Conecte-se conosco

Destaque APP

Dia Mundial do Câncer: cerca de um terço dos casos da doença pode ser evitado

Publicado em

em

Dia Mundial do Câncer é comemorado no próximo domingo dia 04 de Fevereiro.

Segunda principal causa de morte em todo o mundo, o câncer deve registrar 24,6 milhões de novos casos em 2030, estima o Global Cancer Observatory, ferramenta da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a quantidade deve chegar a 787 mil, totalizando 358 mil mortes. Para chamar a atenção para esses números e a importância da prevenção é que, em 4 de fevereiro, é lembrado o Dia Mundial do Câncer, iniciativa da União Internacional para Controle do Câncer (UICC).

“A tendência é que a prevalência aumente no decorrer do tempo porque nós melhoramos os métodos diagnósticos e a sobrevida dos pacientes em razão dos avanços nos tratamentos”, observa Letícia y Castro, médica oncologista do Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) e coordenadora médica do Núcleo de Ensino e Pesquisa da instituição.

De acordo com a profissional, um dos maiores avanços na área da oncologia, hoje, é a análise genética, a fim de compreender quais são as chances que ele tem de desenvolver a doença, além de avaliar a resposta dos tumores ao tratamento.

“A medicina de precisão nos permite tratar um tumor baseado nas mutações genéticas que ele tem, o que é uma grande evolução. Recentemente, estamos descobrindo mais dessas mutações, o que oportuniza o desenvolvimento de medicamentos muito mais específicos”, explica a médica.

Outro tipo de tratamento que tem se popularizado é a imunoterapia, que tem como objetivo fortalecer o sistema imunológico do paciente para que ele mesmo combata o câncer. Embora não seja indicado para todos os tumores, boa parte deles responde ao tratamento de forma eficaz e por mais tempo em comparação à quimioterapia, diz a oncologista.

Fatores de risco podem ser evitados

A prevenção ainda é a principal ferramenta para reduzir o número de casos de câncer. Muitos dos fatores de risco para desenvolvimento da doença estão relacionados aos hábitos de vida, como tabagismo, abuso de bebidas alcoólicas, dieta inadequada, controle do diabetes e sedentarismo. Para a OMS, cerca de um terço dos casos da doença poderiam ser evitados com mudanças nesses fatores.

“Há dados interessantes sobre exercício físico, por exemplo. Ele ajuda a reduzir o risco de câncer de intestino em até 50%, e, de mama, em até 40%, mesmo naquelas mulheres com predisposição genética”, destaca a oncologista.

O câncer de colo de útero é outro que pode ser prevenido por meio da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), rotina de exames preventivos e proteção nas relações sexuais, completa Letícia.

Ijuí tem único Cacon do interior gaúcho

Referência para mais de um terço da população do Rio Grande do Sul e com o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do interior do Estado, o HCI tem 79% dos seus atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e mantém uma oncologia adulta que atende 95% via SUS.

Em 2023, o tumor mais diagnosticado no Cacon – com exceção do câncer de pele não-melanoma – foi o de mama, com 400 novos casos e 1,2 mil pacientes em tratamento ativo. No câncer de próstata, foram 280 novos registros e 630 pacientes em tratamento

Fonte: MB Notícias com Informações do HCI

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

ELEIÇÕES 2024: MPRS LANÇA NOVA EDIÇÃO DO MANUAL ELEITORAL PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Publicado em

em

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) lançou nesta terça-feira, 30 de agosto, o Manual Eleitoral 2024, publicação que tem por finalidade facilitar o exercício da atividade dos membros da instituição com atribuição na matéria eleitoral.

Compilado pelo Gabinete de Assessoramento Eleitoral (GAEL), o Manual Eleitoral 2024 traz, em 1.146 páginas, de forma sistematizada, as mais recentes alterações ocorridas na legislação, com regras permitidas e proibidas para o pleito municipal deste ano. Trata-se de uma tradição no MPRS em anos de disputa eleitoral, destinada também a todas as pessoas interessadas no pleito.

O MPRS, por meio desta publicação, que inclui o conjunto de normas, leis, decretos e portarias vigentes, reforça o seu papel de fiador da legitimidade do processo eleitoral e renova seu compromisso de contribuir para o aperfeiçoamento da democracia representativa que é assegurada pela Constituição Federal.

Clique aqui para acessar o Manual Eleitoral 2024.

Fonte: Ministério Público

Continue lendo

Destaque APP

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Publicado em

em

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (2) a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, em todo o país, no próximo domingo (5).

Em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o governo passou a monitorar a logística para a realização do certame no estado. Nas redes sociais, a realização do concurso foi questionada por candidatos que farão as provas no Rio Grande do Sul, estado que está em situação de calamidade. Em entrevista a jornalistas esta semana, o governador do estado, Eduardo Leite, chegou a propor um adiamento da aplicação das provas no estado. A mesma solicitação foi feita por parlamentares gaúchos.

Em nota, além de confirmar a aplicação das provas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmou que serão adotados esforços para garantir a participação dos candidatos do estado.

“O governo federal envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes”, afirmou a pasta.

No Rio Grande do Sul, são pouco mais de 80 mil candidatos inscritos, que farão provas em dez cidades, incluindo Santa Maria e Santa Cruz do Sul, que estão entre os municípios mais afetados.

Segundo o MGI, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Forças Armadas vão atuar para garantir a normalidade na aplicação das provas para os candidatos, incluindo eventual desimpedimento das rotas de acesso. Mais cedo, o próprio governo federal informou que há 141 pontos de bloqueio em rodovias federais e estaduais que cortam o estado.

O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado disputarão 6.640 vagas em cargos públicos oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Chuvas

O Rio Grande do Sul já registra 29 mortes em decorrência das chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Também há 60 pessoas desaparecidas no estado.

O total de pessoas em abrigos é de 4.645 e outras 10.242 estão desalojadas. O número de municípios afetados chegou a 154.

Fonte: Agência Brasil

Edição: Carolina Pimentel

Continue lendo

Destaque APP

Preso segundo suspeito por assalto a ótica em Santo Augusto

Publicado em

em

A força tática da Brigada Militar prendeu na quarta-feira, um indivíduo suspeito da prática de receptação, relacionada ao assalto à Ótica Central, em Santo Augusto.

A abordagem aconteceu em Coronel Bicaco. Na ação foram recuperadas joias roubadas e uma moto que foi utilizada no crime.

O assalto aconteceu na segunda-feira à tarde. Um primeiro suspeito já havia sido detido na terça-feira, também no interior de Coronel Bicaco.

Fonte: Polícia Civil – RD Foco

Continue lendo