Conecte-se conosco

Destaque APP

Polícia Civil investiga morte de cães em razão de fungo em Viamão

Publicado em

em

Outros animais ficaram doentes ou precisaram ser internados em Viamão, Porto Alegre e outras cidades da região Metropolitana.

A 1ª Delegacia de Polícia de Viamão instaurou inquérito policial para apurar a morte de pelo menos 10 cães no município. Conforme as investigações preliminares, as mortes foram registradas desde o mês de junho, após os animais terem consumido ração possivelmente contaminada pelo fungo aflatoxina. Outros animais ficaram doentes ou precisaram ser internados em Viamão, Porto Alegre e outras cidades da região Metropolitana.

A Rádio Guaíba apurou que as rações investigadas pertencem às marcas Pet Palatto e Bocão, de lotes do mês de março, da fabricante Andrealan Nutrição Animal, de Santa Catarina. Procurada pela reportagem, a equipe jurídica da empresa declarou que o caso “está sendo monitorado e tratado com máxima atenção”. A empresa recomenda a suspensão imediata do consumo, comercialização e distribuição dos lotes de produção.

A delegada explicou que foram agendadas, para segunda e terça-feira da próxima semana, oitivas com tutores, proprietários de agropecuárias e veterinários que atenderam os cães. “São muitos desdobramentos. Lá no início da semana, de posse de todos os documentos, é que a gente vai intimar a empresa para se manifestar. Até o momento ela não nos procurou”, disse Jeiselaure.

Uma amostra da ração e a necropsia dos cães que vieram a óbito comprovaram a contaminação, após análises feitas em laboratórios das universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Maria (UFSM).

A delegada declarou ainda que investiga todas as possibilidades, mas que é remota a possibilidade de contaminação pela mesma substância nos lares dos cães, já que as marcas de ração do mesmo fabricante foram consumidas pelos que morreram e que ficaram doentes. A investigação aponta para a possibilidade de crimes contra as relações de consumo.

A Polícia Civil ainda reforça que outros animais podem ter sido contaminados e que é importante que os tutores façam o registro de ocorrência. A delegada Jeiselaure declarou, ainda, que já foram adotadas providências junto ao Ministério Público e autoridades sanitárias estaduais e municipais.

Sintomas
Entre os sintomas que a contaminação por aflatoxina pode causar, destaque para perda de apetite, lentidão, vômitos e diarreia. Olhos, gengivas e pele também podem ficar amarelados em razão de danos no fígado.

O que disse a empresa
A equipe jurídica da Andrealan declarou, através de e-mail enviado para a reportagem, que abriu “rigoroso processo de investigação quanto à suposta relação do consumo das rações com os fatos que vêm sendo noticiados”. No texto, a empresa acrescenta que não obteve acesso aos autos de alguns dos inquéritos policiais em trâmite. “Em outras palavras, as mais de duas décadas de atividades íntegras da Empresa estão sendo questionadas pelo mercado sem sequer nos permitir responder, muito menos diligenciar e investigar adequadamente os fatos que nos estão sendo imputados”, completa a Andrealan.

Confira a nota oficial:

“A Andrealan Nutrição Animal, prezando pelo compromisso de boas práticas no processo produtivo e, especialmente, zelando pela transparência com nossos clientes, distribuidores e demais envolvidos em toda a logística comercial que envolve nossas atividades, vem a público manifestar-se acerca de notícias questionando a qualidade de rações pet industrializadas no início de 2022.

Estamos atentos a todas as alegações dos consumidores cujos animais apresentaram algum sintoma clínico supostamente decorrente da alimentação. Com isso, nossas equipes estão envidando seus melhores esforços a fim de verificar as origens e causas prováveis. Desde já, destacamos que os resultados das análises biológicas já realizadas nas amostras retidas apresentam resultado dentro dos padrões técnicos de qualidade.

Por fim, ressaltamos nosso compromisso incansável de seguir os mais elevados e rígidos padrões de qualidade na produção de alimentação animal, os quais têm nos inserido como produtores de algumas das rações mais elogiadas do mercado nacional. Caso qualquer consumidor tenha verificado alguma anormalidade após o consumo dos nossos produtos, solicitamos que seja imediatamente entrado em contato conosco, através do telefone (48) 3657-0051.

Fonte: Acontece no RS

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo