Conecte-se conosco

Agricultura

Touro foge de arena durante prova do Freio de Ouro e assusta visitantes da Expointer

Publicado em

em

Animal disparou por cerca de 80 metros antes de ser contido por grupo de seis homens - Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS

Último dia da feira teve segundos de tensão quando um novilho saltou os muros de 1,8 metro de altura e correu entre visitantes; animal foi recapturado e uma mulher teve ferimentos leves.

Passava das 12h30min deste domingo (4) e o sol aquecia os mais de 100 mil visitantes presentes no último dia da Expointer — centenas deles nas arquibancadas da arena da 40ª edição do Freio de Ouro. Para surpresa dessa multidão, dos ginetes e dos organizadores, um dos primeiros touros novilhos a serem paleteados por uma dupla de cavalos conseguiu fugir. Os dois muros de tábuas, com cerca de 1,8 metro de altura, não foram suficientes para conter o impulso do animal, que correu embalado por 80 metros.

Já livre da pressão dos cavalos crioulos e dos joelhos dos ginetes, o animal disparou entre máquinas e postes que sustentavam tendas. Como quem dribla marcadores, desviou de uma dezena de pessoas.

— Senhoras e senhores, por favor tomem cuidado com o animal que fugiu. Estamos trabalhando para capturá-lo — anunciou o locutor no sistema de som da arena.

Pessoas se empurraram ao deixar as arquibancadas apressadas, com medo de que outros animais seguissem o fujão. Apesar do peso e da velocidade do bovino, não houve registro de danos materiais ou de ferimentos causados diretamente por ele. Uma mulher teve lesões leves por conta do tumulto causado por quem corria para evitar o caminho que o quadrúpede galopava.

Parte do muro da arena que o touro destruiu ao saltar foi recuperada antes do Freio de Ouro prosseguir – Foto: Roger Souza / Agencia RBS

— Estava de costas para os banheiros, me virei quando ouvi alguém gritar: “Olha o touro passando aí!”. Foi um susto, vi ele passar botando as patas para frente, e me escondi aqui do lado, com medo de que ele voltasse. Não parecia que ele estivesse indo na direção de ninguém, apenas fugindo da confusão — conta Letícia Ferreira, 35 anos, em sua primeira Expointer como vendedora de pipoca e batata chips.

— Se quem estava dentro do banheiro tivesse saído na hora que o boi passou, teria se machucado — complementa Anna Kopp, 28 anos, visitante de Porto Alegre, que viu o animal passar a cerca de dois metros dela: — Tinha só três pessoas na minha frente, que me separaram do trajeto dele. Todo mundo em volta, imediatamente, pegou as crianças no colo. Ficamos alguns segundos pensando se ele não voltaria.

O animal fez uma curva depois de passar pelos banheiros químicos e, minutos depois, foi alcançado pelo grupo de seis homens que corria atrás dele. A parte do muro da arena que o touro destruiu saltando foi recuperada antes do Freio de Ouro prosseguir.

O contratempo atrasou a competição em uma hora. O pódio aconteceu às 15h, e não ao meio-dia, como era inicialmente previsto, também por conta do andamento natural do torneio.

Fonte: RD Foco

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agricultura

Preço da soja sobe em Mato Grosso e cai no Rio Grande do Sul

Publicado em

em

O preço da soja subiu em Mato Grosso, maior produtor nacional. Na quarta-feira (2/10), a média chegou a R$ 128,16 a saca de 60 quilos, 0,38% a mais que no dia anterior, de acordo com o indicador do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

No Estado, o plantio da safra 2024/25 está em andamento, com atraso em relação à temporada 2023/24. Até o dia 27 de setembro, as máquinas tinham passado por 0,53% da área prevista para a cultura, 3,66 pontos percentuais abaixo da mesma época no ano passado (4,19% do total).

Nas praças do Paraná, o dia também foi de valorização para a oleaginosa. Levantamento do Valor Data, com base em informações de agentes de mercado, mostra a saca de 60 quilos valendo R$ 128 ao produtor em Cascavel, no oeste do Estado, alta de 0,79% na comparação diária.

Fonte: Globo Rural

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Continue lendo

Agricultura

Brigada Militar flagra desmatamento em APP no município de Erval Seco

Publicado em

em

Nesta quarta-feira (25/09), a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (BABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, atingindo área de preservação permanente (APP), no interior do município de Erval Seco.

Após receber uma denúncia, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 14.632 metros quadrados. Parte dessa destruição, atingiu uma APP, caracterizada por um recurso hídrico.

Conforme a vegetação remanescente, pôde-se observar a destruição de espécies, popularmente conhecidas colo Louro, Guajuvira, Timbó e Fumo-bravo. A intervenção no local foi realizada com o uso de maquinário.

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

Comando Ambiental

“O Braço Verde da Brigada Militar” A Força da Comunidade

Em caso de emergência, Ligue 190

Edição: Comunicação Social 3º BABM

Foto: 3°BABM | Frederico Westphalen

MB Notícias

Continue lendo

Agricultura

Brigada Militar flagra descarte irregular de resíduos sólidos em Estação

Publicado em

em

Na terça-feira (24/09), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou o descarte irregular de resíduos sólidos, no interior do município de Estação.

A equipe do 3º BABM recebeu a informação de moradores que à beira da rodovia havia descarte de lixo. Após, a coleta de informações, identificou-se que no dia 19 de maio deste ano, ocorreu um acidente de trânsito, o tombamento de uma carreta frigorífica que transportava produtos lácteos, e tombou à beira da rodovia.

No local, os policiais militares flagraram embalagens de iogurte, plásticos, madeiras, restos de espumas e fibras da carroceria da carreta. O mau cheiro era intenso na área e os resíduos estavam depositados diretamente sobre o solo e a céu aberto. Armazenando água proveniente das chuvas, sendo um possível foco para o mosquito da dengue.

Os policiais militares realizaram levantamento fotográfico e a empresa, responsável pelo transporte da carga, foi identificada, sendo confeccionado um Boletim de Ocorrência Policial, conforme o Artigo 54, da Lei 9.605/98 – Lei dos Crimes Ambientais.

Comando Ambiental

“O Braço Verde da Brigada Militar”

Edição: Comunicação Social 3º BABM

Fotos: 3º BABM | Erechim

MB Notícias

Continue lendo