Conecte-se conosco

Destaque APP

Vento e frio intenso devem predominar no RS nesta terça; chuva dá uma trégua

Publicado em

em

Nesta terça-feira, um ciclone trará um dia muito ventoso e frio ao estado. O sistema meteorológico, formado por uma série de centros de baixa pressão, estará situado sobre o Oceano Atlântico a leste do Rio Grande do Sul, resultando em uma situação curiosa com múltiplos centros de baixa pressão menores em torno do vórtice principal. Já a chuva deve voltar só no início da próxima semana.

A MetSul Meteorologia prevê que a influência do ciclone fará com que a terça-feira seja ventosa no estado, com rajadas de 40 km/h a 50 km/h na maioria das cidades. As regiões Sul e Leste serão as mais afetadas, especialmente durante a noite de segunda-feira e ao longo de terça-feira, quando as rajadas podem atingir 70 km/h a 90 km/h, com possibilidade de rajadas de até 100 km/h em algumas praias do Litoral Sul, entre Chuí e Mostardas. Em Porto Alegre, as rajadas devem variar entre 50 km/h e 70 km/h, podendo ser mais fortes em áreas mais altas e nas margens do Guaíba, além de locais onde a topografia e os prédios canalizam e potencializam a força do vento.

No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, as rajadas de vento podem alcançar entre 60 km/h e 80 km/h, com os pontos mais ao sul da região, como entre Palmares do Sul e Tramandaí, sendo os mais afetados. Embora não se espere que este ciclone cause danos tão graves quanto os de junho e julho do ano passado, o vento pode derrubar árvores e causar falta de luz em setores do Sul e Leste do estado. Além disso, as operações no porto de Rio Grande deverão ser impactadas.

Modelos meteorológicos projetam que o vento mais intenso, entre 120 km/h e 150 km/h, ocorrerá junto ao centro do ciclone, que estará em alto mar. Em Porto Alegre, o vento inicialmente soprará de noroeste e, no final do dia, passará a ser de sul, mantendo essa direção na quarta e quinta-feira, o que influenciará o nível do Guaíba, que estava em 3,25 metros na tarde de hoje, segundo a régua da TideSat.

A MetSul Meteorologia alerta que este ciclone provocará forte agitação marítima com ressaca no restante da semana entre os litorais do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Em algumas áreas, a ressaca pode ser significativa, causando danos e erosão costeira. Boletins da Marinha do Brasil advertem para ondas de até sete metros em mar aberto e de 3,5 metros na costa.

A formação do vórtice do ciclone deslocará a chuva mais intensa para o mar nesta terça-feira, diminuindo a instabilidade no Rio Grande do Sul. Ainda assim, a terça-feira terá muitas nuvens, com chuva e garoa em diferentes pontos do estado, intercaladas com aberturas de sol. A sensação térmica será baixa devido ao vento, com a maioria das cidades gaúchas registrando máximas entre 10°C e 13°C, e várias, especialmente na Metade Norte, com temperaturas abaixo de 10°C ao longo do dia.

Em Porto Alegre, o dia será ventoso, com muitas nuvens, momentos de garoa ou chuva e algumas aberturas de sol. A temperatura na capital gaúcha ficará entre 9°C e 10°C na mínima e 13°C na máxima, reforçada pelo vento moderado a forte em alguns momentos.

FonteMetSul Notícias

https://www.observadorregional.com.br/vento-e-frio-intenso-devem-predominar-no-rs-nesta-terca-chuva-da-uma-tregua

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo