Conecte-se conosco

Destaque APP

Passou a noite na farra? Veja 4 dicas para levantar o pique sem energéticos

Publicado em

em

Essa é para o pessoal da farra! Exagerou na noite passada e agora quer retomar o controle? Tem como levantar o pique depois de uma noitada sem precisar da ajuda de energéticos, sabia?

Segundo uma pesquisa do Centro de Ciência do Sono Humano da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, poucas horas de sono por noite refletem em uma menor atividade do córtex pré-frontal do cérebro. Tá aí a explicação da sonolência e tomada de decisões mais lentas depois da noite na esbórnia.

E em vez de energéticos para “acordar”, algumas dicas dos cientistas são: banho de sol, beber uma boa xícara de café e uma soneca rápida, de 30 minutos. Já ajuda bem. Veja outras dicas simples abaixo.

Cérebro sonolento

É fato que uma noite mal dormida pode acabar com a gente no dia seguinte, não é?

Mesmo que a noitada tenha sido ótima, o “day after” é um sofrimento danado.

Investigações mostram que quem dorme pouco, tem tempos de resposta mais lentos.

Além disso, a tomada de decisão é uma das ativações do corpo mais afetadas por uma péssima noite de sono.

Mas calma que isso tem jeito.

4 dicas para levantar pique energéticos

Veja agora alternativas simples, em vez de energético, para recuperar o pique e enfrentar a rotina:

  1. Soneca de 30 minutos: Para a professora de medicina familiar e preventiva da Universidade de Utah, Kelly Baron, uma soneca de 30 minutos já faz uma baita diferença e vai melhorar o desempenho cognitivo afetado pela falta de sono. Para evitar a “inércia do sono”, a médica aconselha você limitar esse descanso mais curto em 30 minutinhos. “Mesmo um pouco desse sono leve ajuda o cérebro a descansar e a melhorar o desempenho”, explicou.
  2. Beba cafeína: o uso de bebidas com cafeína também melhora o estado de alerta e a cognição do cérebro. Mas fique em alerta para não exagerar porque muita cafeína pode causar ansiedade e nervosismo, além de aumentar a frequência cardíaca. Beba café, mas com moderação!
  3. Tome um banho de sol: se expor à luz natural intensa é uma ótima forma de aumentar o estado de alerta do corpo. Para a professora de desenvolvimento humano na Universidade Estadual da Pensilvânia, uma caminhada no sol do meio-dia pode trazer benefícios e ajudar a despertar o corpo. Mas cuidado, não vá sair por aí sem protetor solar, tá?
  4. Faça exercícios: sim, exercícios podem ajudar a neutralizar as consequências a longo prazo da falta de sono para a saúde. Um pequeno estudo de 2022 descobriu que estudantes universitários que se exercitam após uma noite sem dormir, tiveram melhor desempenho em um teste de controle cognitivo do que aqueles que não praticaram as atividades.

Controle de danos

No dia seguinte à balada é preciso fazer um controle de redução de danos.

O primeiro princípio é básico: dormiu mal? Então nada de dirigir!

“Se você ficou acordado a noite toda, seu desempenho seria tão ruim quanto se você estivesse legalmente bêbado”, disse Kenneth P. Wright Jr., professor de fisiologia integrativa da Universidade do Colorado, em Boulder.

Na hora de realizar tarefas no trabalho, separa mais tempo para as atividades e evite multitarefas.

“Faça as tarefas mais difíceis quando se sentir um pouco melhor […] E quando você tiver aquela queda, que será ainda pior se você não dormir bem, tente fazer algo que exija menos esforço cognitivo”, disse Kelly Baron, professora da Universidade de Utah.

Evite também reuniões ou conversas mais densas, a falta de sono pode te deixar mais irritado e emocionalmente reativo.

Então aproveite as dicas!

Fonte:Observador Regional

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

ELEIÇÕES 2024: MPRS LANÇA NOVA EDIÇÃO DO MANUAL ELEITORAL PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Publicado em

em

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) lançou nesta terça-feira, 30 de agosto, o Manual Eleitoral 2024, publicação que tem por finalidade facilitar o exercício da atividade dos membros da instituição com atribuição na matéria eleitoral.

Compilado pelo Gabinete de Assessoramento Eleitoral (GAEL), o Manual Eleitoral 2024 traz, em 1.146 páginas, de forma sistematizada, as mais recentes alterações ocorridas na legislação, com regras permitidas e proibidas para o pleito municipal deste ano. Trata-se de uma tradição no MPRS em anos de disputa eleitoral, destinada também a todas as pessoas interessadas no pleito.

O MPRS, por meio desta publicação, que inclui o conjunto de normas, leis, decretos e portarias vigentes, reforça o seu papel de fiador da legitimidade do processo eleitoral e renova seu compromisso de contribuir para o aperfeiçoamento da democracia representativa que é assegurada pela Constituição Federal.

Clique aqui para acessar o Manual Eleitoral 2024.

Fonte: Ministério Público

Continue lendo

Destaque APP

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Publicado em

em

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (2) a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, em todo o país, no próximo domingo (5).

Em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o governo passou a monitorar a logística para a realização do certame no estado. Nas redes sociais, a realização do concurso foi questionada por candidatos que farão as provas no Rio Grande do Sul, estado que está em situação de calamidade. Em entrevista a jornalistas esta semana, o governador do estado, Eduardo Leite, chegou a propor um adiamento da aplicação das provas no estado. A mesma solicitação foi feita por parlamentares gaúchos.

Em nota, além de confirmar a aplicação das provas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmou que serão adotados esforços para garantir a participação dos candidatos do estado.

“O governo federal envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes”, afirmou a pasta.

No Rio Grande do Sul, são pouco mais de 80 mil candidatos inscritos, que farão provas em dez cidades, incluindo Santa Maria e Santa Cruz do Sul, que estão entre os municípios mais afetados.

Segundo o MGI, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Forças Armadas vão atuar para garantir a normalidade na aplicação das provas para os candidatos, incluindo eventual desimpedimento das rotas de acesso. Mais cedo, o próprio governo federal informou que há 141 pontos de bloqueio em rodovias federais e estaduais que cortam o estado.

O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado disputarão 6.640 vagas em cargos públicos oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Chuvas

O Rio Grande do Sul já registra 29 mortes em decorrência das chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Também há 60 pessoas desaparecidas no estado.

O total de pessoas em abrigos é de 4.645 e outras 10.242 estão desalojadas. O número de municípios afetados chegou a 154.

Fonte: Agência Brasil

Edição: Carolina Pimentel

Continue lendo

Destaque APP

Preso segundo suspeito por assalto a ótica em Santo Augusto

Publicado em

em

A força tática da Brigada Militar prendeu na quarta-feira, um indivíduo suspeito da prática de receptação, relacionada ao assalto à Ótica Central, em Santo Augusto.

A abordagem aconteceu em Coronel Bicaco. Na ação foram recuperadas joias roubadas e uma moto que foi utilizada no crime.

O assalto aconteceu na segunda-feira à tarde. Um primeiro suspeito já havia sido detido na terça-feira, também no interior de Coronel Bicaco.

Fonte: Polícia Civil – RD Foco

Continue lendo