Conecte-se conosco

Destaque APP

Exemplo de vida: Homem em situação de rua se forma no ensino fundamental aos 56 anos

Publicado em

em

Mesmo com todas as dificuldades de viver na rua, esse homem realizou o sonho e aos 56 anos concluiu o ensino fundamental. Agora, ele não pretende parar e vai em busca do ensino médio!

Símbolo de esperança e dignidade Gilson Kennedy Rosária Pereira, de 56 anos lutou muito e enfrentou várias adversidades nas ruas de Rio Branco, Acre. Antes de cair no vício, ele serviu o exército e estudou, mas não havia concluído o ensino fundamental.

“Nunca imaginei que eu fosse vestir uma roupa dessas”, disse ele emocionado na formatura.

Gilson vive em situação de rua há três anos.

Antes do vício, ele chegou a estudar, mas não conseguiu completar e pegar o diploma.

As circunstâncias da vida acabaram o levando a viver na rua e mesmo em uma situação complicada, a notícia boa chegou.

Foi na rua que ele conheceu o Centro Pop, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

“Ele se encontrava naquele momento em situação de rua, estava depressivo, não tinha mais vontade para nada, desestimulado, a questão do emprego, afetou muitos problemas familiares e que desde o início a gente notou que poderia, sim, fazer algo por ele”, destacou a coordenadora do Centro, Liberdade Leão.

Gilson começou a fazer parte do EJA, a Educação para Jovens e Adultos.

Já alfabetizado, o homem pulou várias etapas.

“A gente só trabalhou outras habilidades, né, que era necessário ser trabalhado, mas a questão da alfabetização ele já sabia ler e escrever. Então, nós trabalhamos outras habilidades necessárias para o ensino fundamental”, explicou o professor Alan Alves.

E com muita garra e força de vontade, Gilson realizou seu sonho.

Na formatura, ele teve uma outra surpresa: foi convidado pelo prefeito da cidade para fazer parte de sua equipe de gestão!

“E tenho certeza, Gilson, como trabalhador que você vai ser agora, colaborador da nossa prefeitura, eu tenho certeza que você vai nos ajudar nesse projeto”, disse.

Gilson lutou e agora vai virar exemplo para outras pessoas, que hoje se encontram na mesma situação que ele um dia se encontrou.

“O prefeito, a dona liberdade, a secretária, que todos que me ajudaram mesmo, até meus amigos de rua, irmãos de papelão, todos eles, eu sou muito grato a todos”, concluiu Gilson.

Fonte: Só Notícia Boa com informações de O Estado do Acre.

Foto: Val Fernandes (Assecom).

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Região Sul pode ter episódios de microexplosão atmosférica e tempestades

Publicado em

em

A previsão da meteorologia é de mais chuva para o Sul do Brasil nesta quinta-feira (2). Veja o que esperar:

Sul

Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem registrar casos de microexplosão, que é quando uma intensa corrente de vento se desprende da nuvem de tempestade em direção ao solo. O forte impacto pode causar estragos.

Microexplosão é quando uma intensa corrente de vento se desprende da nuvem. — Foto: TV Globo/Reprodução

A reportagem conversou com o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e ele disse que houve uma microexplosão em Santa Cruz do Sul (RS) no último sábado (27).

Esse fenômeno ocorre quando há grande diferença de temperatura e mudança na direção dos ventos.

Da noite desta quarta até esta quinta, a previsão é de enormes quantidades de chuva: acima dos 100 milímetros, se aproximando de 200 milímetros em alguns pontos. Com rajadas de até 100 km/h, há risco para novas inundações, inclusive com transbordamento de rios e deslizamentos.

Em outras regiões, o perigo existe, apesar de ser ligeiramente menor. As instabilidades ganham ainda mais força com a chegada de uma frente fria que avança para Santa Catarina nesta quinta-feira (2).

Fonte – foto: G1

https://www.observadorregional.com.br/regiao-sul-pode-ter-episodios-de-microexplosao-atmosferica-e-tempestades

Continue lendo

Destaque APP

SC envia 28 bombeiros especialistas em busca e resgate ao RS

Publicado em

em

Os temporais já deixaram 10 mortos e 21 desaparecidos até esta quinta-feira, 02

Vinte e oito bombeiros de Santa Catarina especialistas em busca e resgate em ocorrências de enxurradas e inundações foram enviados ao Rio Grande do Sul para ajudar as vítimas do temporal que deixou ao menos dez mortos e 21 desaparecidos até esta quarta-feira, 01.

As sete equipes com quatro bombeiros cada foram equipadas para atuarem principalmente em busca e resgate nas áreas encobertas pela água das chuvas e para intervenção em locais com deslizamento.

Os enviados ao Rio Grande do Sul fazem parte do grupo Força-Tarefa (FT). Os socorristas têm treinamento especializado e estão espalhados em diversas regiões de Santa Catarina.

Ao todo, foram registrados problemas em 114 municípios gaúchos. O último boletim informou que 4,4 mil pessoas precisaram deixar suas casas. São 1.072 pessoas em abrigos e 3.416 desalojados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que visitará o Rio Grande do Sul nesta quinta. Ele disse que oito helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) estão preparados para atuar no estado e aguardam condições meteorológicas para voarem.

Na noite desta quarta, o governo gaúcho anunciou a suspensão das aulas para 700 mil estudantes de toda a rede pública estadual. A medida vale nesta quinta, 02, e na sexta-feira, 03, em escolas de todo o Rio Grande do Sul.

Fonte: G1

https://www.progressofm89.com.br/post/138898/sc-envia-28-bombeiros-especialistas-em-busca-e-resgate-ao-rs.html?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR37H2aMJ_vpTnl35XjNVoN4anl3DYQbYkWx7uo66fac9JSoEt7gUbRZ13o_aem_AeZjmDxjAq7czAU_umLHim4uyjw-10zTLfybeLjaWBDvv_sN42H1RWXU3W2h_6jRraJbPrla8pg96hd9Inj1KVEf

  

Continue lendo

Destaque APP

Lula estará no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira

Publicado em

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (1º) que irá ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2) por causa das chuvas que atingem o estado.

“Eu estou pensando em ir amanhã ao Rio Grande do Sul para que a gente possa ajudar de forma efetiva a diminuir o sofrimento desse povo”, disse o presidente em telefonema com o governador Eduardo Leite, divulgado nas redes sociais de Lula.

As fortes chuvas já causaram dez mortes, e 21 pessoas estão desaparecidas. Conforme a Defesa Civil, 104 municípios foram afetados, 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram levadas para abrigos.

A prioridade é o resgate de famílias ilhadas. Na conversa, Lula disse que oito helicópteros das Forças Armadas estão prontos para apoiar ações de resgate, porém não conseguem decolar em razão do tempo no estado.

“Os helicópteros já estão preparados para ir ao Rio Grande do Sul assim que o teto permitir”, disse Lula.

A primeira conversa entre Lula e Eduardo Leite ocorreu ontem (30), quando o governador gaúcho solicitou apoio do governo federal. A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada e colocou dois helicópteros à disposição. De acordo com a FAB, uma família foi resgatada de uma casa que estava ficando submersa na região de Candelária e levada até Santa Cruz. Porém, não houve condições das aeronaves decolarem de Santa Maria por causa do tempo. Até o momento, foram resgatadas sete pessoas.

O presidente garantiu ainda o envio de mais homens para ajudar a população. De acordo com o Ministério da Defesa, 335 militares participam das ações de apoio à população gaúcha atingida pelas fortes chuvas, no resgate de pessoas ilhadas, na distribuição de água, alimentos e donativos, na recuperação de infraestrutura danificada, na montagem de barracas para desabrigados e fornecimento de colchões. Foram disponibilizados também 12 embarcações, cinco helicópteros e 43 viaturas.

O governador Eduardo Leite afirmou que a previsão é de a forte chuva continuar até sexta-feira (3), dar uma trégua no final de semana e voltar nos dias seguintes. “Temos um quadro difícil pelos próximos dias”, disse.

Fonte: Agência Brasil

https://www.observadorregional.com.br/lula-estara-no-rio-grande-do-sul-nesta-quinta-feira

Continue lendo