Conecte-se conosco

Agricultura

Idosa leva vaca pastar e morre após cair de barranco

Publicado em

em

Uma idosa foi encontrada morta próximo a um barranco na Rua Vitório Milani, por volta das 14h50min desta quarta-feira (21), em São Marcos da Linha Feijó, no interior de Caxias do Sul. Ela foi identificada como Alcida Pedroni, 79 anos. De acordo com polícia, a Brigada Militar (BM) foi acionada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que já havia atestado a morte da idosa ao chegar ao local. A necropsia irá apontar a causa da morte.

Viúva desde 2009, Alcida morava na comunidade de São Marcos desde que casou, aos 16 anos. Ativa, participava do Clube de Mães e era uma mulher querida por todos, segundo o filho Rogério Pedroni, 54:

— A mãe era uma guerreira, uma batalhadora e um exemplo de pessoa, tanto para família quanto para a comunidade. Ela foi zeladora da capelinha por muitos anos. Era muito amada.

Pedroni conta que, na quarta-feira, por volta das 13h30min, pouco antes do acidente, ela conversou com funcionários da granja da família. Depois de 20 minutos sem a vê-la por perto, começaram a procurá-la pelo terreno. Quem encontrou o corpo de Alcida foi um dos funcionários.

O filho conta que a mãe costumava levar a vaca de estimação para pastar próximo ao local onde ocorreu a queda. Ele afirma que barranco, que tem cerca de 2,5 metros de altura, fica a uma distância de 300 metros da casa onde ela vivia desde a adolescência.

— A mãe tinha uma vaquinha que era o xodó dela e ali perto do barranco tinha um pasto onde ela a levava. Esse era o passatempo dela, o que ela mais gostava de fazer. Não sabemos o que aconteceu, acreditamos que ela caminhou na beira, escorregou e caiu — diz.

Alcida deixa, além de Rogério, os filhos Marcos e Aliandro, os netos Fernanda, Júlia, Thais, Giovana, Fabrício, Laura e Bruna e os bisnetos Guilherme e Leonardo. O velório da idosa ocorre na capela São Marcos da Linha Feijó e o sepultamento está programado para as 17h30min desta quinta-feira (22) no cemitério da comunidade.

Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Fonte: GZH/ Observador Regional

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agricultura

Homem é preso em flagrante por abigeato em São Pedro do Sul

Publicado em

em

No inicio da madrugada desta terça-feira (5) policiais da Brigada Militar de São Pedro do Sul prenderam um homem em flagrante por crime de abigeato. De acordo com informações obtidas pela reportagem, a BM foi acionada via fone 190 de que havia movimentação suspeita em uma propriedade rural na localidade de Inhamandá, interior do município.

Ao fazer as buscas no campo, a guarnição visualizou entre quatro ou cinco pessoas carregando volumes nas costas. Ao fazer a abordagem, os suspeitos abandonaram os sacos que carregavam e fugiram em direção a cidade. Foi pedido apoio a outra viatura e um dos suspeitos foi preso. Ele foi levado a Delegacia de Polícia, onde foi ouvido e após conduzido ao presídio. Informações detalhadas sobre a ocorrência estaremos divulgando nas próximas horas.

Fonte: Gazeta Hoje

Por : Olho vivo Sta Maria

Continue lendo

Agricultura

Vamos falar de inovação na irrigação?

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 29 de fevereiro, a convite do Governo do Estado do RS, a Cotripal participou do lançamento da etapa 2 do Programa de Irrigação do Estado, que integra as ações do Supera Estiagem, com o objetivo de fomentar e desenvolver a irrigação no estado do Rio Grande do Sul.

A meta é aumentar a área irrigada em 100 mil hectares, um incremento de 33% das principais culturas de sequeiro, como milho e soja – elevando a produtividade das culturas e se aproximando da autossuficiência dos grãos. O subsídio a ser alcançado ao produtor é 20% do valor do sistema de irrigação a um teto de R$ 100 mil.

COTRIPAL NA VANGUARDA

Na oportunidade, a Cotripal apresentou ao Governo do Estado o seu Projeto de Irrigação – o primeiro desenvolvido por cooperativas gaúchas visando proporcionar essa ferramenta dentro das propriedades dos associados.

“Buscamos, como meta, aproximar as políticas do Governo do Estado aos interesses deste projeto, voltado para desenvolver e beneficiar o nosso produtor, visando aumentar a rentabilidade da sua propriedade, mitigando os efeitos das estiagens. Isso gera desenvolvimento e traz segurança para a cultura implantada pelo nosso associado, promovendo a sustentabilidade das propriedades”, destaca o vice-presidente Tiago Sartori.

➡️ O Projeto de Irrigação da Cotripal é acessível a todos os tamanhos de propriedade. E para isso, conta com o apoio de da indústria Fockink e entidades como a Emater/RS buscando, juntos, possibilitar e viabilizar o sistema para os produtores que disponham do recurso hídrico.

Fonte:Cotripal Panambi RS

SB Comunicações

Continue lendo

Agricultura

Para os produtores que plantam o futuro, a partir de hoje (04) todos os caminhos trazem à cidade de Não-Me-Toque, onde ocorre mais uma Expodireto Cotrijal.

Publicado em

em

Em sua 24ª edição, a exposição busca reunir agricultores, pecuaristas, autoridades, pesquisadores e imprensa até a próxima sexta-feira, dia 8 de março.

Com o tema “Lugar de quem planta o futuro’’, a Expodireto Cotrijal se posiciona como o segundo lar daqueles que se dedicam aos negócios da terra, produtores e produtoras que não desistem diante dos desafios, sejam eles climáticos ou de mercado.

Por Uirapuru

Continue lendo