Conecte-se conosco

Cultura

Cinema: ‘Indiana Jones’, ‘A Pequena Sereia’ e ‘Barbie’- confira a liste de filmes mais aguardados de 2023

Publicado em

em

O ano promete ser recheado de superproduções nos cinemas, para agradar aos mais variados gostos.

Se 2022 já teve um verdadeiro desfile de superproduções nos cinemas, 2023 promete ser ainda mais bombástico nas telonas. Continuações aguardadas, versões live-action de desenhos famosos e até animações de peso prometem agitar o mundo do entretenimento. Confira a seguir alguns dos filmes mais esperados do ano.

I Wanna Dance with Somebody – A História de Whitney Houston — 12 de janeiro
Divulgação/Sony Pictures Releasing

Naomi Ackie vive a icônica cantora Whitney Houston no filme de Kasi Lemmons, diretora de A Vida e a História de Madam C.J. Walker. Já o roteiro é assinado por Anthony McCarten, nome por trás de outra cinebiografia de sucesso Bohemian Rhapsody, que conta a história de Freddie Mercury.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania — 16 de fevereiro Divulgação/Marvel Studios



O próximo filme da Marvel nos cinemas promete explorar ainda mais outros universos, como o curioso Reino Quântico. Paul Rudd e Evangeline Lilly voltam aos papéis principais e devem enfrentar o vilão Kang, interpretado pelo ator Jonathan Majors. Outra adição à franquia é Kathryn Newton, que viverá a versão adolescente de Cassie, filha do Homem-Formiga.

Pânico VI — 9 de março Montagem R7/Reprodução YouTube Paramount Pictures

O sexto capítulo da franquia de terror continua de onde parou o aclamado quinto filme, lançado no início de 2022. O elenco novato formado por Jenna Ortega, de Wandinha, Melissa Barrera, Jasmin Savoy Brown e Mason Gooding volta para o longa. Além deles, Courteney Cox e Hayden Panettiere participarão. A trama segue um novo assassino, que agora ataca os sobreviventes na cidade de Nova York.

John Wick 4: Baba Yaga — 23 de março Divulgação/Lionsgate

A franquia de ação ganhará mais um filme no próximo ano, novamente com Keanu Reeves no papel principal. A cantora pop Rina Sawayama fará sua estreia nos cinemas na continuação.

Super Mario Bros. O Filme — 30 de março Divulgação/Universal Pictures


Um dos personagens mais icônicos do mundo dos games ganhará as telonas nesta nova animação, que conta com um poderoso elenco de dubladores em sua versão original. Chris Pratt dará voz ao Mario, enquanto Charlie Day será o Luigi. A Princesa Peach vai ser dublada por Anya Taylor-Joy e o vilão Bowser contará com a voz de Jack Black. Além deles, Seth Rogen dublará o Donkey Kong.

Guardiões da Galáxia Vol. 3 — 4 de maio Divulgação/Marvel Studios

A querida equipe da Marvel deve ter sua história encerrada nesta última parte da trilogia. Todo o elenco original retorna para a continuação. Entre as adições estão Will Pouter, que aparecerá como Adam Warlock, e Sylvester Stallone, que interpretará Stakar Ogord.

Velozes e Furiosos 10 – 19 de maio Divulgação/Universal Pictures


A franquia liderada por Vin Diesel vai atingir a impressionante marca de dez filmes em 2023. Ainda sem detalhes, a superprodução deve trazer todo o elenco de nomes de peso de Hollywood como Charlize Theron, Tyrese Gibson, Ludacris, Sung Kang, Jason Momoa, Brie Larson, Michelle Rodriguez e Helen Mirren.

A Pequena Sereia — 25 de maio Divulgação/Disney

Halle Bailey, da dupla com Chloe, será a protagonista da versão live-action de um dos desenhos mais queridos de todos os tempos. O musical contará ainda com Melissa McCarthy como Ursula, Javier Bardem como o Rei Tritão, Daveed Diggs como o Sebastião, Jacob Tremblay como Linguado e Awkwafina como Sabichão. A direção fica com Rob Marshall, cineasta que já comandou ChicagoO Retorno de Mary PoppinsMemórias de uma Gueixa e Caminhos da Floresta .

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso — 1º de junho Divulgação/Sony Pictures

Aclamada pelos críticos e sucesso de bilheteria com o público, a animação inovadora Homem-Aranha no Aranhaverso ganhará um segundo filme, novamente com Miles Morales como protagonista. A produção promete apresentar uma infinidade ainda maior de versões do herói, usando os mais variados e impressionantes efeitos.

Elementos — 15 de junho Divulgação/Disney Pixar

O novo filme da Pixar vai mostrar o mundo dos elementos da natureza, acompanhando de perto o amor improvável entre um ser de fogo e outro de água. A direção é de Peter Sohn, de O Bom Dinossauro.

The Flash — 23 de junho Divulgação/Warner Bros. Pictures

Mesmo que o protagonista Ezra Miller tenha se envolvido em inúmeras polêmicas ao longo de 2022, ele volta a ser o herói The Flash em um filme solo. A superprodução deve trazer ainda os atores Ben Affleck e Michael Keaton como duas versões do Batman. Quem comanda o filme é Andy Muschietti, responsável pelos sucessos It: A Coisa e It  Capítulo 2.

Indiana Jones e o Chamado do Destino — 29 de junho Divulgação/Disney

O quinto filme da franquia estrelada por Harrison Ford promete animar os fãs antigos e conquistar um novo público. A direção passa das mãos de Steven Spielberg para James Mangold, nome responsável por Logan, Encontro Explosivo e Ford vs Ferrari. Entre as adições do elenco estão Phoebe Waller-Bridge, Mads Mikkelsen e Antonio Banderas.

Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 — 13 de julho Divulgação/Paramount Pictures

Adiado por conta dos efeitos da pandemia, o sétimo filme da franquia protagonizada por Tom Cruise foi remarcado para julho de 2023. Antes a produção estrearia em maio de 2022. Além de Cruise, Simon Pegg, Ving Rhames e Rebecca Ferguson retornam para a nova aventura.

Barbie — 20 de julho Montagem R7/Divulgação Warner Bros. Pictures

O live-action da boneca mais famosa do mundo tem Margot Robbie como protagonista e vem despertando a curiosidade dos fãs. Além dela, Ryan Gosling viverá o boneco Ken, e o elenco ainda tem nomes como Issa Rae, Simu Liu, Ncuti Gatwa e America Ferrera. A direção é de Greta Gerwig, dona de sucessos como Lady Bird: A Hora de Voar e Adoráveis Mulheres. Ela também é responsável pelo roteiro, assinado com o marido, o cineasta Noah Baumbach, de História de um Casamento Frances Ha.

As Marvels — 27 de julho Montagem R7/Divulgação Marvel Studios

A sequência de Capitã Marvel vai mostrar o encontro entre a heroína, a jovem Ms. Marvel e Monica Rambeau. As três vão ter que descobrir o que está afetando e bagunçando seus poderes. A direção é da cineasta Nia DaCosta, elogiada pelo terror A Lenda de Candyman.

Besouro Azul — 17 de agosto  Montagem R7/Divulgação Warner Bros. Pictures/Shutterstock/The Grosby Group

A brasileira Bruna Marquezine fará sua estreia em Hollywood no filme do herói da DC, interpretado por Xolo Maridueña. Muito próximos na vida real, os atores interpretarão interesses românticos na superprodução.

Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes — 16 de novembro Divulgação/Lionsgate

O filme mostrará acontecimentos de muitos anos antes dos eventos apresentados na franquia Jogos Vorazes. Tom Blyth interpretará o jovem Snow, enquanto Rachel Zegler será Lucy Gray Baird. O elenco ainda traz grandes nomes como Viola Davis, Hunter Schafer e Peter Dinklage. Francis Lawrence, que dirigiu os três últimos filmes de Jogos Vorazes, volta para comandar este novo capítulo.

Aquaman e o Reino Perdido — 25 de dezembro Divulgação/Warner Bros. Pictures

O segundo filme do herói dos mares sofreu um longo adiamento. Antes programado para março de 2023, ele agora deve ser lançado apenas em dezembro do próximo ano. Além de Jason Momoa retornando como o protagonista, boa parte do elenco do primeiro longa também deve voltar. Aquaman 2 deve ter ainda uma participação de Ben Affleck como Bruce Wayne, o Batman.

Fonte: R7 – https://entretenimento.r7.com/cinema-e-series/fotos/indiana-jones-a-pequena-sereia-e-barbie-veja-lista-com-os-filmes-mais-aguardados-de-2023-03012023#/foto/19

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

37º Carijo da Canção Gaúcha é adiado em razão das chuvas no RS

Publicado em

em

A administração municipal de Palmeira das Missões, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, da comissão organizadora do 37º Carijo da Canção Gaúcha e das produtoras JBA Produções Culturais, R. Morais Produtora e Caminha Produções Artísticas Ltda, anunciou na manhã desta terça-feira, 7 de maio, o adiamento do evento, originalmente agendado para ocorrer de 19 a 26 de maio de 2024, no Parque de Exposições Tealmo José Schardong em Palmeira das Missões.

Em reunião da comissão organizadora, com a presença do prefeito Evandro Massing, de representantes da Câmara Municipal de Vereadores, Ministério Público, Polícia Civil e Brigada Militar, foi definido, após uma ampla discussão, pelo adiamento do evento. A nova data prevista para o 37º Carijo da Canção Gaúcha é de 23 a 30 de junho de 2024, sendo monitorada a situação dos eventos climáticos que poderão influenciar em uma posterior alteração de data. Além disso, vale ressaltar que o município decretou situação de emergência.

A decisão de adiamento foi tomada visando garantir a segurança e o bem-estar de todos os participantes, artistas e público, em conformidade com as medidas preventivas em relação à situação atual.

A comissão organizadora agradece a compreensão de todos os envolvidos e reforça o compromisso em realizar um evento de qualidade, valorizando a cultura gaúcha e proporcionando momentos de integração e celebração.

Fonte: Rádio Alto Uruguai Foto: Ascom Carijo

https://www.facebook.com/mbnoticiamb

Continue lendo

Cultura

Gaúchos promovem festival tradicionalista nos Estados Unidos

Publicado em

em

Gaúchos e simpatizantes da cultura gaúcha espalhados pelos Estados Unidos têm encontro marcado em Orlando, na Flórida, a partir desta sexta-feira (26). Por três dias, diversas atividades estão programadas em um parque da cidade para celebrar o tradicionalismo no Festival Cultural Gaúcho da América do Norte.

O grupo Alma Gaudéria, Joca Martins e Juliana Spanevello são as atrações musicais durante esses três dias em que os desgarrados do Rio Grande do Sul poderão matar a saudade do pago. A programação começa com degustação de xis gaúcho e churrasco, passando por cavalgada, curso de formação tradicionalista, oficinas de chimarrão e danças tradicionais, jogo de bocha e Grenal de bombachas.

Fonte: G1

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/blog/reporter-farroupilha/post/2024/04/25/gauchos-promovem-festival-tradicionalista-nos-estados-unidos.ghtml

Continue lendo

Cultura

Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo

Publicado em

em

Períodos longos de estiagem ou temporadas de chuvas intensas causam estranhamento em líderes indígenas nas cinco regiões do país. Mais do que surpresa, as mudanças climáticas impactam a produção no campo e afetam a qualidade de vida de comunidades inteiras, segundo caciques que estão presentes no Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília, nesta semana. 

Ouvidos pela Agência Brasil, cinco caciques de diferentes partes do Brasil lamentam a destruição e a poluição dos recursos naturais e também as pressões dos não indígenas contra seus locais preservados.

Região Sudeste

O cacique Baiara Pataxó, de 64 anos, que vive em uma comunidade na cidade de Açucena, Minas Gerais, testemunha que, na última década, as plantações de mandioca, milho e feijão deixaram de render como antes. Os produtos são vendidos para comerciantes das cidades próximas e sustentam a comunidade formada por 80 pessoas.

“Antes, as chuvas começavam em setembro. Nos últimos anos, só em dezembro. Claro que isso não é normal”, diz Baiara Pataxó.

Além das mudanças climáticas, a comunidade em Minas Gerais foi impactada pelo crime ambiental de 25 de janeiro de 2019, quando a barragem da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, se rompeu. Além de causar a morte de 272 pessoas, os rejeitos poluíram os rios Doce e Corrente, na região. “Tudo isso tem sido terrível. Atualmente, estamos trabalhando na recomposição de 45 mil mudas de árvores nativas e frutíferas. Vinte indígenas estão trabalhando nessa tarefa”, afirma.

Região Norte

A relação das mudanças climáticas com outras ações criminais também é presenciada pelo cacique Dario Kopenawa Yanomami, de 39 anos, que vive em Roraima.

“Estamos convivendo lá com a invasão dos mineradores e garimpeiros. Somos uma comunidade de 32 mil pessoas sofrendo com mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, com a contaminação pelo mercúrio”, lamenta.

O cacique verifica que as chuvas tiveram regime alterado e estão “bem diferentes” do que eram na adolescência e infância dele na região.

“Temos  pedido nossas chuvas aos nossos xamãs [guias religiosos]. Mas é fato que a roça de taioba, a macaxeira e a banana não são como antes.”

Região Nordeste

O cacique Tchydjo Ue, de 76 anos, do povo Fulni-ô, vive em uma aldeia, na cidade de Pacatuba, em Sergipe, onde estão 86 famílias. Ele considera que hoje o cenário é completamente transformado em relação ao tempo da juventude.

“Estamos próximos do litoral (96 quilômetros), mas é muito mais quente do que antes. Os mais jovens têm sentido a dificuldade de trabalhar na roça e acabam desistindo”, diz o cacique.

As mudanças de clima combinaram com as de comportamento.

“Os jovens também se transformaram. Querem ir embora. Vivem na internet e no celular”, afirma. Para diversificar as atividades, o líder indígena diz que tem estimulado a atividade do artesanato, já que o milho, a mandioca e o feijão nem são o suficiente para subsistência.  Outra atividade é de conhecimento da natureza. “Sou chamado para falar na Europa e nos Estados Unidos sobre os saberes indígenas, mas é preciso que saibam mais da gente por aqui.”

Região Centro-Oeste

A destruição do cerrado e as mudanças de clima foram acompanhadas de perto pela cacique Tanoné, que tem 70 anos e vive no Distrito Federal desde o ano de 1986. Ela lembra, com lamento, que Brasília tinha temporadas frias, o que “desapareceu”. 

Na comunidade em que ela vive, no Setor Noroeste, há 16 famílias. Na região, que cresceu com a expansão imobiliária, ela diz que tem atuado para recompor o cenário. São 16 hectares de área em que as plantações de milho, feijão, jatobá e algodão iluminavam o cenário.

“O feijão virou raro. O algodão, também. Ou é falta de chuvas ou temporais intensos”. A cacique pediu a entes governamentais a plantação dos ipês para voltar a deixar o lugar com cores novas. 

Região Sul

Na cidade de José Boiteux, em Santa Catarina, uma comunidade de 2,3 mil pessoas da etnia xokleng está preocupada com a aproximação da temporada de chuvas, que se tornaram mais intensas na última década.

Segundo o cacique Setembrino, de 53 anos, da mesma etnia, o trabalho principal agora é ficar atento às cheias e ensinar preservação ambiental para os indígenas em sala de aula.

“É certo estar atento à Amazônia, mas precisamos lembrar também do Sul. Estamos trabalhando agora com o plantio do pinheiro. A gente tem que olhar para agora e depois.”  

“Como passou a chover muito mais, a barragem de contenção costuma chegar ao limite com recorrência. Nós não temos mais lugar seguro para morar”, diz uma das lideranças da comunidade etnia xokleng, Geomar Crendô. 

Fonte: Agência Brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2024-04/caciques-das-5-regioes-afirmam-que-mudancas-climaticas-impactam-campo

Continue lendo