Conecte-se conosco

Destaque APP

Os temporais já deixaram 13 mortos, 21 desaparecidos e 12 feridos e afetam mais de 100 cidade

Publicado em

em

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública nesta quarta-feira (1º) pelos “eventos climáticos de chuvas intensas”. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) já causaram 13 mortes, deixaram 21 desaparecidos e tiraram mais de 8 mil pessoas fora de casa. No total, 134 cidades sofreram algum tipo de prejuízo.

O decreto destaca que o Rio Grande do Sul é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III – caracterizados por danos e prejuízos elevados.

Com a entrada em vigor, fica decretado que órgãos e entidades da administração pública estadual prestarão apoio à população nas áreas afetadas. Acrescenta que poderá ser encaminhada solicitação semelhante por municípios, que serão avaliadas e homologadas pelo Estado.

O Decreto deve vigorará por 180 dias segundo o governo do Rio Grande do Sul.O governador do Rio Grande do Sul disse nesta quarta que o temporal que atinge a região desde segunda-feira (29) “será o maior desastre do estado”. Eduardo Leite (PSDB) comparou a situação com as tragédias de 2023, que mataram dezenas de pessoas, e admitiu a dificuldade de resgatar todas as pessoas afetadas.

A manifestação foi feita durante entrevista coletiva na sede da Defesa Civil, em Porto Alegre. Os temporais já deixaram 11 mortos, 21 desaparecidos e 11 feridos, segundo a Defesa Civil. O último boletim informou haver 4,4 mil desalojados e desabrigados no estado.

Uma 11ª vítima, uma adolescente de 17 anos, teve o corpo localizado pela Polícia Civil após um deslizamento de terra em Santa Maria, na Região Central do RS. A identidade dela não foi divulgada. A morte ainda não consta no balanço da Defesa Civil.

“Nós não teremos capacidade de fazer todos os resgates, porque está muito mais disperso nesse evento climático que a gente está vivenciando. E com dificuldades, porque ali as chuvas não cessam. O estado tem tido dificuldades para acessar as localidades”, disse Leite.

O governador pediu que as pessoas que vivem nas cidades afetadas saiam de casa, porque as forças de segurança não conseguem chegar a todos os locais para resgate.

O governo anunciou ainda a suspensão das aulas na rede pública estadual. A medida vale na quinta (2) e na sexta-feira (3) em escolas de todo o Rio Grande do Sul.

Ao todo, foram registrados problemas em 107 municípios, afetando 19.110 pessoas. A previsão do tempo alerta para risco de chuva por, pelo menos, mais 36 horas no RS.

Fonte: G1

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/02/rio-grande-do-sul-decreta-estado-de-calamidade-publica-por-conta-das-cheias.ghtml

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Grave acidente envolve dois veículos na BR-472 em Santa Rosa

Publicado em

em

Um grave acidente de trânsito por volta das 16 horas, deta quarta-feira (15) na BR-472, envolveu uma caminhhonete GM S10 e uma caminhoneta VW Brasília, resultando em quatro pessoas feridas.

Conforme informações preliminares, a S10 teria colidido na lateral da Brasília, causando a perda de controle do veículo menor, que atravessou a pista e invadiu parcialmente uma residência. O impacto só cessou após a Brasília colidir com a parede do quarto da casa.

O condutor e a caroneira da Brasília, juntamente com duas crianças que estavam no veículo, foram prontamente socorridos pelo Corpo de Bombeiros, já as duas pessoas que estavam na S10 saíram ilesas do acidente.

A Polícia Rodoviária Federal, a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros atuaram no local para prestar socorro às vítimas e garantir a segurança da área.

Fonte: JAC News

Continue lendo

Destaque APP

Operação Delivery contra o tráfico de drogas foi deflagrada em Santo Ângelo

Publicado em

em

Na manhã desta quarta-feira (15)  a Polícia Civil de Santo Ângelo, por meio da DRACO, com apoio da Brigada Militar, desencadeou a operação Delivery com o objetivo de desarticular grupo criminoso que comercializava drogas na modalidade de tele-entrega..

Ao longo da investigação, que teve início com a prisão em flagrante de um dos seus membros, verificou-se que os traficantes atuavam de forma organizada, possuindo inclusive uma escala previamente confeccionada, com horários a serem cumpridos por cada um de seus integrantes, os quais recebiam pedidos por meio de aplicativo de mensagens. Os criminosos também tinham pontos fixos, pontos de venda de bebidas que funcionavam como fachada para a comercialização de cocaína. Esses locais eram abastecidos por um indivíduo que tinha essa responsabilidade no grupo.

Na manhã de hoje foram cumpridas 04 prisões preventivas e cinco mandados de busca e apreensão. Durante as buscas foram apreendidas porções de cocaína, algumas munições, valores em dinheiro e celulares.

Participaram da ação policiais civis da DRACO, DP, DEAM, DPPGV e DP de Entre-Ijuís, além de policiais militares do 7º RPMon.

A Polícia Civil e a Brigada Militar estão atentas a essa modalidade de tráfico de drogas e têm conhecimento de outros grupos que atuam segundo esse modus operandi na cidade.

DRACO segue recebendo denúncias por meio do telefone 55 98449-2050 (WhatsApp), garantindo total sigilo quanto a identificação das pessoas que se dispõem a informar.

Fonte PC

Continue lendo

Destaque APP

Assalto a mão armada seguido de roubo é registrado na Colônia Municipal, em Santo Ângelo

Publicado em

em

Ao menos três criminosos encapuzados e armados realizaram um assalto seguido de roubo na localidade de Colônia Municipal, interior de Santo Ângelo por volta das 17h20 do dia 14 de maio.

A moradora relatou que foi rendida já no pátio da residência. Após renderam também seu neto homem que também estava no local, entraram na casa e furtaram duas alianças, uma pulseira, uma corrente tudo de ouro, cerca de R$350,00 em dinheiro, carnes diversas e um aparelho celular marca iPhone  e a carteira  com toda documentação pessoal e cartões de crédito.

As vítimas foram amarradas em um dos quartos e fugiram do local com um veículo Saveiro que seu neto usava, a qual ainda não foi localizada. Foram feitas buscas no interior onde a localização do celular aparecia mas não foi localizado.

Qualquer informação sobre a Saveiro placas IVR-4264 deve-se comunicar a Brigada Militar imediatamente. Para denúncias anônimas para a BM de Santo Ângelo, utilize o WhatsApp (55)98411-7901 e (55)3312-8119.

https://www.observadorregional.com.br

Fonte Brigada Militar

Continue lendo