Conecte-se conosco

Destaque APP

Abertas inscrições para Seleção de Conselheiros Tutelares

Publicado em

em

Na manhã desta quinta-feira(25), recebemos em nossos estúdios da SB Comunicações, a Presidente do Comdicap Panambi, Francine Jurak O. Stamm, para falar sobre as inscrições para eleição de conselheiros tutelares que já estão abertas.

A inscrição deverá ser feita no período de 16/05/2023 à 05/06/2023 de forma Presencial no CRAS do Bairro Arco-Iris, em Panambi, localizado na rua Concórdia.

No dia 09/05, os membros da Comissão Especial Eleitoral, responsável pela condução do processo de escolha do Conselho Tutelar, juntamente com o Promotor de Justiça Dr. Daniel Mattioni, estiveram reunidos parar tratar de questões inerentes às eleições.

A Comissão é composta pelos seguintes membros:

I – Andréa Zimmermann Strobel

II – Francine Jurak de Oliveira Stamm

III – Jessica Emilim Carniel Steindorff

IV – Milton Figueiró de Oliveira

V – Miriam de Moura Camilio

VI – Taciana Klever

O conselheiro tutelar, conforme atribuições previstas no artigo 136 do ECA, atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos.

As eleições para o Conselho Tutelar acontecerão em todo o território nacional no dia 01 de outubro.

Confira todas as informações sobre as Inscrições, através do Edital abaixo:

O Processo de Escolha em Data Unificada é disciplinado pela Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), Resolução nº 231/2022 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, assim como pela Lei Municipal nº 4.076/2015 e Resolução nº 002/2023, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Panambi, sendo realizado sob a responsabilidade deste e fiscalização do Ministério Público.

Os membros do Conselho Tutelar local serão escolhidos mediante o sufrágio universal, direto, secreto e facultativo dos eleitores do município, em data de 01 de outubro de 2023, sendo que a posse dos eleitos e seus respectivos suplentes ocorrerá em data de 10 de janeiro de 2024.

DOS REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS DOS CANDIDATOS A MEMBRO DO CONSELHO TUTELAR:

Conforme consta no Edital :

-> Por força do disposto no art. 133, da Lei nº 8.069/90, e do art. 47, da Lei Municipal nº 4.076/2015, os candidatos a membro do Conselho Tutelar devem preencher, cumulativamente, os seguintes requisitos:

a) reconhecida idoneidade moral;

b) idade superior a 21 anos;

c) instrução de ensino médio completo;

d) residência no município por mais de 2 (dois) anos, bem como apresentar certidão de antecedentes policiais e alvarás de folha corrida judicial da Comarca ou Comarcas onde tenha residido nos últimos 5 (cinco) anos;

e) não ter tido suspendido os seus direitos políticos;

f) quitação com as obrigações militares e eleitorais;

g) a experiência na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente;

3.2. O preenchimento dos requisitos legais deve ser demonstrado no ato da candidatura.

A inscrição dos candidatos será efetuada pessoalmente na sede do Centro de Referência de Assistência Social Arco Íris– CRAS Arco Íris, à Rua Concórdia, nº 09, Bairro Arco Íris, nesta cidade, das 8 às 12horas e das 13:30 às 17:30 horas, entre os dias 16 de maio de 2023 e 05 de junho de 2023;

8.3. Ao realizar a inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente e sob pena de indeferimento de sua candidatura, apresentar original e cópia dos seguintes documentos:

a) Cópia do documento oficial de identificação, sendo para este fim assim considerada a cédula de identidade expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

b) Título de eleitor, com o comprovante de quitação eleitoral;

c) Certidões negativas cíveis e criminais que comprovem não ter sido condenado ou estar respondendo, como réu, pela prática de infração penal, administrativa, ou conduta incompatível com a função de membro do Conselho Tutelar;

d) Sendo candidato do sexo masculino, certidão de quitação com as obrigações militares;

e) Duas fotos 3×4.

f) Cópia de conta de energia elétrica, água ou telefone, guia de pagamento de imposto (IPVA, IPTU, entre outros) ou contrato de locação de imóvel, em nome do candidato. Caso o candidato não possua estes documentos em seu nome, poderá comprovar a residência por meio de declaração com firma reconhecida em cartório, acompanhada de cópia de um dos documentos antes citados em nome da pessoa com quem declara residir.

8.4. A falta ou inadequação de qualquer dos documentos acima relacionados será imediatamente comunicada ao candidato, que poderá supri-la até a data-limite para inscrição de candidaturas, prevista neste Edital;

8.5. Os documentos deverão ser entregues em uma via;

8.6. Documentos digitalizados serão considerados válidos, desde que também apresentados os originais ou existentes apenas em formato digital;

8.7. Eventuais entraves à inscrição de candidaturas ou à juntada de documentos devem ser imediatamente encaminhados ao COMDICAP e ao Ministério Público;

8.8. As informações prestadas e documentos apresentados por ocasião da inscrição são de total responsabilidade do candidato.

Os candidatos habilitados na inscrição preliminar serão submetidos a prova escrita, de caráter eliminatório, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e Constituição Federal, valendo 70 pontos, considerando-se aprovados os candidatos que atingirem, no mínimo, 50% dos acertos nesta prova.

A eleição para os membros do Conselho Tutelar do Município de Panambi realizar-se-á no dia 01 de outubro de 2023, das 08h às 17h, conforme previsto no art. 139, da Lei nº 8.069/90 e Resolução nº 231/2022, do CONANDA;

A votação deverá ocorrer preferencialmente em urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral, observadas as disposições das resoluções aplicáveis expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral.

Mais informações podem ser obtidas através do Site da Prefeitura Municipal de Panambi .

Fonte: Carline Horst – SB Comunicações

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Morre motociclista envolvido em acidente na BR-468, em Três Passos

Publicado em

em

Morreu na madrugada deste sábado (18), o condutor de uma motocicleta envolvida em um acidente ocorrido por volta das 20 horas de sexta-feira (17), na BR-468 em Três Passos.

A vítima foi identificada como Celson Luiz Kalkmann, conhecido como Caruncho, morador do município de Esperança do Sul.

Celson chegou a ser socorrido em estado grave pela Unidade do SAMU ao Hospital de Caridade de Três Passos e encaminhado a Unidade de Terapia Intensiva – UTI, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu às 3h50.

O corpo de Celson Luz Kalkmann foi encaminhado para necropsia.

Ele será velado a partir das 15 horas no salão comunitário de Esquina Pedrali, em Esperança do Sul. O sepultamento ocorrerá no cemitério de Alto Açoita Cavalo, também em Esperança do Sul.

O acidente

Segundo informações obtidas no local, houve uma colisão envolvendo a motocicleta que Celson conduzia e um automóvel no KM 105 da rodovia em frente ao Posto de Combustíveis. As circunstâncias e causas do trágico acidente serão investigadas pelas autoridades competentes.

Fonte: MB Notícias

Foto: Arquivo Pessoal

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar efetua prisão por posse ilegal de arma de fogo, em Santo Ângelo

Publicado em

em

Na tarde de quinta-feira (16/05), a Brigada Militar através do 7°RPMon/Santo Ângelo-RS, recebeu a informação que um indivíduo teria efetuado disparos de arma de fogo.

A guarnição de serviço da ROCAM avistou o suspeito, sendo encontrado na sua residência 1(um) Revólver calibre 38, 17 (dezessete) munições do mesmo calibre, 6 (seis) munições calibre 32, 1 (uma) munição calibre 9mm, 1 (um) estojo calibre 38 deflagrado, 2 (dois) estojos calibre 32 deflagrados, uma bolsa contendo 21.980,00 reais (vinte e um mil e novecentos e oitenta.reais).

Diante dos fatos dada voz de prisão ao indivíduo, lidos seus direitos constitucionais, e conduzido à Delegacia de Polícia para registro da ocorrência, onde foi lavrado o flagrante, sendo restituído o dinheiro ao proprietário pela autoridade policial. Ressalta-se que o preso já possuía antecedentes policiais.

“Brigada Militar, a força da comunidade.”

Texto: Sd Karkow-ComSoc do 7°RPMon

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

GOLPE DE MAIS DE R$ 2 MILHÕES

Publicado em

em

Polícia Civil de Braço do Norte/SC cumpre mandado de prisão de estelionatário em Júlio de Castilhos

O investigado, sob a justificativa de vínculo trabalhista que mantinha com a empresa de Comércio intitulada Magazine Luíza, unidade de Braço do Norte, aplicou golpes a uma rede de pessoas, causando um prejuízo preliminarmente levantado em aproximados mais de 2 milhões de reais.

As vítimas que representaram para que fosse instaurado procedimento investigativo, manifestaram terem sido mantidas em erro pelo investigado, que sob a justificativa de deter vínculo trabalhista com a empresa de comércio acima citada, detinha descontos ultra especiais na aquisição de produtos, cuja benesse era repassada a elas.

De acordo com a polícia, ele recebia o dinheiro delas, adquirindo em nome dele e familiares dele alguns itens de forma normal, repassando aos clientes/vítimas número pequeno de produtos a fim conquistar a confiança delas.

Com o objetivo alcançado, ele subsequentemente atraia mais e mais vítimas e negociações das já vítimas formadas, que investiam cada vez mais sem, contudo, receber os produtos que negociaram com ele.

A empresa Magazine Luísa quando tomou conhecimento interpelou o empregado golpista que de imediato pediu desligamento da empresa, e dias após fugiu da cidade de Braço do Norte, tomando paradeiro ignorado.

A Polícia Civil de Braço do Norte/SC representou pela prisão cautelar do investigado, além do bloqueio das contas bancárias utilizadas e no nome dele, cuja manifestação do Ministério Público assim como da autoridade judicial, foram favoráveis.

Em continuidade, destinado esforços para localização do investigado, no último dia 13 fora identificado seu paradeiro, quando no dia 14, a uma equipe de Braço do Norte deslocou-se para Júlio de Castilhos/RS, sendo cumprida a prisão na manhã de quarta-feira, dia 15/05.

O indivíduo já havia trabalhado em uma loja de Material de Construção em Júlio de Castilhos, onde residia antes de ir morar em Santa Catarina.

Fonte: PC/SC

Edição: Carla Fumagalli – Jornalista MTB 12349

https://www.facebook.com/radio14dejulho

Continue lendo