lado, com medo de que ele voltasse. Não parecia que ele estivesse indo na direção de ninguém, apenas fugindo da confusão — conta Letícia Ferreira, 35 anos, em sua primeira Expointer como vendedora de pipoca e batata chips.

— Se quem estava dentro do banheiro tivesse saído na hora que o boi passou, teria se machucado — complementa Anna Kopp, 28 anos, visitante de Porto Alegre, que viu o animal passar a cerca de dois metros dela: — Tinha só três pessoas na minha frente, que me separaram do trajeto dele. Todo mundo em volta, imediatamente, pegou as crianças no colo. Ficamos alguns segundos pensando se ele não voltaria.

O animal fez uma curva depois de passar pelos banheiros químicos e, minutos depois, foi alcançado pelo grupo de seis homens que corria atrás dele. A parte do muro da arena que o touro destruiu saltando foi recuperada antes do Freio de Ouro prosseguir.

O contratempo atrasou a competição em uma hora. O pódio aconteceu às 15h, e não ao meio-dia, como era inicialmente previsto, também por conta do andamento natural do torneio.

Fonte: RD Foco

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agricultura

Aprovado, Panambi deve se tornar “Capital Nacional da Pós-Colheita de Grãos”

Publicado em

em

Localizado na região noroeste do Rio Grande do Sul, Panambi está perto de se tornar a “Capital Nacional da Pós-Colheita de Grãos”. O projeto que confere o título ao município gaúcho foi aprovado nesta quarta-feira (17) pelo Plenário do Senado e segue para sanção do presidente da República.

Apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), o PL 5.990/2019 recebeu parecer favorável do relator, senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Tanto o autor quanto o relator destacam que, ao longo das décadas, o município desenvolveu um extenso parque industrial voltado, principalmente, para a produção de máquinas usadas no tratamento e na armazenagem de grãos.

Segundo dados apresentados pelos parlamentares, aproximadamente 60% dos grãos colhidos no Brasil são tratados no período de pós-colheita em equipamentos produzidos em uma das mais de cem empresas do polo industrial de Panambi. 

“O pioneirismo no processo de mecanização agrícola no país, associado ao alto índice de alfabetização e ao empenho dos empresários em investir sistematicamente em pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de equipamentos para beneficiar e armazenar grãos, transformou Panambi num polo de avançada tecnologia para o setor”, afirma Mourão no parecer.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte e foto: Agência Senado

Continue lendo

Agricultura

Exportações do agronegócio brasileiro chegam a 82,3 bilhões de dólares no semestre, aponta ministério

Publicado em

em

As vendas externas de itens do agronegócio chegaram a 15,20 bilhões de dólares em junho de 2024. O valor representa um aumento em comparação com o registrado em maio deste ano, quando as exportações atingiram 15,02 bilhões de dólares, conforme comunicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Na comparação do mês ano a ano, houve avanço nas exportações brasileiras de grãos. Elas subiram de 14,96 milhões de toneladas em junho de 2023 para 15,07 milhões no mesmo mês deste ano. O valor representa um aumento de 0,7%.

Também houve aumento no volume de exportação de cana-de-açúcar, celulose, algodão não cardado nem penteado, farelo de soja e café verde. Com isso, o índice de quantidade apurado para exportações do agronegócio ficou positivo em 4,5%.

No acumulado dos últimos 12 meses, as exportações somaram 166,20 bilhões de dólares. O valor representa um crescimento de 2,4% na comparação com os doze meses anteriores.

O comunicado destaca ainda que “entre julho de 2023 e junho de 2024, os produtos do agronegócio representaram 48,6% de todas as exportações brasileiras, 0,2 ponto percentual acima da participação verificada entre julho de 2022 e junho de 2023.”

Saldo do 1º semestre

Já no recorte do primeiro semestre de 2024, as exportações do setor no Brasil alcançaram 82,39 bilhões de dólares. Este é o segundo maior valor registrado para a série histórica.

Desse total, a maior parcela corresponde ao complexo soja, que alcançou 33,53 bilhões de dólares. O valor representa 40,7% do total exportado pelo agronegócio.

Em seguida, foram destacados o setor da carne, que corresponde a 14,3% do valor dessas exportações; o complexo sucroalcooleiro, correspondendo a 11,2% do total no período; os produtos florestais, com percentual de participação em 10,1%; e o setor do café, com 6,4%.

Para o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Perosa, o aumento das exportações no primeiro semestre deste ano reflete o resultado dos recordes nas aberturas de mercado e o diálogo do Brasil com outros países.

Foto: Reprodução

Fonte: O Sul

Continue lendo

Agricultura

Brigada Militar flagra 33.300 metros quadrados de desmatamento em Ajuricaba

Publicado em

em

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), flagrou, neste domingo (07/07), a destruição de vegetação nativa, no interior do município de Ajuricaba.

Os policiais militares realizaram a inspeção no local e *constataram a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, atingindo uma área de 33.300 metros quadrados*.

O proprietário da área foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Edição: Comunicação Social 3º BABM

Fotos: 3º BABM | Cruz Alta

MB Notícias

Continue lendo